quarta-feira, julho 27, 2022

Faltam nove dias para serem destruídas as chances de uma chapa da terceira via

Publicado em 27 de julho de 2022 por Tribuna da Internet

TRIBUNA DA INTERNET

Charge do Mor (Arquivo Google)

Carlos Newton

Diante da decisão do ministro Edson Fachin, que recusou a ação impetrada no Supremo para adiar a convenção nacional do MDB, marcada para esta quarta-feira, o senador Renan Calheiros, que lidera a ala “lulista” do partido, desistiu de lutar na Justiça, mas fez questão de anunciar que prosseguirá na tentativa de sepultar a candidatura da senadora Simone Tebet, que já conta com adesão de PSDB e Cidadania.

Renan promete redobrar os esforços para levar o partido a apoiar Lula ainda no primeiro turno. E agora seu principal objetivo é evitar que Ciro Gomes e Simone Tebet formem uma chapa para enfrentar a polarização entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro.

DISSE SIMONE – Em relação à intransigência de Renan Calheiros e de outras antigas lideranças do MDB, que querem apoiar Lula, a senadora Simone Tebet disse que essas controvérsias “não atrapalham” sua campanha, assinalando que as divergências entre alas do seu partido serão resolvidas internamente.

Como se vê, embora já tenha reclamado do “cheiro de naftalina” desses veteranos líderes do MDB, a pré-candidata prefere uma posição conciliadora. Na realidade, os dissidentes estão atrapalhando muito e até a chamada undécima hora eles pretendem tumultuar a campanha do partido .

Muito bem, tudo bonito e formoso, como dizia Mãe Menininha do Gantois, mas não adianta sonhar. O fato concreto é que faltam apenas nove dias para estourar o prazo do TSE e Ciro Gomes e Simone Tebet ainda nem sentaram para iniciar a negociação.

FIM DE PAPO – Embora possam as candidaturas ser registradas até 15 de agosto, o prazo para realizar as convenções e fechar a coligação entre PDT e a federação MDB, PSDB e Cidadania termina em 5 de agosto. E fim de papo.

Não é possível que Ciro Gomes e Simone Tebet acreditem que possam vencer candidaturas já estruturadas, como as de Lula e Bolsonaro. Se PDT e MDB não formarem uma chapa só, com Ciro e Simone concorrendo separadamente, será a crônica de mortes mais anunciadas do que na obra genial de Gabriel García Marquez.  

Faltam apenas nove dias, num suspense de matar o Hitchcock, como dizia o jornalista e compositor Miguel Gustavo, sempre avisando: “Cuidado, Moreira!”.

Em destaque

“O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita à fábrica do Aché

  “O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita à fábrica do Aché Expansão eleva capacidade do lab...

Mais visitadas