Duas pessoas foram presas, na tarde de ontem (31), suspeitas de comprar votos na cidade de Jeremoabo no interior da Bahia. Segundo apurou a equipe de reportagem do site ChicoSabeTudo, trata-se de João Antônio da Alencar, 36 anos e sua esposa Ivane da Silva Alencar, 34 anos, ambos desempregados.
A prisão aconteceu após uma denúncia anônima realizada através do 190, na qual informava que um casal estaria na Fazenda do Raso, zona rural do município, comprando votos por R$ 250 reais e distribuindo santinhos.
Ao chegarem ao local a polícia encontrou o casal, com uma bolsa cheia de dinheiro, uma lista contendo nomes de possíveis eleitores, cheques em branco e santinhos de um candidato a Prefeitura do Município.
A lista com os possiveis nomes dos eleitores, está sendo investigada pela polícia e se confirmada a venda, eles também podem ser presos.
Nesta última semana, o policiamento na cidade de Jeremoabo foi reforçado por policiais de Paulo Afonso e da CIPE CAATINGA, visando garantir a ordem no município e coibir a prática de compra de votos.
Lembrando que a VENDA e COMPRA de votos é um crime previsto na Lei nº 4.737/1965, e tipificado no art. 299 do Código Eleitoral: “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.” que prevê pena de prisão de até quatro anos de reclusão.
Por Redação (faleconosco@chicosabetudo.com.br)