Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 23, 2019

No campo financeiro não há crédito sem débito, tampouco débito sem crédito


Resultado de imagem para capitalismo chargesPedro do Coutto
É uma realidade. No universo financeiro não pode haver qualquer operação de crédito sem débito, da mesma forma que não há lugar para débito sem crédito. Isso quer dizer que no momento em que se credita em uma conta está se debitando noutra. Da mesma maneira, não pode existir débito sem crédito. Se numa operação quando se debita uma pessoa ou uma empresa, está se creditando a fonte que moveu o débito.
Nesse panorama vale a pena lembrar o programa lançado pelo ministro Paulo Guedes prevendo uma economia de 1 trilhão de reais em dez anos, ou seja. cem bilhões de reais por ano.
E O CORTE? – Nessa operação terá de ocorrer um corte, seja nas despesas ou nas receitas. É um princípio básico de contabilidade num mecanismo que não pode ir além ou ficar aquém da redução de algum valor, seja de que tipo for.
No programa econômico do governo Bolsonaro está projetada uma mudança que terá inevitavelmente de reduzir as despesas ou o que seria mais adequado, elevar as receitas.
Os cortes estão programados para o desembolso com salários dos trabalhadores e dos aposentados. O foco incide mais sobre as despesas do que na ampliação das receitas. Significa que não é prioridade do governo apertar a cobrança dos tributos e comprimir o quanto possível o fator crítico que reside nas sonegações. Isso de um lado.
DESEMPREGO – De outro lado o desemprego representa o maior fator contrário ao processo de desenvolvimento econômico. Claro, porque o índice de desempregados abala fortemente o poder de consumo da população e, com isso, diretamente as receitas tributárias. Como se constata, grande parte das receitas tributárias tem origem nas folhas salariais sejam das estatais, sejam das empresas privadas ou sejam relativamente ao funcionalismo público. O impasse está configurado tanto na redução das folhas de salário quanto no poder de compra da população.
SEM INVESTIMENTO – Não se investe porque não existe receita suficiente; e fechando o círculo crítico, não há receita suficiente porque não se investe. Como vencer esse impasse é exatamente a raiz da dificuldade econômica e social que predomina no país. A falta de investimentos só pode ser enfrentada com elevação nos níveis de consumo. É preciso vencer esse círculo vicioso. Mas como?
A resposta cabe integralmente ao governo Jair Bolsonaro que necessita mudar de rumo. Pois a estratégia atual não vem dando resultados positivos diretos e concretos.

Em destaque

MP-BA recomenda medidas de combate à poluição sonora em Carnaval de Nova Viçosa

  Foto: Reprodução Combate à poluição sonora está entre as principais medidas 03 de fevereiro de 2025 | 16:09 MP-BA recomenda medidas de com...

Mais visitadas