Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, março 11, 2024

Pertencimento! 11 de Março: 64 Anos. Professor Déda Eterno

 em 11 mar, 2024 3:17

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Alguém já escreveu que um homem ou mulher nunca morre enquanto for lembrado. Em 02 de dezembro deste ano serão 11 anos sem o professor Marcelo Déda Chagas. Desde a sua morte este espaço sempre presta uma homenagem no aniversário dele, inclusive também com textos do jornalista Edson Júnior que escreveu uma homenagem publicada logo após este artigo. Hoje, 11 de março, o professor Déda completaria 64 anos.

Ninguém, nem mesmo os adversários políticos dele, têm dúvida de que vivo, Déda teria ultrapassado todo o período que quase causou uma ruptura institucional com o mesmo destemor e coragem em defesa da democracia e do Brasil.
Este jornalista já escreveu diversas passagens com Marcelo Déda, como também seu estilo único de discursar. No ano passado, um jovem professor, questionou este jornalista porque o blog chama Déda de professor, quando na verdade ele era advogado e depois político. Este jornalista teve que explicar ao jovem professor, que Déda foi sim professor quando cursava direito na UFS, lecionando no antigo Visão, uma matéria que já foi extinta porque era do período da ditadura militar: Organização Social e Política Brasileira – OSPB. Déda, foi professor deste jornalista em 1980 (o ano de fundação do PT) e as aulas dele eram em defesa da democracia, é lógico.

Do contrário que alguns pensam, este jornalista nunca foi petista, porém foi e é “Dedista” no sentido amplo da representatividade desta palavra: democracia, liberdade, respeito, ética e pertencimento.

Então, voltando ao início destas pobres palavras, professor Déda nunca morrerá porque sempre será lembrado. É um dos poucos estadistas de verdade que Sergipe del Rey teve.

Para finalizar uma citação dele que está lá no Instituto Marcelo Déda:
“Eu sempre lembrarei aquele conselho que o velho Polônio dá ao seu filho Laerte em “Hamlet”, a obra prima de Shakspeare:
“Ser fiel a ti mesmo, meu filho, e jamais serás falso a ninguém.”

Parabéns Professor! Déda eterno!

Para quem deseja conhecer mais: https://linktr.ee/institutomarcelodeda   ou https://www.instagram.com/institutomarcelodeda/

HOMENAGEM

Déda, o menino sonhador que falava a voz do coração

 Por Edson Júnior, jornalista

Todos os anos me apresento ao blog do meu amigo, o jornalista Cláudio Nunes, com texto em celebração ao dia de aniversário do saudoso ex-governador Marcelo Déda, que hoje completaria 64 anos. Ele partiu, precocemente, em 2 de dezembro de 2013, quando somava apenas 53 anos.

Déda teve uma trajetória meteórica, fez muito em pouco tempo, e se o tempo não lhe tivesse sido tão curto, teríamos um jovem simãodiense, um ardoroso sergipano, um eloquente e apaixonado político na Presidência da República. Tinha todos os predicados para tal.

Neste 11 de março, ao invés de um textão, por certo repetitivo em relação às qualidades desse gigante, já testemunhadas e escritas por tantas e tantos com muito mais proximidade e intimidade com Déda, ficarei em breves memórias do seu tempo.

Marcelo Déda, o menino sonhador, de pensamentos alados, de caráter imaculado, de honestidade e ética reconhecidas por aliados e adversários; de um ser humano que sabia pesar o peso da dor do seu semelhante e se punha a trabalhar pela justa causa.

O “menino”, a que faço referência no título deste texto, retrata as eleições de 2006, quando o também saudoso ex-governador João Alves Filho, na tentativa de reduzir o nome de Déda na disputa pelo Governo de Sergipe naquele ano, classificou o jovem adversário como menino. Pois é, o menino venceu e se tornou governador por duas vezes, em 2006 e 2010.

O jovem advogado Marcelo Déda era um idealista, devorava livros com fome de conhecimento, colecionava amigos, de todas as bandeiras e caminhava pelas vielas da vida para se aprimorar como gente e como político. Carregava sempre o sorriso sincero e espontâneo, sem perder a seriedade das causas que defendia.

Como orador, falava a voz do coração – como cantou o genial Tim Maia – e se fazia entendido e admirado por todos. Era um líder nato! Seu sorriso abria avenidas, construía pontes, acolhia desvalidos e investia no futuro do que seus olhos observavam a quilômetros do seu tempo.

Eita Marcelo Déda, você foi cedo demais, companheiro! Mas tenha certeza de que em sua celeste morada, de onde a tudo assisti, sabe que está imortalizado na mente e no coração do seu povo, aquele a quem você dedicou seu tempo.

O sorriso que você espalhou ainda ilumina os dias de Sergipe com as várias obras que deixou. Você plantou sorrisos de felicidade e que bonito é ver como eles se multiplicaram em gerações de crianças para as quais você pavimentou o futuro.

Então, Déda, é assim que estou, enquanto dedilho cada palavra deste breve texto: com um sorriso de alegria por ter conhecido um ser humano tão especial, de sentimentos tão nobres e de se importar com a dor de pessoas invisíveis, esquecidas por quem deveria ajudá-las. Você as observava e tornou-as a grande causa de sua vida, a sua missão.

Se uma lágrima derramo agora é de felicidade e alegria. Você faz falta, Déda, mas estará sempre presente. Feliz Aniversário, companheiro!

 Aterro em Itaporanga D`Ajuda: TV Atalaia volta a mostrar imbróglio com licença dada pela Adema na gestão anterior que a JF pediu ao Ibama para revisar a mesma Dando continuidade a uma matéria veiculada no início do mês, a TV Atalaia exibiu na última sexta-feira, 08, uma matéria feita em parceria com a produtora FM40, mostrando que a Justiça Federal determinou ao Ibama que reveja em caráter de urgência a licença concedida pela Adema para funcionamento de um aterro da empresa Termoclave Ambiental localizada em Itaporanga D`Ajuda entre os povoados Rio Fundo e Terra Dura.

Entrevistas Na matéria, o advogado da Cooperativa de Catadores de Material de reciclagem de Itaporanga, que ingressou com a ação na Justiça Federal, Rafael Resende relata os danos causados pelo aterro como a contaminação do lago, do solo e das bacias hidrográficas entre outros. Já o advogado da empresa, Evânio Moura, esclarece que a licença atende todas as exigências da legislação e não tem nada de ilegalidade.

Nova gestão da Adema E o diretor-presidente da Adema, George Trindade, que assumiu em 26 de setembro – a renovação da licença foi dada um mês antes, em agosto – disse que se houve alguma falha técnica no laudo o Ibama vai apontar e aí o órgão vai apurar se realmente ocorreu a falha ou não. “Não posso voltar a 2021, não tenho como mitigar o que aconteceu antes, tenho que pensar o que está acontecendo agora. Quem vai apurar a empresa é a Justiça”, explicou. Toda matéria da TV Atalaia aqui:

Hospital de Amor de Lagarto: ao participar do diálogo que solucionou o problema Sérgio Reis mostrou defesa da coletividade Um fato chamou a atenção na sexta-feira, 8, quando o governador Fábio Mitidieri  o presidente do Hospital de Amor (HA), Henrique Prata dialogaram e chegaram a um denominador comum para abertura e funcionamento da unidade oncológica de Lagarto: o deputado Sérgio Reis e o sentimento de defesa da coletividade quando alguns poucos queriam transformar o episódio em politicagem eleitoral. Ele participou da reunião que seloua parceria.

Construção do diálogo “Parabéns ao governador Mitidieri ao pedir agilidade na liberação da Vigilância Sanitária para funcionamento do Hospital de Amor de Lagarto. Muito bonito também o gesto de Henrique Prata em reconhecer o apoio desde sempre do governador. E mais feliz ainda estou em poder ajudar na construção desse diálogo”, escreveu no X (antigo Twitter). Sérgio ressaltou também que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), localizado em Lagarto, está à disposição para ceder os leitos de UTI e enfermaria para uso do HA.

 

 

 

 

 

 

Poço Redondo: na praça da Matriz no povoado Sítios Novos Prefeitura  retirou todas as árvores. Em outro povoado  Santa Rosa do Ermírio, a Prefeitura retirou também todas as árvores. Segundo informações de moradores a prefeitura está retirando as árvores para plantar palmeiras. Cadê o MPE? Ao invés de plantar mais árvores que possam abrigar a comunidade do calor insuportável com sombra, retira para colocar palmeiras.  

 PT homologa pré-candidatura de Candisse em Aracaju E no último sábado, 9, o PT homologou a pré-candidatura de Candisse Carvalho,  a prefeita de Aracaju. O PT participa de uma federação juntamente com o PCdoB e o PV.

Dor de cabeça, dor de ouvido e dificuldade para abrir a boca podem ser sinais de disfunção de ATM Dores de cabeça e de ouvido, zumbidos, incômodos ou estalos para abrir ou fechar a boca são alguns dos sintomas que podem indicar problemas na ATM, articulação temporomandibular que controla o movimento da mandíbula e liga o maxilar ao crânio. A disfunção no funcionamento dessa articulação, uma das mais complexas do corpo humano, afeta cerca de 30% da população mundial e ocorre tanto por questões físicas relacionadas à arcada dentária, como por fatores emocionais ligados a estresse e ansiedade.

Diversos sintomas Especialista em tratamentos para disfunção de ATM, o cirurgião bucomaxilofacial Dr. Mark Jon Santana, explica que a patologia apresenta diversos sintomas, sendo mais comuns dores de ouvido, zumbidos, sensação de ouvido tapado, dificuldade para abrir e fechar a boca, além da presença de estalidos ou crepitação. Esses sinais são facilmente confundidos com problema de ouvido e enxaquecas, o que dificulta a situação do paciente no momento em que ele vai buscar tratamento.

Diversos sintomas II “Como a ATM ficar muito próxima ao ouvido, é rotineiro que o primeiro profissional da saúde a ser procurado é o otorrinolaringologista. Muitas vezes as pessoas confundem as dores, estalos e zumbidos com problemas no ouvido. Outras vezes, as dores na região lateral da cabeça, que são dores musculares, são confundidas com as enxaquecas, onde o profissional procurado é o neurologista. A partir desses sinais e sintomas, através dos exames, esses profissionais notam que não existe problemas associados às suas especialidades e encaminham os pacientes aos cirurgiões especialistas em disfunção de ATM”, detalha.

Incidência maior De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial, a disfunção de ATM (DTM) acomete, principalmente, mulheres a partir dos 40 anos de idade, porém, com o passar do tempo,  estudos têm registrado uma incidência maior em pacientes cada vez mais jovens e de ambos os gêneros. “As causas são diversas e vão desde problemas de saúde sistêmica, como artrose ou artrites generalizadas, até tumores. Porém, a maior parte da população é afetada pelos hábitos de ‘apertamento’ dentário durante o sono e/ou acordado, hábito potencializado com a presença de ansiedade e/ou depressão, o que também provoca a DTM”, aponta o especialista.

Diagnóstico e tratamento O Dr. Mark Jon explica que investigação da disfunção requer uma avaliação cuidadosa. “O diagnóstico é feito em conjunto com o exame físico através da palpação da articulação, de toda cadeia de músculos mastigatórios durante as funções de abertura e fechamento da boca, além da condição dentária e encaixe dos dentes, realizado pelo profissional no consultório, em conjunto com exames de imagem como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Diagnóstico e tratamento II O tratamento deve ser individualizado para cada paciente e pode envolver profissionais como fisioterapeuta, psicólogo, dentista, psiquiatra, endocrinologista, ginecologista e cirurgião bucomaxilofacial. “Podemos indicar desde a simples mudança de hábitos, uso de dispositivos como placas removíveis nos dentes para evitar o apertamento, até o tratamento cirúrgico”, acrescenta o cirurgião bucomaxilofacial.

Relação com a fibromialgia Diversos artigos científicos publicados recentemente têm apontado também uma correlação entre disfunção de ATM e fibromialgia. Os dados indicados que, pelo menos 70% dos pacientes com dor crônica, têm sintomas de disfunção de ATM. “Uma parcela significativa das dores associadas à ATM é de origem muscular, condição essa que é potencializada quando o paciente possui o diagnóstico de fibromialgia. Principalmente dores musculares na região lateral da cabeça, próxima às bochechas, na região da nuca e ao tentar se alimentar, principalmente, quando os alimentos são mais duros. O controle das dores musculares no paciente com fibromialgia é bem mais complexo, sendo necessária, na maioria das vezes, uma associação entre remoção dos hábitos e tratamento medicamentoso”, diz o Dr. Mark.

INFONET

Em destaque

Crime de Lesa-Pátria na Educação de Jeremoabo: Um Chamado à Justiça e à Responsabilidade

  Crime de Lesa-Pátria na Educação de Jeremoabo: Um Chamado à Justiça e à Responsabilidade A gestão de recursos destinados à educação é ...

Mais visitadas