Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, julho 02, 2024

Sucessão em Aracaju um festival de conversa fiada

 em 2 jul, 2024 3:22

    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

 

 

 

 

 

 

Desde o final do ano passado que o cenário da sucessão de 2024 em Aracaju comporta conversas e mais conversas. São tratativas ocorridas entre líderes políticos objetivando alcançar entendimentos que contemplem bem suas siglas na formação das chapas majoritárias.

Nos diversos municípios sergipanos, as conversas e entendimentos envolvem em muitas situações, apenas lideranças locais, em alguns casos, não deixando muito terreno para interferência dos principais líderes, onde a esses últimos, cabe apenas chegar com as declarações de apoio.


Já a mesa de conversa para a sucessão de Aracaju, exige a presença de adultos, não deixando espaço para liderados.

Esses devem apenas preencher o vazio, enchendo linguiça e rolando o lero com a denominada conversa fiada.

As manchetes diárias trazem:

“Fabiano conversa com Danielle.”

“Danielle se reúne com Katarina.”

“Katarina conversa com Fabiano.”

“Emília conversa com Ricardo Marques.”

“Luiz Roberto conversa com Valadares Filho.”

Na visão de experientes analistas, são conversas que servem apenas para matar o tempo. A possibilidade de um entendimento que possa vigorar, somente será fruto de alguma conversa existente entre os seguintes líderes:

Fábio Mitidieri, Edvaldo Nogueira, Alessandro Vieira, Edivan Amorim, Rogério Carvalho, Gustinho Ribeiro, Zezinho Sobral, Belivaldo Chagas, André Moura, Laércio Oliveira.

Apesar da importância natural dos presidentes de outras siglas, e da densidade eleitoral de alguns pré-candidatos, são os nomes acima que possuem autoridade política para protagonizar mudanças no cenário da sucessão em Aracaju.

Articulação de verdade é coisa para “atores principais”. Ou será que alguém imagina que um entendimento com Fabiano, vai prevalecer diante de um entendimento articulado pelo senador Laércio Oliveira?

No mais, os coadjuvantes podem até caprichar na cena com uma boa conversa, mas provavelmente será uma Conversa Fiada.

Orla Atalaia: Emsurb fecha estacionamento onde estavam motorhomes para “reforma”, mas não possibilita outro espaço. É desta forma que tratam os turistas em Aracaju? Através de ofício, a Emsurb, informou que o estacionamento da praia conhecida como Havaizinho, ao lado da extinta cantina de Itália será fechado para reforma. Ficam as perguntas:Um gestor consciente e preocupado com o turismo não teria dado uma opção de local para os motorhomes enquanto o local foi “reformado”?  A única alternativa que eles tinham era o camping ao lado do clube da Petrobras que foi fechado, já que era privado. Agora os turistas que estão passando por Aracaju ficaram sem alternativa. Que o próximo prefeito, que certamente não será Luiz de Edvaldo, regularize uma área para que eles possam pagar uma taxa e, até mesmo, ter um prazo estabelecido para ficarem, já que uma das justificativas, é que alguns ficam no local permanentemente. Várias cidades, sobretudo litorâneas, têm espaços com estrutura para motorhomes (água, energia e, principalmente esgoto), para os turistas que realmente estão viajando. O blog não concorda que alguns fiquem usando o espaço como moradia permanente. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dutra e Déda lembrados numa matéria sobre apoio aos candidatos do Nordeste para suceder Glesi na presidência do PT Deu no valor: A cerca de um ano do fim do mandato da deputada Gleisi Hoffmann (PR) na presidência nacional do PT, ganhou corpo um movimento para tentar emplacar um nome do Nordeste como sucessor da dirigente. As articulações são internas e incipientes, mas intensificaram-se depois que veio a público o nome do prefeito de Araraquara (SP) E ex-ministro Edinho Silva como um dos mais cotados para o cargo, com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em declaração recente, o governador do Ceará, o petista Elmano de Freitas, defendeu o nome do líder do governo na Câmara e integrante da Executiva Nacional, José Guimarães (CE), para a função, argumentando que um representante do Nordeste na presidência do PT contribuiria para oxigenar a legenda.

Ministros nordestinos Além disso, três ex-governadores nordestinos estão entre os principais ministros de Lula: Rui Costa (Casa Civil), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Camilo Santana (Educação).O titular da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, representa o Sergipe. E a fatia mais expressiva do eleitorado de Lula concentra-se na região. Por exemplo, em 2022, a vitória com folga na Bahia foi fundamental para compensar a derrota de Lula em São Paulo e garantir o resultado final das urnas.

Dutra na presidência com o apoio de Déda E aqui o trecho que cita os saudosos líderes sergipanos: “Outra alegação é de que desde a fundação do PT, há 44 anos, somente um presidente da sigla tinha base política na região, o ex-senador José Eduardo Dutra (morto em 2015), eleito pelo Sergipe. Dutra – que também presidiu a Petrobras – comandou a legenda entre 2010 e 2011, quando renunciou por problemas de saúde. Ele foi alçado ao cargo com apoio do ex-governador de Sergipe Marcelo Déda, morto em 2013. Um dos mais influentes da sigla, Déda também era um dos mais queridos por Lula.” Aqui toda matéria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É no próximo sábado, 06: Noções preliminares, jurídicas e contábeis, para os pré-candidatos aos cargos de vereadores e prefeitos Será realizado no próximo dia 06 de julho, no Arcus Hotel, no Bairro Coroa do Meio em Aracaju, o evento “Eleições – 2024 Noções preliminares, jurídicas e contábeis, para os pré-candidatos aos cargos de vereadores e prefeitos”, numa promoção da CCLF Cursos. Entre os palestrantes confirmados: Laerte Fonseca, Fabiano Feitosa, Jocelda Fonseca, João Lopes Júnior, Luciana Santos, Osmário Araújo e Rodrigo Freire. Mais informações e inscrições aqui: https://cclftreinamento.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

Yandra Moura destaca importância da igualdade de gênero durante discurso de abertura do P20 Acontece na cidade de Maceió, em Alagoas, a 1ª Reunião das Mulheres Parlamentares do P20, grupo composto pelas parlamentares de países das maiores economias do mundo (G20). Como coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política e pré-candidata a prefeita de Aracaju, a deputada federal Yandra Moura (União), se destaca como figura central na organização do evento ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e das deputadas Benedita da Silva, coordenadora-geral da Bancada Feminina e Soraya Santos, procuradora da Mulher da Câmara Federal.

 Oportunidade histórica Em seu discurso, Yandra Moura ressaltou a relevância que os parlamentos atribuem às questões de gênero e à luta pela igualdade em todas as áreas. “Esta reunião representa uma oportunidade histórica de mostrar ao mundo como nossos parlamentos estão comprometidos com a promoção da igualdade de gênero”, afirmou. Durante o evento, Yandra Moura presidiu a 1ª Sessão de Trabalho sobre justiça climática e desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas, e está programada para falar na terça-feira, dia 2, na 3ª Sessão de Trabalho, focada em combater desigualdades e promover a autonomia econômica das mulheres.

Defesa Na coordenação do Observatório, Yandra tem atuado na defesa dos interesses de mais de 104 milhões de mulheres brasileiras e enfatizou o trabalho de pesquisa e formulação de políticas públicas para enfrentar a sub-representação feminina na política nacional. “A existência deste órgão é um marco na política feita por mulheres e para mulheres, refletindo nosso compromisso com a igualdade e justiça”, ressaltou.

 Maior bancada feminina que a Câmara já teve “Nós integramos atualmente a maior Bancada Feminina que a Câmara dos Deputados já teve, com o maior número de mulheres negras eleitas para integrar o nosso Legislativo, e muito desse resultado positivo é consequência do trabalho que as minhas colegas parlamentares têm feito nos últimos anos para tornar mais efetivas as políticas de ações afirmativas que ampliam as nossas chances de estarmos aqui”, destacou Yandra.

Vagas de emprego A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) divulgou 49 vagas de trabalho nesta segunda-feira, 1º. Os interessados precisam ir até o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), responsável pela intermediação de mão de obra, para realizar o cadastro. A Seteem/NAT funciona na Rua Santa Luzia, 680, no bairro São José, em Aracaju. É preciso se dirigir até o endereço do núcleo, levando os documentos pessoais (RG, CPF, carteira de trabalho física ou digital, comprovante de residência atualizado), além de currículo e certificados que comprovem experiências profissionais anteriores.

 Paralisação As Companhias de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), de Saneamento de Sergipe (Deso) e de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) informam aos seus usuários a paralisação temporária no fornecimento de água bruta para irrigação nos Perímetros Irrigados Califórnia e Jacaré-Curituba e no abastecimento humano na zona urbana de Canindé de São Francisco entre os dias 19 a 22 de julho de 2024. A retomada do fornecimento de água está prevista para o dia 22 (segunda-feira) ou assim que for concluída a primeira etapa da recuperação estrutural da comporta de segurança na Barragem de Xingó. A Deso disponibilizará carros-pipa no local, para garantir o abastecimento dos reservatórios, durante as etapas de manutenção.

Escritor Omar Rezende vai receber título de Cidadania Aracajuana Amanhã, 3, a partir das 16h, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai entregar o título de Cidadania Aracajuana ao escritor José Lindomar, o Omar Rezende. A iniciativa da homenagem, que é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal, é de autoria do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) e será realizada no Plenário da CMA.

Obras literárias José Lindomar ou Omar Rezende, como ficou conhecido pelas suas obras como escritor, nasceu no município sergipano de Porto da Folha, em 17 de agosto de 1976, migrando para a cidade de Aracaju junto com sua família pouco tempo após seu nascimento. “Não poderia deixar de homenagear esse ilustres escritor que abrilhanta a nossa cultura com as suas obras literárias”, afirmou Cícero. Crescendo na cidade de Aracaju, Omar Rezende desenvolveu a habilidade da escrita crítica, retratando em seus livros a realidade dos problemas sociais vivenciados em seu cotidiano, buscando a superação desses problemas por meio da literatura.

Projetos sociais Para o parlamentar, a homenagem é mais do que justa, tendo em vista que, além de homenagear Aracaju em seus livros, o escritor desenvolve vários projetos sociais na capital sergipana. “Tudo custeado pela venda de seus livros, especialmente em sua comunidade, a Prainha, no Bairro Santa Maria, onde reside. Os projetos sociais são voltados para primeira infância, incentivando a leitura e o desenvolvimento escolar dos beneficiários”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

A GENTE FAZ: Startup atendida pelo Sebrae Sergipe participa de evento em Angola No último mês de maio foi realizada a edição de 2024 do Angola Startup Summit, evento que visa impulsionar as startups angolanas. Este ano, o Sebrae enviou uma comitiva formada por cinco empresas brasileiras, entre elas a No Code School, empresa sergipana de tecnologia. A No Code School é a primeira escola de programação especializada em ensino de tecnologia no-code, cuja missão é formar, capacitar e desenvolver os novos profissionais de tecnologia e empreendedores digitais. A startup já atendeu mais de 800 alunos, por meio de 25 cursos, em todo país e capacita profissionais no uso de plataformas que permitem o desenvolvimento de um produto ou serviço digital sem a necessidade de um programador.

Contatos importantes Ederson Manoel, fundador da No Code, representou o país em Angola. Durante o Summit, apresentou a escola ao público em um stand montado no evento, de onde pode fazer contatos importantes para o futuro da empresa. Também teve a oportunidade de mostrar a história da startup sergipana no palco principal – o único brasileiro a ocupar esse lugar no evento.  Sobre esta experiência, ele classificou como “completa”. A empresa já conta com 100 alunos Angolanos e realizou contatos importantes em Luanda para discussão de tecnologia e educação, além de toda a rede formada com outras startups. “Foi um convite maravilhoso do Sebrae. Em Luanda, tivemos a chance de apresentar nossa empresa para diversas pessoas de vários países. Fiz contato com gente de Angola, Portugal, Moçambique, visitei ambientes de inovação, conversei com membros do Governo de Angola na área de educação, foi uma experiência sem igual. Isso tudo proporcionado pela parceria que criamos com o Sebrae lá atrás, quando fundamos a empresa, participamos do Like a Boss e nos tornamos bolsistas do Startups NE”, contou.

Sebrae e as Startups O empresário se refere a eventos que têm como público-alvo empreendedores ou pessoas que pretendem abrir a sua startup. O Desafio Sebrae Like a Boss, é uma competição nacional de startups e Ederson venceu a etapa estadual; já o Startup NE trata-se de um edital para desenvolvimento regional, com objetivo de fomentar e desenvolver startups nordestinas. O gerente de inovação do Sebrae/SE, Marcus Vinícius Bezerra, aponta que o caminho de sucesso das startups sergipanas passa pelos projetos do Sebrae: “Intensificamos as nossas ações junto às startups com capacitações, acelerações, eventos, bolsas e ações de internacionalização. Este ano as startups de Sergipe foram selecionadas e estão participando em todos os grandes programas nacionais. Isso demonstra que estamos no caminho certo e contribuindo cada vez mais para o fortalecimento do nosso ecossistema local de inovação”.

Eventos Além desses produtos, o Sebrae ainda promove eventos como o Startup Day, um dia dedicado a esse tipo de empresa em todo o Brasil. Em março deste ano, Sergipe reuniu o ecossistema de inovação em uma programação, com palestrantes referências na área, de forma simultânea nos municípios de Nossa Senhora da Glória e Lagarto, além da capital Aracaju. “O Sebrae tem cumprido um papel fundamental no crescimento da nossa empresa, para que a No Code possa ocupar lugares interessantes. Desde que fomos selecionados para o Startups NE, pudemos ter mais equilíbrio financeiro para focar nos negócios, desenvolvemos mais tecnologia, contratamos pessoas, expandimos a operação em marketing, assim, conquistamos mais capacidade operacional tanto de maneira local, aqui no estado, quanto na expansão pelo país”, concluiu Éderson.

Portifólio A No Code acumula um portifólio variado de parcerias. Já trabalhou com a Prefeitura Municipal de Indiaroba, Banco do Estado de Sergipe e Unit, assim como organizações como a Central Única das Favelas (Cufa), e empresas como a L’Óreal e a Amazon Web Services (AWS). Ederson ainda foi eleito uma das quatro referências globais em tecnologias no-code pelo AI Journal, da Califórnia.

55 anos  Para o próximo dia 9 de julho, o Governo de Sergipe e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) organizam uma série de eventos comemorativos para celebrar os 55 anos do Estádio Lourival Baptista, o Batistão. O evento, a partir das 8h, é aberto ao público e seguirá com homenagens, no decorrer da manhã, a personalidades, como ex-jogadores, cronistas, radialistas e autoridades. Ao longo do mês, outras atividades serão realizadas, com datas a serem divulgadas posteriormente, a exemplo do jogo Legends Sergipe, com grandes nomes do futebol brasileiro.

Foto: Jadilson Simões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Músico e sindicalista Joaquim Casaca de Couro recebe Título de Cidadão Sergipano A Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese concedeu ontem, 1º, o Título de Cidadão Sergipano ao músico e sindicalista Joaquim Antônio de Souza, mais conhecido como Joaquim Casaca de Couro. A honraria, de autoria do deputado Paulo Júnior (PV), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e é um reconhecimento à história e serviços prestados pelo artista que há 37 anos adotou Sergipe como seu estado.

Cultura e movimentos sociais Além da trajetória na música, Casaca de Couro também é conhecido por sua atuação nos movimentos sociais, na luta dos trabalhadores do campo e da cidade, especialmente no Sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev-SE), onde está atuando como coordenador-geral. “Esse Título de Cidadão Sergipano é muito importante para mim, porque há 37 anos eu carrego nas veias, no suor a identidade sergipana. O que eu sou hoje devo a Sergipe, o que eu aprendi foi aqui nesse estado. A gente canta o folclore sergipano, o forró sergipano e ser reconhecido com esse título é uma honra muito grande, é fantástico”, afirmou Joaquim Casaca de Couro.

Emoção O músico destacou a emoção em ser reconhecido por tudo que fez pelo estado e pelas pessoas. “Defendendo a cultura, defendendo o povo de Aracaju e de Sergipe é emocionante. Assim como é emocionante a gente da Casaca de Couro tocar em outro estado e você vê no cartaz que a banda é de Sergipe, a gente representando a cultura sergipana. Isso não tem preço”, salientou.  “Aproveito para reforçar o meu agradecimento ao deputado Paulo Júnior pela iniciativa e aos demais parlamentares por votarem a favor desta propositura que, reitero, tem um significado muito especial para mim e para a minha família”, enfatizou Joaquim Casaca de Couro.

 INFONET

Em destaque

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível Um fato inusitado e, ao mesmo tempo, alarmante tem causad...

Mais visitadas