Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 28, 2011

Juízes federais do Paraná aderem à paralisação nacional

Profissionais não realizam audiências, mas permanecem despachando os casos urgentes. Segundo juiz federal Fabiano Bley Franco, adesão é quase total

27/04/2011 | 16:41 | Fernanda Trisotto

Os juízes federais do Paraná aderiram à paralisação nacional da categoria. De acordo com o juiz federal Fabiano Bley Franco, da 2ª Vara Federal de Execuções Fiscais de Curitiba, a adesão tem sido quase que total. “Os juízes estão em seus gabinetes, mas não realizaram audiências, que foram transferidas. Eles só estão despachando os casos urgentes”, explica. O Paraná tem em torno de 120 juízes federais.

De acordo com Franco, a paralisação está sendo realizada para chamar a atenção da sociedade e autoridades para os problemas e reivindicações da classe. Entre as reivindicações, a mais urgente é a votação do Projeto de Lei Complementar 3/2010, que está parado no Senado. O projeto aumenta a segurança dos juízes federais, que julgam crimes de corrupção e tráfico internacional de entorpecentes. “Esse tipo de criminoso é perigoso e poderoso, inclusive financeiramente e sua condenação traz um risco. Muitos juízes e suas famílias estão ameaçados de morte, especialmente na região de fronteira”, conta Franco. Segundo o juiz, o problema é mais grave nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Foz do Iguaçu, no Paraná.

As outras reivindicações dos magistrados dizem respeito à simetria de direitos e prerrogativas com o Ministério Público, que já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2010; a estruturação das turmas recursais, que julgam recursos da vara de juizados especiais – especialmente causas previdenciárias – e não têm estrutura para auxiliar os juízes; e aumento salarial de 14,79%. Segundo Franco, desde 2005, com a regulamentação do teto constitucional, a magistratura recebeu apenas 8,8% de reajuste salarial, aquém dos índices de inflação do período, que registraram variação superior a 35%.


Mobilização

O ato de paralisação conta com palestras na sede da Justiça Federal em Brasília, com a participação de sindicalistas da Itália, da Europa e de Portugal. Cerca de 100 juízes devem ir a Brasília. O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, afirmou que caso as principais demandas que motivam a paralisação não sejam atendidas, a entidade volta a realizar assembleia extraordinária em 90 dias para decidir os rumos do movimento.

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas