quarta-feira, setembro 23, 2020

Leia a carta de um oficial da Marinha ao ministro da Defesa, sobre os absurdos na política atual


Um conselho para Bolsonaro: esqueça Geisel!

Geisel classificou Jair Bolsonaro como “um mau militar”

Antonio Santos Aquino

Estive fora da Tribuna da Internet por algum tempo, porque houve alguns problemas de saúde com minha esposa, mas está tudo sanado. Ao voltar, permitam-se reproduzir uma carta que enviei ao general Fernando Azevedo Silva, em 16 de abril deste ano.

###
TEMOS UM PRESIDENTE QUE É UMA INCÓGNITA

Esta carta certamente lhe causará surpresa. Mas a vida é assim mesmo, cheia de surpresas. Quem lhe escreve é Antonio Santos Aquino, de 88 anos, que forjou sua consciência cidadã quando em 1950 aos 17 anos e 6 meses ingressou na Marinha.

Vi e vivi os anos trágicos de nossa vida social e política destes 70 anos e confesso, nunca ter vivido momentos tão complexos como este que vivemos.

Primeiro temos um presidente que é uma incógnita. Ninguém sabe até que ponto ele chegará, Dizem que o tal Olavo de Carvalho é seu guru. O que é isso?

MINISTROS BIZARROS – Esse sujeito indica pessoas as mais bizarras para cargos importantes do governo e com autoridade para impor métodos inaceitáveis. Família é coisa sagrada.

O presidente e alguns de seus ministros falam em comunismo, esquerda, direita, populismo. Mas não sabem definir o que significa. O presidente às vezes diz coisas as mais disparatadas. Ninguém sabe aonde o presidente quer chegar. Seria um partido único? Ou seria arrolhar a boca de todos os brasileiros?

Seu histórico é muito complexo. Independentemente do que foi do que foi dito em jornais e revistas sobre sua vida militar. Como exemplo lembro o jornal “Tribuna da Imprensa”, com o retrato de Bolsonaro na capa e em letras garrafais dizendo que foi expulso do Exército e proibido de entrar nos quartéis.

DISSE GEISEL – Lembrando também a série de entrevistas dadas pelo general Geisel no CEPDOC da Fundação Getúlio Vargas, que depois de sua morte foram transformadas em livro, sob o título “Ernesto Geisel”. Na página 113, o ex-presidente cita Bolsonaro em uma pergunta que lhe fizeram sobre os militares, dizendo que ele era “um mau militar”.

O senhor e outros militares que tenho ouvido em entrevistas nos dão uma sensação de segurança. Ao mesmo tempo ficamos perplexos com o tal Olavo de Carvalho ofendendo com graves palavras o general Heleno e o general Mourão. Já chamou Mourão de charlatão. E ofendeu ás Forças Armadas. Isso, ao meu juízo, não é aceitável.

OFENSA A MILITARES – Mas o que se ouve em alguns setores da sociedade é que Bolsonaro manda os filhos incitarem Olavo de Carvalho para ofender e diminuir os militares perante o povo, por saber que é menos capacitado que os senhores.

Voltando a Geisel, que disse ter sido Bolsonaro “um mau militar”, é preciso destacar que quem é mau militar é mau cidadão, mau político e mau pai. É só ver só ver o procedimento dos filhos, elogiando milicianos do “Escritório da Morte” e dando-lhes medalha, inclusive a de Tiradentes.

Assim, é muito difícil ficarmos tranquilos. Temos filhos e netos e não queremos que sejam bucha de canhão.