Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 27, 2023

A lua de mel do governo com os servidores está por um fio

 

As boas relações entre o governo de Sergipe e os servidores estaduais – comuns em início de gestão – podem azedar a partir de hoje. Tudo depende do Projeto de Lei a ser enviado para a Assembleia estipulando o reajuste salarial linear para o funcionalismo. O percentual a ser oferecido será o divisor de água para a continuidade ou não da lua de mel entre empregador e empregados. Mas não é só isso: professores e policiais querem muito mais do que o reajuste em seus contracheques. Os educadores reivindicam, entre outros benefícios, a retomada da construção da carreira do Magistério, a transformação do abono em gratificação permanente e o descongelamento de direitos, como o triênio e a Gratificação de Tempo Integral. Já os agentes de segurança pedem a reestruturação das carreiras e o pagamento da periculosidade. Óbvio que o governo não tem fôlego financeiro para atender tudo que está sendo proposto, porém a permanência do atual clima de paz entre as partes dependerá muito de como o governador Fábio Mitidieri (PSD) vai empurrar com a barriga as justas reivindicações dos desprestigiados servidores. Aguardemos, portanto!

Terço dos Homens

Realizado em Itabi pela primeira vez no Brasil, o Terço dos Homens ganhou um Dia Nacional, a ser celebrado em 8 de setembro. A Lei reconhecendo a data foi aprovada pelo Senado em caráter terminativo. Segundo o relator do Projeto, senador Wellington Fagundes (PL-MT), essa prática católica foi instituída por frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado de Vila da Providência, hoje município sergipano de Itabi. “Trata-se de um movimento cristão que tem o propósito de engajar na igreja católica homens de todas as gerações mediante esse ato de fé e devoção”, afirmou o senador Fagundes. Amém!

PUBLICIDADE

Devo não nego…

A Associação Hospitalar de Sergipe e a Prefeitura de Itaporanga D’ajuda estão em pé de guerra. Tudo porque a gestão municipal não paga os mais de R$ 3,4 milhões que deve pelos serviços médicos prestados pela contratada à Unidade de Pronto Atendimento 24 daquele município. Desde que denunciou o “pendura” ao Ministério Público a Associação vem recebendo ataques nas redes sociais. A entidade alega que, apesar do atraso, tem mantido os serviços e que continua à disposição da Prefeitura para discutir o débito. Com a palavra o prefeito Otávio Sobral (PP). Home vôte!

PPP a longo prazo

A empresa que ganhar a concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai usufruir dela por 35 anos. A informação é da secretária estadual Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi. Entrevistada pelo jornal Estadão, a fidalga disse que a Parceria Público-Privada (PPP) representará um investimento de R$ 7 milhões e o leilão deverá ocorrer até dezembro deste ano. O estudo para a concessão da estatal está sendo conduzido pelo BNDES. A PPP concebida pelo governo estadual prevê entregar a distribuição e o saneamento à iniciativa privada, cabendo à Deso fazer a captação da água. Então, tá!

Dia de posse

O advogado José Carlos Felizola Filho será empossado, hoje, como conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. A solenidade, que promete ser das mais concorridas, acontecerá em sessão especial no auditório do TCE. Felizola substituirá Carlos Pinna, que morreu no último dia 5, vítima de câncer no pulmão. O novo conselheiro ocupou vários cargos no governo estadual. O ilustre é casado com a superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola, que vem a ser filha do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). Ah, bom!

Ódio virtual

Cerca de 63% das denúncias contra crimes cibernéticos estão relacionadas a discurso de ódio. O racismo corresponde a quase um terço dos conteúdos denunciados. Além disso, 69% das vítimas que procuram ajuda por bullying, perseguição e ameaças são mulheres. Segundo a Ong SaferNet, as páginas de pornografia infantil continuam ocupando generosos espaços na internet, apesar da permanente ação policial contra os adeptos da pedofilia. Lastimável!

Quase iguais

O ‘Sergipe Day’, promovido em São Paulo pelo governo sergipano, não é tão original assim. Em novembro de 2022, aconteceu o ‘Petrobras Day’, realizado pela petrolífera para apresentar o seu novo Plano Estratégico de 2023- 27. A principal diferença entre os dois eventos é que o de Sergipe ocorreu na sede da Federação das Indústrias de São Paulo, que ficou pequena para receber tantos convidados sergipanos e empresários paulistas. Já o da Petrobras foi realizado no Rio de Janeiro, porém os participantes assistiram via internet, com duas transmissões ao vivo, sendo uma em português e a outra em inglês. Nem precisa dizer que o custo do ‘Petrobras Day’ foi infimamente menor do que o caríssimo ‘Sergipe Day’. Marminino!

Deu microfonia

Não convidem para o mesmo estúdio os radialistas Gilmar Carvalho e Narciso Machado, pois pode sair confusão da grande. Os dois não se aturam desde que Gilmar denunciou na Rádio Jornal que o concorrente viajou a São Paulo com as despesas pagas pelo governo de Sergipe. Irritado com o bocão de Carvalho, Narciso rasgou o verbo na Rádio Fan contra seu acusador, sendo desafiado a provar que a sua estada na terra da garoa foi custeada pelo erário sergipano. Como Gilmar costuma dizer que não leva desaforos pra casa, só lhe resta apresentar a fatura da viagem de seu mais novo desafeto. Plagiando a jornalista Thaís Bezerra, com essa, só pedindo meus sais aromáticos. Aff!

Batendo pernas

De uns tempos pra cá, tem virado rotina vereadores viajarem à Brasília alegando que vão tentar conseguir recursos federais para suas comunidades. Ora, não seria mais prático e bem mais barato para os cofres municipais se estes parlamentares apresentassem as suas demandas à bancada federal de Sergipe? Agindo assim, vossas excelências evitariam comentários maldosos sobre essas idas à capital federal. Diferente dos prefeitos, que vão à Brasília bater às portas dos Ministérios à procura de verbas, os vereadores não têm lá tanta representatividade para conseguir audiências nos luxuosos gabinetes brasilienses. Crendeuspai!

CPMI do golpe

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), leu ontem, o requerimento criando a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro. Naquele dia, centenas bolsonaristas aloprados invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo o senador Rogério Carvalho (PT), a CPMI será uma oportunidade para “desmascarar as narrativas fantasiosas e deixar claro que o que aconteceu no dia 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe, planejada há muito tempo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro”. Misericórdia!

INFONET

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas