Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 28, 2023

Está crescendo muito o número de refugiados estrangeiros que preferem viver no Brasil

Publicado em 28 de abril de 2023 por Tribuna da Internet

Tijolo sobre tijolo: a nova ilha haitiana em Canoas - Região - Diário de  Canoas

Muitos haitianos já conseguiram arranjar trabalho no Brasil

Merval Pereira
O Globo

No momento em que o país ainda vive as consequências da tentativa frustrada de golpe no dia 8 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lança a nova edição da Revista Brasileira, que tem como tema central a democracia. Vivemos um período tormentoso, em que os problemas que afligem as principais democracias do Ocidente nos atingem, como o crescimento do extremismo de direita, o movimento migratório provocado por questões políticas, mas, especialmente, por problemas econômicos, de pura sobrevivência.

O espírito de solidariedade que a democracia estimula encontra barreiras nessas dificuldades dos tempos modernos. Enquanto na Europa os países vivem suas contradições no enfrentamento dos problemas causados pelas ondas migratórias devidas a guerras e crises econômicas, o Brasil vive situações inéditas, como a busca de refúgio por venezuelanos e cidadãos de outros países, inclusive do Caribe, da África e do Oriente Médio.

CENÁRIO ALARMANTE – O número de refugiados no Brasil já passou de 50 mil. Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), é possível constatar que, no início de 2023, existiam mais de 65 mil pessoas reconhecidas como refugiadas no país.

E, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil recebeu 49.507 solicitações de refugiados no ano passado.

Diante desse cenário alarmante, a Fundação Dom Cabral — uma das principais escolas de negócios do país, com reconhecimento internacional — criou um projeto com o objetivo de promover a capacitação de gestores de organizações sociais que realizam trabalho direto com refugiados, além de fomentar o impacto indireto por meio das organizações sociais que atendem jovens em situação de vulnerabilidade e empreendedores populares refugiados no Brasil.

VISÃO SOLIDÁRIA – O objetivo é a capacitação dessas organizações para a governança e a gestão necessárias a fim de obter melhores resultados e buscar a sua sustentabilidade. Ano a ano, essa realidade do refúgio cresce no Brasil e no mundo.

Diante disso, o Basis — instrumento de capacitação de gestores de iniciativas sociais — e organizações de proteção a refugiados atenderão 12 organizações sociais e seus cerca de 30 gestores, com a duração total de oito meses de curso. O mapeamento das instituições aconteceu por meio da lista de organizações parceiras do Acnur.

Esse é um exemplo de como o espírito democrático favorece uma visão solidária diante de crises.

VAI DAR CERTO – Caetano Veloso, que fala sobre a democracia na Revista Brasileira e esteve presente ao lançamento, na Livraria Travessa do Leblon, Zona Sul do Rio, cunhou uma expressão que manifesta bem esse espírito de solidariedade democrática: — O Brasil vai dar certo porque eu quero.

Longe de espelhar uma atitude egocêntrica, a expressão é uma convocação a que todos os brasileiros se unam nessa tarefa.

A acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, editora da Revista Brasileira, sublinhou a importância da democracia para a cultura nacional, razão por que a ABL se empenha em apoiá-la. Como mostram a Nicarágua e os recentes anos de desmonte do sistema governamental de estímulo à cultura, sem democracia não há cultura.


Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas