Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, dezembro 04, 2024

Governador Mitidieri: entre Fake News e linchamento Moral Digital

em 4 dez, 2024 4:00

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Como este espaço nunca optou por ficar em cima do muro, como foi a opção para muitos

 Em  tempos de redes sociais, onde a velocidade da informação supera muitas vezes a apuração dos fatos, o Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, tornou-se alvo de uma verdadeira tempestade digital. Após justificar à Assembleia Legislativa seu afastamento temporário por razões pessoais – com a devida clareza de que não haveria ônus para o Estado – o Governador tem enfrentado ataques que transformam uma licença particular em pretexto para linchamento moral.                                                                                              

O que começou como uma comunicação transparente ganhou contornos de desinformação. Em postagens feitas em suas redes, Mitidieri mencionou que o afastamento tinha como objetivo “cuidar da saúde”. Eis aí o cerne da controvérsia: alguns interpretaram que isso significaria internar-se em uma clínica ou repousar em reclusão. No entanto, “cuidar da saúde” é um conceito amplo, que abrange tanto a saúde física quanto mental. Participar de eventos importantes com pessoas queridas, como uma partida de futebol, é, sim, uma forma válida de promover bem-estar.

Vale lembrar que, no mês de novembro, o Governador enfrentou um quadro de pneumonia que exigiu internação. Recuperado, ele retomou suas funções antes de optar por essa breve ausência. Todos os trâmites legais foram cumpridos, mas, para alguns nas redes, isso não importa. O importante é “lacrar”.

A polêmica ganhou força após o Governador fazer referência a uma “blogueira de Poço Redondo”, sugerindo que, assim como colunistas sensacionalistas, ela buscava likes em detrimento de uma análise séria. Em nenhum momento a fala buscou desmerecer o município ou seus habitantes. Mas, claro, qualquer expressão pode ser distorcida no tribunal das redes. Afinal, vivemos um tempo em que, para muitos, o ataque à honra alheia é o passaporte mais rápido para visibilidade.

O filósofo Norberto Bobbio já dizia que, em uma democracia, o debate de ideias deveria ser a essência do progresso. Contudo, na era digital, o embate de ideias tem sido substituído pelo ataque à reputação, movido por cliques e manchetes sensacionalistas.

O que resta desse episódio é uma reflexão: até que ponto estamos dispostos a sacrificar a verdade e a dignidade humana para alimentar a máquina do cancelamento? Governador é apenas um cargo temporário; já a humanidade daqueles que ocupam essas funções não pode ser apagada por likes ou compartilhamentos. Talvez seja hora de, como sociedade, começarmos a cuidar também da nossa saúde moral.


Tocador de vídeo
00:00
02:13

Como presidente do PL de Sergipe, Edvan Amorim preferiu a omissão do que ser solidário a maior liderança eleitoral do partido em Sergipe. líder tem que ter habilidade e solidariedade nos momentos difíceis  E a liderança Erotildes de Araújo, filiado ao PT e ligado ao prefeito eleito Valmir de Francisquinho ,fez um desabafo ontem, 02, na Nova Princesa FM. Erotildes disse qUE esperava uma atenção maior do partido principalmente do seu presidente estadual, Edvan Amorim, ou da maior expressão com mandato que é a prefeita eleita de Aracaju, Emilia Corrêa, com a decisão do TJ em tornar Valmir inelegível. Ele está certo, uma nota de solidariedade acreditando na inocência da maior liderança eleitoral do partido em Sergipe cairia bem, como também a certeza que a situação será revertida juridicamente. Como presidente do PL, Edvan Amorim preferiu a omissão do que ser solidário a maior liderança eleitoral do partido em Sergipe.

Um conselho aos prefeitos eleitos para o 1º mandato: nem sempre pessoas bem-sucedidas em suas profissões se adequam a gestão pública O blog lembra aos prefeitos eleitos para o primeiro mandato que Sergipe está cheio de exemplos de pessoas bem-sucedidas em suas profissões que não deram certo na gestão pública. A gestão pública precisa de uma experiência bem diferente da vida empresarial em determinadas áreas. Um exemplo em Aracaju, o médico André  Sotero, por exemplo, que era um profissional cara querido no meio médico e que só passou seis meses na gestão Edvaldo.  E outro dado importante: a folha corrida. Não basta parecer honesto, tem que “varrer” o passado e o presente para não ser surpreendido no futuro

Enquanto isso em Sergipe del Rey na chamada “fim de feira” em Aracaju: Prefeitura gastou quase  R$ 1,6 milhão com festival do caranguejo. Só uma dúvida? Quanto será que as barraquinhas venderam de pratos à base do crustáceo? Quantos turistas vieram para Aracaju atraídos pelo Festival do caranguejo? Cerca de R$ 400 mil gastos por dia em 4 dias de evento? Arrepare, eterno Osmário!  Não adianta nem pedir explicações, o balaio, ou melhor o saco de caranguejo rasgou…

 

 

 

 

 

 

 

Jefferson projeta educação de qualidade O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade, participou ontem, no Rio de Janeiro, da abertura da 27ª Conferência Nacional da Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativas. Vários deputados e servidores também participam do evento que debate o tema “A educação e o futuro do Brasil”. Para o presidente da Alese, Jeferson Andrade, “essa conferência nacional será muito útil para todo o país, mas especialmente para a formatação de novas políticas públicas voltadas para a educação sergipana, onde os serviços devem ser ainda mais qualificados, os alunos bem cuidados e melhor atendidos, bem como os nossos educadores que sempre devem ser apoiados e devidamente prestigiados.

Inovação Nesta quarta-feira, 4, o governador Fábio Mitidieri abre a 1ª Conferência BIM de Sergipe, que acontece em Aracaju até quinta-feira, 5, no Centro de Convenções. O evento, focado na modelagem de informação na construção (BIM), busca trazer inovação e mais eficiência à gestão pública por meio da aplicação dessa tecnologia nas obras estaduais. Além disso, o governador se reúne com a Diaverum, gigante no tratamento renal, para discutir a ampliação de seus negócios no estado. A iniciativa pode gerar até 150 novos postos de trabalho, fortalecendo o ambiente de negócios em Sergipe.

https://infonet.com.br/blogs/claudio-nunes/governador-mitidieri-entre-fake-news-e-linchamento-moral-digital/

Em destaque

O golpe falhou, mas permanece a desordem no sistema de poderes e governo

Publicado em 25 de dezembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Janio de Freitas Poder360 A legalidade livrou-se...

Mais visitadas