Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, novembro 04, 2023

Quem usa a sua água?

Giovana da Agência Pública 

Olá, tudo bem? 

Convido o caro leitor a tentar imaginar um volume. Pense na quantidade de água suficiente para abastecer quase metade da população do Brasil: 93,8 milhões de pessoas, para ser mais precisa. Agora pense que tudo isso está sob controle de muito poucos, de apenas 50 empresas no Brasil.

Não, não estou falando de empresas que gerenciam o abastecimento de água para a população. Nada disso. São 50 empresas que têm direito a acessar toda essa quantidade de água para uso em seus próprios negócios. 

Essa foi a descoberta que meu colega Rafael Oliveira revelou na reportagem “Os donos da água”, que publicamos na semana passada. Ele fez uma aprofundada pesquisa nas bases de dados da Agência Nacional de Águas (ANA) para descobrir quem detém no Brasil os maiores volumes de outorga – licença que é concedida pelo órgão público para captação em fontes superficiais, como rios e lagos, e subterrâneas, como aquíferos

São dados impressionantes. “Os 50 grupos empresariais que têm direito a usar mais água de fontes federais no Brasil concentram nada menos do que 5,2 trilhões de litros por ano”, escreve Rafael. 

Segundo os cálculos feitos para a reportagem, o volume médio de cada outorga analisada é de 7,6 bilhões de litros, o suficiente para abastecer uma cidade do porte de Balneário Camboriú (SC) por um ano. Só em 2022, foram outorgados 1,3 trilhões de litros, um salto de 65% em relação ao ano anterior.

Confesso que não consigo fazer ideia do que significam 5,2 trilhões de litros d’água. O Rafa buscou nos dar uma ideia do que isso representa. É o equivalente a 2,1 milhões de piscinas olímpicas. Ainda difícil de visualizar, né? Mas pense que, para encher uma piscina dessas, são necessárias 500 caixas d’água, daquelas de 5 mil litros.

Agora mais interessante ainda é ver que se trata de um benefício bastante concentrado não só em poucas empresas como em pouquíssimos setores. A maior parte das outorgas está nas mãos do agronegócio – cerca de 32% do volume total foi liberado para 19 empresas do setor. 

Essas outorgas do agro também estão concentradas fisicamente – a maior parte na bacia do Rio São Francisco. Justamente onde estão os municípios que historicamente registram a maior parte das ocorrências de seca e estiagem do país, como o Rafa frisou na reportagem.

Outros setores que lideram o ranking são o sucroalcooleiro (das gigantes BP Bunge e Raízen) e o de papel e celulose (Suzano como a primeira do ranking das 50). 

O Rafa é meio obcecado com esse tipo de informação. Há dois anos, ele já tinha produzido uma reportagem impressionante sobre os privilegiados que têm acesso aos recursos hídricos, dessa vez especificamente no Cerrado baiano. 

O que o moveu nos dois casos foi a indignação de ver todos os anos campanhas que pedem para a população economizar água, quando quem de fato detém o recurso não são as pessoas comuns. A questão do acesso à água ganha ainda mais relevância e urgência diante de um clima que está mudando rápido demais. A seca da Amazônia está no noticiário todos os dias. Em breve começaremos a ler mais sobre o Nordeste, que tem previsões de sofrer com uma forte estiagem no verão.

A combinação brutal entre aquecimento global com um El Niño neste ano escancaram uma situação que poderemos ver cada vez mais daqui para frente. E será necessário estabelecer formas mais justas de gestão da água. 


Aqui na Pública, este é um tema prioritário para nós, sem medo de apontar o dedo para quem é privilegiado. O Rafael, eu e todos nós aqui na redação vamos continuar de olho nisso, porque só um jornalismo independente que não tem rabo preso com nenhuma empresa consegue investigar os gigantes que detêm a água do Brasil. Apoie a Pública e garanta que mais investigações como essa sejam feitas! 
 
QUERO APOIAR O JORNALISMO QUE TEM CORAGEM DE INVESTIGAR EMPRESAS!
Um abraço,

Giovana Girardi
Chefe da cobertura socioambiental da Pública

 

Em destaque

Autor do livro mais vendido do Brasil marca presença em Juazeiro, Bahia

Junior Rostirola, autor da obra "Café com Deus Pai", segue em seu tour nacional e marcará presença em Juazeiro, Bahia, no dia 26 d...

Mais visitadas