Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, fevereiro 08, 2011

A imortalidade e a herança de Ruy Barbosa (Final)

Pensamentos que valem como notáveis lições de liberdade

René Ariel Dotti*

Nos artigos anteriores comentei que o primeiro defensor público do Capitão Alfred Dreyfus (1859-1953), vítima de erro judiciário de um tribunal militar francês (1894), por suposta espionagem em favor da Alemanha, não foi Émile Zola (1840-1902), com a sua histórica carta J’Accuse, publicada no jornal Aurore (13/01/1898), mas sim, o Águia de Haia, em artigo escrito em Londres e divulgado no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro (03/02/1895). Além das fontes já referidas para confirmar esse fato [omitido no livro O caso Dreyfus – Ilha do Diabo, Guantánamo e o pesadelo da História, (Companhia das Letras, 2010)] eu indico outras em meus Casos Criminais Célebres (RT, 3ª ed., 1998), inclusive depoimentos dos filhos de Dreyfus.

Na coluna de hoje, reproduzo alguns pensamentos do imortal estadista, jurista, escritor, advogado e senador da República, relativas à liberdade de imprensa e publicados pela Migalhas. Seleção e organização de Miguel Matos, revisão e índice temático de Maria Augusta Bastos de Mattos e editoração de Fabio Shimo. A atualidade dessas peças de resistência cívica é indiscutível. Vale conferir:

  • "Os meios de educar a opinião não são outros senão a escola e a imprensa, dois sacerdócios sublimes, não menos essenciais à vida espiritual dos povos que o sacerdócio do culto externo."
  • "A coação à imprensa, ferindo o indivíduo ofende, ao mesmo tempo, a ordem pública, a nação e o regime de governo."
  • "Não há justiça sem imprensa."
  • "A publicidade é o princípio, que preserva a justiça de corromper-se. Todo o poder, que se oculta, perverte-se."
  • "Imprensa e liberdade, jornalismo e consciência são termos de uma só equação. Onde a manifestação da consciência não for independente, não há jornalismo. Onde a imprensa existir, a independência no escrever é irrecusável."
  • "A imprensa é a vista da Nação."
  • "Imprensa – A válvula essencial da vida nos países livres."

Lembro sempre o ditado "cada homem é o escultor de si mesmo", quando em ruas, praças, jardins, espaços públicos e privados – inúmeros lugares próximos ou distantes de nosso imenso Brasil – eu passo em frente à estátua de luz e sabedoria de Ruy Barbosa.

____________________

*Advogado do Escritório Professor René Dotti e professor universitário. Presidente da Comissão da OAB para analisar e propor emendas ao projeto do novo CPP. Detentor da Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados (2007)

Fonte: Migalhas

Em destaque

PSB quer apoiar Lula disputando a reeleição com Alckmin de vice

Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Siqueira diz que Alckmin deve ser mantido na chap...

Mais visitadas