O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, foi classificado como o 28º melhor hospital do mundo pelo The World’s Best Hospitals 2024, uma lista divulgada pela revista norte-americana Newsweek. A reportagem é do caderno de Cultura, do Estadão.
O hospital, que subiu seis posições em relação ao ano anterior, foi considerado o melhor do hemisfério sul e da América Latina.
A lista, desenvolvida em parceria com a empresa de pesquisa de dados Statista Inc., baseia-se em recomendações de profissionais da saúde e líderes do setor de 30 países, além de pesquisas de satisfação de pacientes e indicadores de qualidade e segurança. Ela reconhece os centros que adotam boas práticas de cuidado e têm um compromisso com a inovação.
“O hospital foi fundado há mais de 70 anos com o objetivo de se tornar uma referência e um centro de produção de conhecimento em saúde. Hoje, além das unidades assistenciais e medicina diagnóstica, mantemos centros de inovação em três regiões do país, apoiando, impulsionando e validando projetos em saúde, tanto nacional quanto internacionalmente. Destacamo-nos na produção científica e contamos com uma extensa rede de ensino. Somos um verdadeiro ecossistema de saúde, atuando nos setores público e privado”, disse Sidney Klajner, presidente do Einstein.
A revista listou 250 instituições. O Brasil também é representado pela 82ª posição do Hospital Sírio Libanês, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz em 119º lugar, o Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre em 132º lugar, o Hospital Santa Catarina Paulista em 171º lugar e o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em 200º lugar.
Conheça os 10 primeiros lugares:
• 1 – Mayo Clinic – EUA – Rochester
• 2 – Cleveland Clinic – EUA – Cleveland
• 3 – Toronto General – University Health Network – Canadá – Toronto
• 4 – The Johns Hopkins Hospital – EUA – Baltimore
• 5 – Massachusetts General Hospital – EUA – Boston
• 6 – Charité – Universitätsmedizin Berlin – Alemanha – Berlim
• 7 – Karolinska Universitetssjukhuset – Suécia – Estocolmo
• 8 – AP-HP – Hôpital Universitaire Pitié Salpêtrière – Paris – França
• 9 - Sheba Medical Center – Israel – Ramat Gan
• 10 – Universitätsspital Zürich – Suíça – Zurique
O ranking da Newsweek e da Statista Inc avalia hospitais em 28 países, incluindo EUA, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Brasil, Canadá, Índia, Austrália, México, Holanda, Áustria, Tailândia, Suíça, Suécia, Bélgica, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Israel, Cingapura, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Colômbia e Taiwan.
Segundo a Newsweek, esses países foram selecionados com base em fatores que os tornam comparáveis, como padrão e expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e acesso a dados.
Para compilar o ranking, foram contatados cerca de 80.000 profissionais de saúde nesses países para recomendar os principais hospitais, excluindo a recomendação do próprio local de trabalho. Além disso, foram analisadas pesquisas de satisfação dos usuários e incluídos indicadores de performance médica e PROMs (Medidas de Resultado Relatadas pelo Paciente).
O resultado do ranking é composto por: recomendação dos profissionais; experiência do paciente; performance médica; e PROM.
Estadão / Direita Online