em 14 dez, 2023 3:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Quem acompanha a imprensa de Sergipe já ouviu falar do projeto Sergipe Águas Profundas e a luta para sua implantação que já dura uma década. Quando entrar em operação, o projeto promoverá uma transformação econômica do estado, devido à oferta de gás em abundância a ser produzido na nossa costa e escoado para o território, promovendo a atração de novas indústrias e a geração de milhares de empregos.
Justiça seja feita: o Senador Laércio Oliveira (PP-SE) tem sido a única voz ativa no Congresso Nacional cobrando da Petrobras a implantação do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). Porém, a informação de que a estatal pretende deliberadamente atrasar para o ano de 2029 a entrada em operação do gasoduto de escoamento do projeto irritou o senador. Em discurso no Senado Federal, Laércio também fez referência ao adiamento da licitação da Petrobras para a contratação de dois navios plataformas, chamados de FPSO, essenciais para iniciar a exploração do gás na costa sergipana.
“O adiamento da contratação dos navios plataformas representou mais um atraso para a implantação do projeto Sergipe Águas Profundas. Milhares de empregos deixaram de ser gerados em nosso estado durante esse período. É uma década perdida”, disse Laércio. O SEAP é o primeiro projeto exploratório em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe/Alagoas. Quando entrar em operação, o projeto terá a capacidade de disponibilizar ao mercado até 18 milhões m³/dia de gás. O projeto de Sergipe terá dois módulos, cada um com um FPSO.
A primeira unidade tem capacidade de produzir 120 mil barris de petróleo por dia e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Já a segunda unidade será um pouco maior, com capacidade 120 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o SEAP contará com um gasoduto de escoamento com 128 km de extensão, sendo 100 km no mar e 28 km em terra.
“Será a nova redenção do estado de Sergipe. Porém, a impressão que eu tenho é que realmente há uma acomodação, uma disposição deliberada de retardar o processo para que o preço do gás se mantenha nas alturas, otimizando os lucros da Petrobrás”, dispara Laércio.
Governador vem fazendo a parte dele
Acompanhado do governador Fábio Mitidieri, Laércio esteve em reunião com representantes da Petrobras para tratar do assunto e reafirmar a importância do projeto Sergipe Águas Profundas para Sergipe e para o Brasil. O Governo do Estado também tem feito a sua parte. Assim que tomaram conhecimento sobre a possibilidade de que o projeto poderia ser postergado para 2031, gestores da Sedetec contataram a estatal para solicitar esclarecimentos.
Nordeste Em suas redes sociais, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, comemorou a notícia de que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi eleita a nova presidenta do Consórcio Nordeste, na quarta-feira, 13, durante Assembleia Geral ocorrida em Recife. Para Fábio, a ascensão de Fátima Bezerra como a primeira mulher a assumir a presidência deste importante organismo regional, não apenas ressalta a representatividade feminina em posições de liderança, mas também destaca a importância do consórcio como uma força unificadora na promoção do desenvolvimento regional.
Nordeste II “Ao longo de sua destacada trajetória na política, atuando questões cruciais como a equidade de gênero, a educação e a diversidade, Fátima demonstra uma liderança comprometida com valores fundamentais, alinhados às necessidades e aspirações do povo nordestino. O Consórcio Nordeste, ao ter uma mulher à frente de suas decisões, reforça seu papel estratégico na busca por soluções conjuntas e no impulsionamento de políticas que impactam positivamente a vida de milhões de cidadãos na região. Tenho certeza que a sua liderança será fundamental para as futuras conquistas”, celebrou o governador.
Congresso de Radiologia realizado em Aracaju se destaca nacionalmente Aracaju foi sede do 1º Congresso Nordestino de Radiologia nos dias 1 e 2 de dezembro com dezenas de inscrições de profissionais, estudantes e pesquisadores da área que vieram de várias partes do Brasil. A Tecnóloga em Radiologia da Clínica Homo, Dandara Matos, participou de toda a organização junto a equipe da Inspira Cursos e também foi uma das moderadoras do grande evento. “O saldo foi muito positivo, tivemos sucesso de público e recebemos o importante feedback que esse evento já é considerado um dos mais bem avaliados da área no Brasil. Antes precisávamos ir ao Sul/Sudeste para ter acesso a grandes congressos de radiologia, mas a ideia agora é também mobilizar o Nordeste, e essa semente foi plantada com êxito em Aracaju”, comemora Dandara que também conduziu as discussões da mesa de debates acerca das plataformas digitais de ensino.
INFONET