Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, dezembro 21, 2023

Operação da PF que apura extração de sal-gema cumpre mandado em SE

 em 21 dez, 2023 9:10

As consequências da exploração de sal-gema vão desde instabilidade no solo a riscos de desmoronamento de casas e ruas, além do encerramento de todo o comércio na região (Foto: UFAL)

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Aracaju durante operação que investiga extração de sal-gema em Maceió. A operação “Lágrimas de Sal” foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 21.

Segundo informações da PF, a operação visa elucidar pontos referentes à apuração dos crimes cometidos na exploração de sal-gema na cidade de Maceió, que ocorreu de 1976 a 2019.

“As consequências da exploração de sal-gema vão desde instabilidade no solo a riscos de desmoronamento de casas e ruas, além do encerramento de todo o comércio na região. Bairros como Pinheiro, Mutange, Bebedouro e adjacências, se tornaram inabitáveis”, diz a Polícia Federal.

Ainda de acordo com a PF, a investigação apurou indícios de que as atividades de mineração desenvolvidas no local não seguiram os parâmetros de segurança previstos na literatura científica e nos respectivos planos de lavra. “Os parâmetros de segurança que não foram seguidos, visavam garantir a estabilidade das minas e a segurança da população que residia na superfície”, destacou o órgão federal.

Aproximadamente 60 policiais federais cumprem 14 mandados judiciais de busca e apreensão, dos quais 11 em Maceió, dois no Rio de Janeiro e um em Aracaju. Todos expedidos pela Justiça Federal de Alagoas.

A empresa Braskem ainda não se manifestou oficialmente sobre a operação da PF.

por Beatriz Fernandes e João Paulo Schneider 

INFONET

Em destaque

“Querem jogar no colo da direita, mas atentado não afeta anistia”, diz relator

Publicado em 16 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valadares afirma que a anistia vai prosseguir no...

Mais visitadas