Antonio Santos Aquino
Estive fora da Tribuna da Internet por algum tempo, porque houve alguns problemas de saúde com minha esposa, mas está tudo sanado. Ao voltar, permitam-se reproduzir uma carta que enviei ao general Fernando Azevedo Silva, em 16 de abril deste ano.
###
TEMOS UM PRESIDENTE QUE É UMA INCÓGNITA
Esta carta certamente lhe causará surpresa. Mas a vida é assim mesmo, cheia de surpresas. Quem lhe escreve é Antonio Santos Aquino, de 88 anos, que forjou sua consciência cidadã quando em 1950 aos 17 anos e 6 meses ingressou na Marinha.
Vi e vivi os anos trágicos de nossa vida social e política destes 70 anos e confesso, nunca ter vivido momentos tão complexos como este que vivemos.
Primeiro temos um presidente que é uma incógnita. Ninguém sabe até que ponto ele chegará, Dizem que o tal Olavo de Carvalho é seu guru. O que é isso?
MINISTROS BIZARROS – Esse sujeito indica pessoas as mais bizarras para cargos importantes do governo e com autoridade para impor métodos inaceitáveis. Família é coisa sagrada.
O presidente e alguns de seus ministros falam em comunismo, esquerda, direita, populismo. Mas não sabem definir o que significa. O presidente às vezes diz coisas as mais disparatadas. Ninguém sabe aonde o presidente quer chegar. Seria um partido único? Ou seria arrolhar a boca de todos os brasileiros?
Seu histórico é muito complexo. Independentemente do que foi do que foi dito em jornais e revistas sobre sua vida militar. Como exemplo lembro o jornal “Tribuna da Imprensa”, com o retrato de Bolsonaro na capa e em letras garrafais dizendo que foi expulso do Exército e proibido de entrar nos quartéis.
DISSE GEISEL – Lembrando também a série de entrevistas dadas pelo general Geisel no CEPDOC da Fundação Getúlio Vargas, que depois de sua morte foram transformadas em livro, sob o título “Ernesto Geisel”. Na página 113, o ex-presidente cita Bolsonaro em uma pergunta que lhe fizeram sobre os militares, dizendo que ele era “um mau militar”.
O senhor e outros militares que tenho ouvido em entrevistas nos dão uma sensação de segurança. Ao mesmo tempo ficamos perplexos com o tal Olavo de Carvalho ofendendo com graves palavras o general Heleno e o general Mourão. Já chamou Mourão de charlatão. E ofendeu ás Forças Armadas. Isso, ao meu juízo, não é aceitável.
OFENSA A MILITARES – Mas o que se ouve em alguns setores da sociedade é que Bolsonaro manda os filhos incitarem Olavo de Carvalho para ofender e diminuir os militares perante o povo, por saber que é menos capacitado que os senhores.
Voltando a Geisel, que disse ter sido Bolsonaro “um mau militar”, é preciso destacar que quem é mau militar é mau cidadão, mau político e mau pai. É só ver só ver o procedimento dos filhos, elogiando milicianos do “Escritório da Morte” e dando-lhes medalha, inclusive a de Tiradentes.
Assim, é muito difícil ficarmos tranquilos. Temos filhos e netos e não queremos que sejam bucha de canhão.