Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, maio 02, 2023

Há momentos em que a imprensa atua de maneira vergonhosa aqui no Brasil


TRIBUNA DA INTERNET

Charge do Bier (Arquivo Google)

Carlos Newton

O jornalismo é uma das atividades mais nobres da sociedade, pois se destina a buscar o permanente avanço social e econômico, visando a uma melhor qualidade de vida. O repórter é uma espécie de clínico-geral da vida moderna, sua principal função é apontar falhas no atendimento básico aos direitos do cidadão-contribuinte-eleitor, como dizia Helio Fernandes.

É claro que há também o jornalismo dedicado a outros temas importantes, como as artes, os esportes, as ciências, assim como também existe um jornalismo mais fútil, com interesses menores e que se envereda pela vida privada das pessoas famosas, tudo isso faz parte.

EXISTE UM COMPROMISSO – De toda forma, em meio a fofocas, frivolidades e até fake news, o jornalismo requer que se dê destaque às notícias principais que interessem a todos.

Diante dessa premissa, causa surpresa que não estejam sendo repercutidas pela grande imprensa as importantíssima reportagens que vêm sendo veiculadas pela Folha de S.Paulo desde sexta-feira, dia 28, sobre a existência de conluio entre o governo federal e o governo de Brasília para facilitar a invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Em mais de 50 anos de jornalismo, jamais vi nada igual. É uma notícia sobre fatos, sem qualquer tendência à especulação, pois limita-se a relatar informações existentes em documentos oficiais. Mesmo assim, está sendo varrida para debaixo do tapete, como se fosse uma notícia descartável, digamos assim.

TODOS SILENCIARAM – Apesar da importância das matérias, por comprovarem que os manifestantes bolsonaristas sabiam que não seriam reprimidos pelas forças de segurança,  nenhum órgão da grande imprensa entrou no assunto.

É uma situação vexaminosa. Todos se omitiram, como O Globo, Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Estado de Minas, Veja, Valor, Zero Hora, e tantos mais. Nas televisões, nem pensar. O Jornal Nacional passou batido, em seu velho estilo Homer Simpson.

Esses jornalistas amestrados (royalties para Helio Fernandes) aproveitaram o final de semana prolongado para esconder as notícias, que só foram reproduzidas por veículos menores que assinam a Agência FolhaPress, como o jornal mineiro O Tempo. 

0

Abin mostrou que general Gdias mentiu ao depor

Além do fanatismo petista que impera nas redações, o motivo, todos sabem, é que a Secretaria de Comunicação está preparando a nova agenda da generosa publicidade oficial do Planalto, e ninguém quer ficar de fora. Não há outra explicação, até porque as matérias da Folha são baseadas em documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), teriam de ser automaticamente repercutidas.

###
P.S. 1 – Ficou patente que houve uma espécie de pacto do silêncio, porque não surgiram comentários nem tentativas de contradizer. Ninguém disse que usar WhatsApp foi erro, porque está fora de moda. Ninguém falou que seria melhor enviar os alertas por e-mail, por fax ou telex. Ninguém sugeriu que seria melhor passar telegrama ou usar telefone analógico, nada, nada, nada. Apenas o silêncio completo, que é ainda mais revelador.

P.S. 2 – É muito triste constatar essa realidade, mas realmente estamos sendo servidos por uma imprensa amordaçada e curvada diante dos interesses políticos e econômicos. Portanto, é preciso parabenizar os jornalistas da Folha e torcer para que sigam em frente, sob o signo da liberdade. O Brasil precisa de uma imprensa sem medo. (C.N.)


Em destaque

Marco da redemocratização, eleição de Tancredo completa 40 anos em momento de instabilidade

Foto: Pedro França/Agência Senado/Arquivo Palácio do Congresso Nacional 12 de janeiro de 2025 | 08:56 Marco da redemocratização, eleição de ...

Mais visitadas