Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 02, 2022

Como previsto, empresa FSB vence licitação “suspeita” de direcionamento pelo Planalto

Publicado em 2 de abril de 2022 por Tribuna da Internet

Enquanto Isso da semana: políticos usam dinheiro do povo para calar  imprensa | Mareli Martins

Charge do Junião (Arquivo Google)

Johanns Eller
O Globo

A FSB Comunicação venceu a licitação aberta para a escolha da empresa que promoverá a imagem do governo Jair Bolsonaro no exterior neste ano eleitoral. Conforme adiantou a coluna de Malu Gaspar em dezembro, a empresa era a única concorrente capaz de levar o certame de R$ 60 milhões, o maior da história da União.

Isso porque, das três empresas que se classificaram para a competição, apenas a FSB atendia a uma série de regras exigidas pelo edital, o que levantou suspeitas de direcionamento por parte do Tribunal de Contas da União.

NA CAMPANHA – O edital parece ter aberto as portas para a autopromoção de governantes às vésperas do processo eleitoral. O resultado foi divulgado 15 dias após a aprovação de um projeto na Câmara dos Deputados que deve aumentar em seis vezes o teto de gastos em campanhas publicitárias de governos em ano eleitoral, como revelou o colunista Lauro Jardim. 

Na etapa classificatória, em janeiro, a agência já havia terminado em primeiro lugar, bem à frente das concorrentes Approach e Weber Shandwick.

Mas um erro na divulgação das notas levou o Ministério das Comunicações a reabrir os trabalhos. O erro na soma das notas finais atribuídas às duas empresas levou à classificação indevida da Approach. Fez, também, parecer que a disputa com a FSB foi mais apertada do que realmente era.

TCU E MPF – Diante dos indícios de direcionamentos, o certame entrou na mira dos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público junto ao TCU, que pediu duas vezes a suspensão da concorrência por indícios de direcionamento, o que não foi atendido pelo ministro relator do caso, Walton Alencar. O magistrado, contudo, chegou a admitir irregularidades no contrato.

O governo exigiu que as agências comprovassem experiência de no mínimo três anos na realização de 70% dos serviços listados no edital. E dos 19 serviços listados, 11 se referem expressamente a tarefas prestadas para o Executivo federal. Em dezembro, tanto a Weber Shandwick quanto a Approach confirmaram à equipe do blog que não tiveram nenhuma conta com clientes da União nesse período.

Já a FSB atende pelo menos cinco ministérios (Desenvolvimento Regional, Infraestrutura, Cidadania) e órgãos públicos (Embratur e Caixa). É a maior agência de comunicação do Brasil, com faturamento de R$ 253 milhões em 2020, segundo o anuário do setor publicado pela Mega Brasil. 

DIRECIONAMENTO – Além da suspeita de direcionamento para a vitória da FSB, o MP de Contas e os técnicos do TCU também questionam o briefing da licitação. O documento prevê que a missão da agência contrataria será “apresentar ao mundo” o modelo de gestão de Bolsonaro, destacando seu “zelo pela democracia e a institucionalidade”.

Também chamou atenção a divulgação de estatísticas distorcidas sobre o desmatamento na Floresta Amazônica, que registrou recorde em 2021, assim como informações distorcidas sobre a resposta do governo Bolsonaro à pandemia da Covid-19 no Brasil.

Em 2019, o presidente da República cancelou um contrato similar orçado em R$ 30 milhões, metade do valor atual, alegando que ele atendia a interesses espúrios.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 Em ano eleitoral, repete-se a máxima do coronel-ministro Jarbas Passarinho ao apoiar a edição do sinistro AI-5 no regime militar: “Às favas os escrúpulos”. Esta frase nunca foi tão atual, nesse novo regime paramilitar(C.N.)

Em destaque

Michelle e Eduardo Bolsonaro ficam de fora do Capitólio

  Foto: Reprodução/Instagram A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro 20 de janeiro de 2025 | 17:15 Mich...

Mais visitadas