em 25 jul, 2023 4:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Nos últimos dias em Sergipe del Rey, tem membros da Igreja Católica que insistem em pensarem que boa parte dos leigos católicos é formada por beócios. Ou melhor, confundem “rifle de caçar rolinha com bife de caçarolinha”.
Este jornalista recorreu ao trocadilho acima para realmente debochar das explicações que alguns tentaram passar nos últimos dias, deixando de lado o cerne da questão da aposentadoria precoce do arcebispo d. João.
Certa vez, o grande Jorge Amado – cuja honra este jornalista tem por ser conterrâneo grapiúna (Itabuna) – escreveu, quando era jornalista e militante: “Nós, homens de esquerda, não sujeitamos a nossa linha política a ódios pessoais e a ressentimentos individuais. Nossos compromissos são com o povo e com princípios que servem ao povo”. Nada de pessoal com o homem d. João, mas como comandante da arquidiocese não esclareceu muitas dúvidas e perguntas, não só do blog, mas dos fiéis.
O bom foi que as contradições expostas para a sociedade, inclusive por boa parte da imprensa, desmontaram a retórica utilizada num estilo envelhecido de pensar que a mídia pode ser calada. Os métodos foram obsoletos e as ações monótonas e cômicas na era digital. E querer passar uma disputa de poder dentro da arquidiocese de Aracaju leva a mais um trocadilho como deboche: “Não confunda abóboda celeste com a boba da Celeste.”
Aliás, sobre a imprensa que não esconde a verdade, o blog destaca o vídeo do leigo Rosalvo Nogueira – este sim um cidadão apto para falar sobre a Igreja Católica muito mais do que os “menos” atuais – que do alto da experiência dele como católico praticante falou sobre a verdade e a tentativa de esconder a verdade dos fiéis. “Há de fazer uma reflexão, a nossa Igreja Católica, a nossa Arquidiocese de Aracaju precisa entender que o mundo está evoluindo, as comunicações evoluíram… É preciso colocar para o bispo que está assumindo Dom Vitor que é preciso mostrar que a Igreja está em reconstrução, mostrar um estudo administrativo, deixar clara a situação para o povo, a obra da catedral, porque não acabou, a venda do arquidiocesano e outras perguntas… É preciso colocar uma coisa na cabeça com as redes sociais, não venham com “mimimi” diga o que aconteceu… Cristão tem que ser assim sim, sim, não, não.” Aqui para quem quiser ouvir: https://www.instagram.com/rosalvonogueira/
De resto, este jornalista continuará sendo honesto consigo mesmo, ou seja, o que quer que escreva, tudo tem como alicerce a verdade. Uns amam, outros odeiam, alguns apenas admiram a coragem, mas o principal é a realidade honesta.
Obras privadas em Aracaju: a Prefeitura libera e fiscaliza. Um exemplo de uma obra de um condomínio que está sendo feita ao bel prazer causando problemas aos moradores da região É preciso que a Prefeitura de Aracaju, através da Emurb, deixe claro para a população, principalmente na Zona de Expansão, como está sendo feita a fiscalização das obras já autorizadas. O vídeo acima é na Rua Nair Siqueira (atrás da sede da AABB e próximos a diversos condomínios) tem a obra de construção de um condomínio chamado “Reserva Buena Vista” causando diversos problemas para todos os moradores. Passa a impressão para os moradores que a Prefeitura libera e deixa as responsáveis pelas obras ao bel prazer, danificando as vias. E a Prefeitura cobra está recuperação? Ao menos que elas estejam “pactuadas”.
Prefeitinho de Lagarto desabafa: foi tratado como se fosse cachorro E o radialista Aloisio Andrade, conhecido como prefeitinho de Lagarto, Aloisio Andrade, conhecido como prefeitinho de Lagarto, desabafou ontem. “Fui tratado como se fosse um cachorro”, se referindo ao agrupamento comandando pelo deputado federal Gustinho Ribeiro onde “os grandes nomeiam as pessoas para depois não receberem aqueles que construíram o espólio político. E tem outras pessoas aqui em Lagarto, que já estão achando que são prefeitos paralelos, com queixinho duro”, alertou.
Canalhice do jogo duplo Como diz o ex-governador Albano Franco, em Sergipe Del Rey todos se conhecem. E o blog vai recomeçar uma batalha que já disputou no passado sobre a comunicação em Sergipe. Existem canalhas que elogiam pela frente e por trás trabalham para puxar o tapete tentando retornar aos cargos públicos não preocupados com a sociedade, mas com seus objetivos pessoais. Essa é mais uma batalha que o blog vai enfrentar dando nomes aos bois, com áudios. Quem quiser vista a carapuça e, se vestir, olhe para trás, porque os rastros do passado desnudaram o (os) canalha (as)…
O gás de Sergipe Quando o assunto é petróleo e gás, Fábio Mitidieri já está com os olhos em 2028. De acordo com o governador, com o início do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), da Petrobras, e a exploração em campos terrestres via Carmo Energy, a perspectiva é de que o estado receba cerca de R$ 1 bilhão em royalties nos próximos anos. Parte desse dinheiro, segundo Mitidieri, deverá ser investido no desenvolvimento de outros setores da economia e na capacitação de mão de obra. Tudo isso foi dito durante workshop promovido pelo próprio governo na segunda, 14, que trouxe palestrantes e técnicos da área a Sergipe. Vamos aguardar.
Planejamento Integração e eficiência administrativa marcam os seis meses de gestão do governador Fábio Mitidieri. Na segunda-feira, 24, o gestor reuniu os secretários para alinhar metas para o segundo semestre de 2023. Fábio comemorou o fato de ter dado andamento a 47 compromissos firmados no plano de governo já nos primeiros meses de administração e cobrou empenho na manutenção do trabalho. “Fomos escolhidos para conduzir uma nova fase de desenvolvimento em Sergipe. Conseguimos entregar e dar andamento em 47 propostas de governo e peço que continuemos nesse ritmo porque o sergipano tem pressa”.
Aracaju-Barra Governo de Sergipe lança edital para contratação de estudos de viabilidade da ponte Aracaju-Barra. Quando concluída, a ponte trará avanços significativos e benefícios concretos para a mobilidade urbana, facilitando o trânsito de pessoas e bens entre os municípios, além de impulsionar a economia do estado, criando novas oportunidades de investimento, emprego, renda e fomento ao turismo. Mais um projeto da gestão Fábio que fomentará desenvolvimento. A assinatura ocorreu no Palácio dos Despachos, na segunda, 24.
Juca ressalta exclusão de Laranjeiras da lista dos 10 municípios mais violentos em Sergipe O município de Laranjeiras, de acordo com levantamento feito pelo Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano passado, não aparece entre as 10 cidades mais violentas do estado. Uma marca fica para trás em virtude de uma série de ações que são implementadas através de parcerias entre a Prefeitura e o Governo de Sergipe. Apesar de não ser legalmente responsável pela segurança pública, a gestão municipal tem promovido investimentos no setor com recursos próprios e reivindicado ações junto à Secretaria da Segurança Pública.
Parceria Hoje, com o apoio da Guarda Municipal e o reforço da Polícia Militar no município, a população se sente mais segura, tendo em vista que as rondas dos guardas municipais aumentaram e o bairro, Pedra Branca, por exemplo será contemplado com um novo posto policial e mais efetivo para garantir a segurança dos moradores.
Investimentos “É importante destacar também que, além do aumento do efetivo policial e um novo posto em Pedra Branca, a gestão investiu nos guardas municipais, com o plano de carreira, remuneração por periculosidade, curso de formação, entre outras ações”, destaca o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca).
Reivindicações “A nossa gestão vem cumprindo o seu papel de cuidar e atender as reivindicações da população. Estamos sempre ao lado dos laranjeirenses e ouvimos, acolhemos e executamos as ações solicitadas pelo povo, porque nós conhecemos a realidade de cada comunidade”, completa.
Continuar investindo De acordo com ele, mesmo com a saída de Laranjeiras do mapa da violência no ranking dos 10 municípios com mais homicídios, a gestão tem consciência de que é preciso continuar investindo na segurança. “Recentemente, o comando da nossa Guarda Municipal esteve reunido com a direção da Acadepol (Academia de Polícia Civil de Sergipe) para tratar do curso de formação para os nossos guardas, que será realizado em outubro. Com certeza será um grande benefício para a atuação da Guarda nas ruas do nosso município”, ressaltou Juca.
Yandra Moura visita obra da Catedral de Aracaju e coloca mandato à disposição Na segunda-feira (24), a deputada federal Yandra Moura visitou a Arquidiocese de Aracaju. O convite foi feito pelo padre Antônio Peixoto, pároco da Catedral Metropolitana, que pediu o apoio da parlamentar na destinação de recursos para a conclusão da reforma.
10 anos Com as obras da Catedral que já duram 10 anos, o incentivo e apoio de parlamentares é cada vez mais fundamental para contribuir com recursos para a conclusão. “Fui lá para verificar a situação atual da reforma e conhecer deles a demanda principal e o quanto de recursos são necessários para a conclusão desse patrimônio histórico e cultural da nossa capital”, disse a parlamentar.
Soluções A parlamentar colocou o mandato à disposição da Arquidiocese para encontrar soluções e contribuir com a reforma. “Como deputada federal me coloquei à disposição na busca por recursos e destinação de emendas parlamentares para ajudar a preservar esse espaço de fé e cultura tão importante para a nossa história”, concluiu Yandra Moura.
Senador Laércio Oliveira destaca potencialidades de Sergipe no setor de petróleo e gás natural O Senador Laércio Oliveira (PP-SE) participou, na manhã desta segunda-feira, 24, do ‘Workshop Diálogos de Energia’, realizado em Aracaju, que discutiu o setor de Petróleo e Gás no país e em Sergipe, com a possibilidade de novos investimentos a partir da descoberta de expressivas reservas de petróleo em águas ultraprofundas. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE) e a Sergipe Gás (Sergas).
Reservas em SE Diante da descoberta de expressivas reservas de petróleo em águas ultraprofundas, Sergipe prospecta a atração de novos investimentos no setor de Petróleo e Gás. Esse potencial energético será alavancado pelo projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) da Petrobras, com início da produção previsto para 2028 e perspectiva de produção de 240 mil barris de petróleo por dia e 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O evento buscou alinhar entendimentos e percepções sobre as atividades a serem desenvolvidas no setor, bem como as oportunidades que serão geradas.
Estruturação e capacitação Laércio destacou a importância workshop para a estruturação e capacitação das equipes do Governo e a preparação da mão de obra de Sergipe para atender às demandas que surgirão com a maior oferta de gás natural em Sergipe, visando o maior aproveitamento possível dos trabalhadores locais, promovendo geração de empregos e renda. “Teremos um novo momento a partir do projeto Sergipe Águas Profundas, conexão do terminal de GNL da Eneva à malha de transporte e a retomada da produção onshore do Polo Carmópolis, a partir dos investimentos que a Carmo Energy está fazendo para recuperação dos campos produtores”, pontuou.
Destaque para o governador O trabalho do governador Fábio Mitidieri foi lembrado pelo Senador. Segundo ele, o gestor tem a exata noção da importância que o setor de petróleo e gás representa para o Estado e desde o início do seu mandato tem tratado de forma prioritária a estruturação do seu Governo para tirar o máximo proveito desse cenário promissor. “É fundamental criar condições de competitividade para atrair investimentos para o nosso Estado. O Governador está bastante sintonizado nos desafios que teremos pela frente. A competitividade do Estado passa por diversos fatores e todos eles precisam ser cuidados de forma articulada para que o resultado esperado seja alcançado”, comentou o Senador.
Receitas Sergipe viverá um novo momento de crescimento a partir da exploração do Petróleo e do Gás. Somente as receitas estimadas de Royalties, o Estado terá, no ano de 2029, cerca de R$ 900 milhões, valor igual à soma que também será destinada aos municípios confrontantes no Estado de Sergipe. Além das receitas de royalties, mais fáceis de serem estimadas já que são função dos volumes produzidos, tem o preço do petróleo, a taxa de câmbio, o Estado também terá as receitas de Participação Especial, que são pagas como compensação financeira extraordinária aplicável a campos com grande volume de produção ou rentabilidade.
Preparando o Estado O governador Fábio Mitidieri afirmou que o próximo passo, a partir de agora, será preparar o Estado de Sergipe para o novo momento, aproveitando a mão de obra local e as oportunidades que virão. “O fato é: nós vamos viver um novo momento a partir de 2027 e 2028. O que a gente tem é que preparar a nossa população, preparar a mão de obra para aproveitar essa oportunidade, porque senão virá gente de fora ocupar esses espaços. E o que nós queremos é que esses empregos fiquem aqui em Sergipe, sejam ocupados pelos sergipanos”, afirmou o governador.
Momento ímpar O presidente da Sergás, José Matos, lembrou que o Estado atravessa um momento ímpar. “É um período de preparação para o que está por vir aí no mercado de óleo e gás a partir do final de 2027 e início de 2028. E esse encontro de hoje, esse workshop, veio exatamente para discutirmos, através das entidades de formação de mão de obra, uma parceria com o IBP, o instituto com mais de 60 anos de atuação, para prepararmos o sergipano para ocupar essa mão de obra, porque o mercado de óleo e gás vai precisar de pessoas especializadas. E a Sergás apoia e acredita muito que o desenvolvimento virá para o sergipano”, disse.
Senador Alessandro abre edital para a destinação de emendas parlamentares Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Edital de Emendas Participativas do mandato do senador Alessandro Vieira (MDB/SE). Este ano o processo está um pouco diferente. Neste edital, de 24 de julho à 06 de agosto, Organizações Sem Fins Lucrativos, Cooperativas de Agricultura Familiar ou de Reciclagem, Instituições Públicas de Ensino da Rede Federal (UFS, UFS-HU e IFS), Guardas Municipais e Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito podem enviar propostas de projeto para receber recursos das emendas do senador Alessandro. Um segundo edital será lançado em setembro, destinado apenas às Prefeituras e Governo Estadual, com regras e prazos diferentes.
Iniciativa “O Edital de Emendas Participativas é uma iniciativa nossa que transformou a forma de destinar recursos públicos em Sergipe. Tenho muito orgulho de dizer que já destinamos mais de 253 milhões de reais para o estado e todos os 75 municípios foram beneficiados. Com essa ferramenta, colocamos o poder de escolha do destino do recurso na mão do cidadão, que acessa nosso site e vota no projeto que ele quer ver beneficiado. Participem e mostrem a força que a sociedade organizada tem”, convocou Alessandro Vieira.
Demandas sergipanas Nesta primeira fase serão destinados até 12 milhões de reais para as citadas instituições, que devem ser de Sergipe. Os projetos precisam ter como objetivo responder às necessidades coletivas da sociedade dentro do território sergipano, e serão inscritos em uma das seguintes áreas temáticas: Educação, Saúde, Segurança, Agricultura Familiar, Cultura, Esporte, Assistência Social, Transportes e Trânsito, Sustentabilidade Ambiental e Ecológica e Inovação.
Valores Cada proposta deve ter valor entre R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). No caso de Hospital Filantrópico, o valor do projeto submetido poderá ser entre R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).
Vedações Entidades contempladas com emenda do senador Alessandro em anos anteriores que tenham alterado o plano de trabalho sem justificativa plausível ou que não tenham prestado contas ao mandato até o último dia de inscrição, não poderão participar deste edital. Mais informações sobre a inscrição, cronograma, etapas de seleção, vedações e regras estão disponíveis no Edital de Emendas Participativas 2023 do senador Alessandro Vieira.
Chamamento “Faço esse chamamento para que as Organizações Sem Fins Lucrativos, Cooperativas de Agricultura Familiar ou de Reciclagem, Instituições Públicas de Ensino da Rede Federal (UFS, UFS-HU e IFS), Guardas Municipais e Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito participem dessa primeira fase do Edital de Emendas. Em média, por ano, recebemos cerca de 400 projetos. Eles passarão por análise técnica e os selecionados irão para a última etapa, de votação popular. Um processo transparente e democrático para definirmos o destino dos recursos do nosso mandato”, destaca Alessandro Vieira. Inscrição de Projetos AQUI: bit.ly/emendasdoalessandro2023 Edital de Emendas Participativas 1/2023 AQUI: https://tr.ee/ja3pwVs2Aw
8º Congresso Espírita de Sergipe. 22 A 24 de Setembro 2023, no Teatro Tobias Barreto em Aracaju A Federação Espírita do Estado de Sergipe (FEES) realizará no período de 22 a 24 de setembro de 2023, no Teatro Tobias Barreto em Aracaju/SE o 8º Congresso Espírita do Estado de Sergipe. O congresso que reúne espíritas, simpatizantes e o público em geral conta com uma programação muito rica com o tema central: Bem-aventurados os que semeiam o bem.
Tema central O tema central convida a refletir sobre a necessidade de desenvolver as virtudes da humildade, a mansuetude, a benevolência, a serenidade para buscar o verdadeiro sentido da fé de modo a trilhar o caminho traçado por Jesus no seu Evangelho para a construção de um Mundo melhor. A programação aqui:PROGRAMAÇÃO – 8º CONGRESE (1)
Exposições O evento contará com exposições temáticas apresentadas por renomados oradores do Movimento Espírita nacional e também de Sergipe que abordaram os subtemas. Inscrições: www.congrese.com Faça sua inscrição e garanta sua participação. Organização Federação Espírita de Sergipe.
CONIVALES abre edital de chamamento público para credenciamento de instituições de saúde O Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) abriu o edital de chamamento público para o credenciamento 2023. A ação visa credenciar instituições de saúde que atuam na capital e nos municípios sergipanos, para a oferta de exames, consultas especializadas e procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial.
Acesso Através da Central de Gestão em Saúde, o sistema próprio do CONIVALES, os municípios que integram o consórcio têm acesso a marcação de exames, consultas e procedimentos. Atualmente, 44 municípios, entre consorciados e conveniados têm acesso não apenas a rede de clínicas e estabelecimentos de saúde credenciadas ao consórcio, como também ao sistema de compras compartilhadas de medicamentos, insumos hospitalares, materiais odontológicos e alimentação escolar.
Critérios O presidente do CONIVALES, Franklin Freire, também prefeito de Amparo de São Francisco, explica que para participar do credenciamento, as clínicas devem atender a alguns critérios descritos no edital que está disponível no site da entidade: www.conivales.se.gov.br. Ele também explica que no próprio site é possível realizar o cadastramento e anexar a documentação necessária. Para o presidente, esta é uma importante etapa para ampliar a rede credenciada e, com isso, aumentar o número de atendimentos de saúde para as populações dos municípios que integram o consórcio.
Atendimentos “Fizemos um levantamento e registramos que somente no mês de março, realizamos mais de 23 mil atendimentos entre exames e consultas especializadas, através da nossa rede credenciada. Com o recente credenciamento 2023, já firmamos parceria para a oferta de novos exames e consultas, entre eles, o exame de colonoscopia, um procedimento de alta demanda”, revelou o presidente.
Renovação e novas adesões O superintendente da entidade, Marcos Barroso, lembra que o credenciamento 2023 visa a renovação dos estabelecimentos já parceiros, como também a adesão de novas instituições de saúde. “É importante que possamos atrair o maior número de clínicas credenciadas, não somente na capital, como também nos municípios, porque isso significa oferecer mais opções e facilidade no deslocamento dos pacientes, encaminhados pelos municípios consorciados e conveniados”, pontuou o superintendente.
Médico do Hospital Primavera deixa cabelo crescer por seis anos e doa a pacientes com câncer Um dia para ficar marcado na vida de dona Maria Izabel dos Santos, paciente do Centro de Oncologia do Hospital Primavera. Ao completar 70 anos de idade no dia 21/07/2023, motivos não faltaram para celebrar a vida e a última sessão de quimioterapia, no tratamento contra o câncer de mama, que durou quatro meses. E para deixar o dia da paciente ainda mais feliz, o médico intensivista do Hospital Primavera, Dr. Gabriel Borgheti, deixou o cabelo crescer por seis anos e doou à paciente. “Enfrentar o diagnóstico de câncer não é uma tarefa fácil, mas algumas preocupações da paciente podem ser amenizadas com ações simples. Entre tantas inquietações que passam pela cabeça a partir da confirmação do diagnóstico e definição do tratamento, uma delas é encarar a perda dos cabelos que costuma acompanhar a quimioterapia. Uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e consequentemente da força para lutar contra a doença”, ressaltou Dr.Gabriel.
“Resiliência Sergipe” O Grupo de Apoio a Paciente com Câncer “Resiliência Sergipe” foi o responsável pelo corte. Bastante emocionada, Dona Izabel dos Santos, disse estar surpresa de ver a vida voltar à rotina. “Receber uma peruca e concluir o tratamento de quimioterapia me deixa muito feliz. Quero agradecer a todos que fizeram parte desse momento tão importante, em especial minha família, Dr. Gabriel e toda equipe de oncologia do Hospital Primavera”, concluiu.
O Ministério Público do Estado de Sergipe, através da 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, vem recebendo, desde o último sábado, 22, reclamações sobre o evento ‘Samba Sergipe’, realizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Os registros são atribuídos, principalmente, à poluição sonora e perturbação de sossego.
Diante das recorrentes reclamações neste sentido, o MPSE ajuizou Ação Civil Pública (ACP) n. 202311200702, com a finalidade de serem estabelecidas limitações administrativas, zoneamento ambiental e área de urbanização restrita e a declaração do processo de inconstitucionalização do art. 159, III, do Plano Diretor e de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU), que consagra o uso misto entre residências e outras atividades no funcionamento de bares e restaurantes e na realização de eventos no Município de Aracaju. Na mesma Promotoria de Justiça em questão, há dezenas de procedimentos administrativos para apuração de poluição sonora/perturbação do sossego.
A 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão observa que o PDDU é do ano 2000 e não está atualizado, o que permite a realização de eventos e abertura de estabelecimentos comerciais sem as limitações administrativas necessárias para assegurar o bem-estar coletivo, tal como a imposição de horário de funcionamento.
Na ACP, o MP de Sergipe requer tutela provisória de urgência liminar e de tutela de evidência com o objetivo de suspender imediatamente as atividades e serviços prestados por bares, restaurantes e empreendimentos similares, que utilizem equipamentos sonoros e produzam sons ou ruídos de quaisquer espécies que tenham sido notificados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e não tenham nenhum processo de licenciamento ambiental ou processo de dispensa de licença ambiental em trâmite ou que estejam em operação a mais de 30 dias, entre outras providências.
Ainda no epicentro da discussão, o Promotor de Justiça Eduardo Matos, titular da 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, participou de sessão na Câmara Municipal de Aracaju explicando o teor da Ação Civil Pública (ACP) e demonstrando o estado de coisas inconstitucional (ECI) da fiscalização do funcionamento de bares e restaurantes e de eventos no Município de Aracaju que permite uma sistemática perpetuação de um estado de fato relacionado à poluição sonora/perturbação do sossego. Compreendendo a gravidade dos fatos, os vereadores sugeriram a formação de uma comissão para elaboração de um protocolo com limites para eventos e estabelecimentos comerciais que emitem ruídos.
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
INFONET