José Antonio Perez
Pela primeira vez, estou descrente em relação ao Brasil. Não só a Justiça desandou, ao interpretar e distorcer as leis, mas também o Legislativo e o Executivo vivem um retrocesso institucional, o país está totalmente esculhambado.
As autoridades, nesta geração, se transformaram nesse amontoado de gente “experta/esperta”, que só cuida do próprio interesse. Desse jeito, jamais seremos uma nação. Triste constatação, sem dúvida.
HÁ UMA PERVERSÃO – O comportamento-padrão da nossa sociedade atualmente é pervertido, as pessoas sonham em se dar bem, não há um sentimento coletivo. Nesse contexto, não existe possibilidade de o Congresso ser muito diferente disso, pois são representantes do povo. Só não percebe quem não anda pelas ruas.
Tudo desandou. Ninguém respeita mais nada. Impunidade dos corruptos, absurdos no trânsito, uso de drogas abertamente nas cracolândias nas grandes cidades, violência nos estádios e nas ruas… Ninguém percebe nada?
E as milícias? Onde já se viu isso? Policiais e bombeiros são pagos pelo Estado (sociedade) para nos proteger, mas fazem o contrário, criam uma violenta sociedade paralela. Balas perdidas, estupros, feminicídios e latrocínios aos montes, diariamente e com cobertura ao vivo, pelas TVs.
ESTÁ TUDO ERRADO – Vivemos numa sociedade doente. No Maranhão, por exemplo, um Estado paupérrimo, a campanha eleitoral é feita de helicóptero, paga com dinheiro dos impostos. E aceitamos orçamento secreto. Mesmo que não fosse secreto, quem são esses parlamentares para determinar impositivamente onde será torrado o suado dinheiro dos contribuintes? Onde está o Ministério do Planejamento? Estamos muito mal, e não é de hoje.
“Nenhum homem nesta terra é repúblico nem zela ou trata do bem comum, senão cada um do bem particular”. dizia Frei Vicente do Salvador (1564/1639, nascido Vicente Rodrigues Palha em Salvador.
Praticamente, só se vê atraso, com a educação e a saúde pública em agonia. E nossos populistas de plantão sempre olhando o próprio umbigo, quando conseguem retirar a venda dos olhos.
VIVA O AGRO – De repente, o agronegócio parece reagir. É a única coisa que dá certo. Sem o esforço do agro, nosso crescimento seria menor ainda. Acho que qualquer governo precisa mais do agro do que o contrário.
Lula levou à China o líder do MST, João Pedro Stédile. Dois criminosos viajando juntos. Deveriam estar presos, assim como Jair Bolsonaro, é claro.
No dia em que colocarmos alguém que preste no Planalto, certamente o Congresso (centrão e demais quadrilhas) barrará qualquer projeto que seja a favor da sociedade, como um todo. O que fazer? Realmente, não sei. Só nos resta esperar que a própria democracia cure suas feridas. Talvez apareça alguém em 2026…