O Vírus da corrupção iniciado em Jeremoabo parece que já se espalhou por mais duas cidades, Cícero Datas e Euclides da Cunha.
De impunidade em impunidade, o mal assumiu o poder, contaminando o Município de Cícero Dantas e Euclides da Cunha na Bahia segundo comentários.
É um virus de difíci cura, mesmo já havendo vacinas poderosas como o MPF/MPE, a PF e o GAECO os efeitos paliativos ainda são lentos..
"A Igreja ensina que “entre as deformações do sistema democrático, a corrupção política é uma das mais graves, porque trai, ao mesmo tempo, os princípios da moral e as normas da justiça social; compromete o correto funcionamento do Estado, influindo negativamente na relação entre governantes e governados; introduzindo uma crescente desconfiança em relação à política e aos seus representantes, com o consequente enfraquecimento das instituições. A corrupção política distorce na raiz a função das instituições representativas, porque as usa como terreno de barganha política entre solicitações clientelistas e favores dos governantes. As opções políticas favorecem objetivos restritos de quantos possuem os meios para influenciá-las e impedem a realização do bem comum de todos” (Compendio da Doutrina Social da Igreja, 411). “É um pecado social. A corrupção fede, o mal rouba a esperança” (papa Francisco).
A tolerância à corrupção é consequência da escassa consciência de cidadania. Políticos notoriamente corruptos são reeleitos. Tolera-se a corrupção como parte do sistema político e da cultura do jeitinho brasileiro. A sociedade tem um baixo grau de cultura cívica e alto grau de irresponsabilidade com o bem comum. Omite-se, lava as mãos e aposta em salvadores da pátria."