Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, maio 23, 2023

Luiz Eduardo Costa e os abalos sísmicos no TCE de Sergipe

  em 23 maio, 2023 4:03

            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O ilustre e bem informado jornalista Luiz Eduardo Costa escreveu em seu blog, na última sexta-feira, 19/05, sobre o escabroso, e ainda encoberto por muitos, caso das compras do TCE/SE. O título do escândalo foi relatado como: “ALGUNS ABALOS SÍSMICOS NA CENA PÚBLICA SERGIPANA”. E penetrou com firmeza no lamaçal na Corte de Contas de Sergipe, que providencialmente foi interrompido pelo correto e cuidadoso Presidente, Conselheiro Flávio Conceição.

PUBLICIDADE

Diz o blog de Luiz: “Abalos” foram registrados na Assembleia Legislativa e também no Tribunal de Contas, uma instituição onde se imaginaria que, pela sua própria estrutura, estaria a salvo desse tipo de ocorrências; ……. e segue utilizando a metáfora do tremor de terra, completando-a para incluir a Escala de Richter, ….daríamos, segundo Luiz Eduardo, um 4 ao caso do TC, enquanto o acontecido na Assembleia ficaria na casa dos 3 (se referiu ao líder do governo, Cristiano Cavalcante, que jogou dinheiro para uma multidão em Ilha das Flores e que pediu desculpas publicamente dizendo que a intenção não foi humilhar ninguém). No artigo, Luiz Eduardo também classificou de um abalo de grau 3 a situação política em Itabaiana.

Retornando ao TCE, e ao “Abalo Sísmico” relatado pelo brilhante jornalista que assevera que: “lá, embora ainda envolvido nas sete chaves convencionais para episódios que abalam reputações, teria havido uma série de esquisitas compras, muito bem faturadas no gabinete da conselheira Angélica Guimarães. O prestigiado assessor e mais outro de menor quilate seriam responsáveis pela estratosférica ida às compras”. E continua avisando que o presidente do TC, Conselheiro Flávio Conceição, tomou a única medida asséptica que se fazia urgente e imprescindível, exonerando os dois compristas e remetendo o caso à apreciação do Ministério Público”. E conclui: “Isso desagradou profundamente a conselheira Angélica Guimarães, e fez Edvan Amorim atribuir o fato a mais uma “perseguição” que estaria sofrendo”.

Este jornalista, pergunta: qual o porquê da Conselheira Angélica Guimarães não ter gostado da atitude acertada, responsável e cuidadosa com os recursos públicos, adotada pelo Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Flávio Conceição?

Nos corredores do TCE o silêncio é ensurdecedor …. Maximizando o chefe traquino e ligeiro e o rei do baião tupiniquim eram homens ideais para cumprir ordem e agiram muito bem protegidos? É a pergunta que os servidores do TCE fazem e que o MPE terá que descobrir.

 

Presidente da Alese recebe visita do ministro Luis Felipe Salomão O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF) Luis Felipe Salomão visitou o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), nesta segunda-feira (22). Ele está em Sergipe participando de uma inspeção ordinária nos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e das serventias extrajudiciais do Estado, com o objetivo de apurar fatos relacionados ao funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares.

Sugestões da Alese “Nós começamos uma correição aqui, visitamos o Poder Judiciário, conversamos com o governador e agora estamos aqui na Casa do Povo – fomos muito bem recebidos pelo presidente – para trocar impressões sobre o funcionamento do Poder Judiciário, ouvir sugestões da Assembleia Legislativa e entender como está funcionando, mas a proposta é uma só: a melhoria dos serviços e a qualidade da prestação da jurisdição, fazendo com que o Judiciário possa atender melhor a sociedade de Sergipe, que nos acolheu muito bem”, ressalta o corregedor nacional de Justiça Luis Felipe, acrescentando esperar trocar as informações e contribuir para que o trabalho que já é bom, continue ainda melhor.

Colaboração da Alese “O ministro Luis Felipe Salomão veio a trabalho, mas fez questão de visitar o Poder Executivo e o Poder Legislativo. A gente fica muito feliz com essa visita e a Assembleia se sente lisonjeada. Conversamos sobre vários assuntos pertinentes ao Judiciário, à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado. A gente também deixou a Assembleia à sua disposição, quanto de toda a equipe que ficará a semana toda aqui em Sergipe e o que precisar logisticamente do apoio da Assembleia Legislativa, estamos aqui para ajudar e que façam um bom proveito dessa visita aqui no nosso estado”, destaca.

Presenças Luis Felipe Salomão visitou a Presidência da Alese, acompanhado pelo desembargador Fábio Uchôa. Na ocasião o presidente Jeferson Andrade e o subsecretário-geral da Mesa Diretora, Igor Albuquerque presentearam o ministro e o desembargador com medalhas da Assembleia Legislativa e catálogos que retratam as riquezas de Sergipe.

Alessandro e Juca O município de Laranjeiras deve receber cerca de R$ 2,5 milhões em investimentos através do mandato do senador Alessandro Vieira (PSDB/SE). Segundo o prefeito José Araújo (Juca), esses recursos serão aplicados em melhorias na infraestrutura e geração de emprego. Juca e Alessandro estiveram reunidos ontem, 22, no gabinete do parlamentar.

Compromisso Alessandro também reforçou a disponibilidade do seu mandato à disposição da gestão municipal, intermediando demandas nos ministérios e órgãos do governo federal. “Já tenho reconhecido o trabalho do senador em prol de Laranjeiras, e hoje reafirmamos esse compromisso. Tenho certeza que teremos muitos benefícios a partir de futuras parcerias entre a prefeitura e o mandato de Alessandro Vieira em Brasília”, destacou Juca.

Deputada Yandra Moura viabiliza maquinários para municípios sergipanos através da Codevasf A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, viabilizou através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe maquinários, veículos e obras para municípios sergipanos.

Entrega Os equipamentos foram entregues aos gestores municipais durante evento na sede da Codevasf, em Aracaju ontem (22). “Como deputada municipalista, tenho trabalhado de forma incansável para ajudar a fortalecer os municípios sergipanos e hoje tive a satisfação de participar de um ato que foi resultado desse trabalho, entregando maquinários conquistados através da nossa intercessão junto à companhia”, afirmou a deputada.

Termos de doação Na solenidade foram assinados termos de doação de retroescavadeiras, motoniveladoras (Patrol), escavadeira hidráulica e veículos tipo pick-ups. “Esse foi um pedido que recebi dos prefeitos municipais e conseguimos viabilizar, tenho certeza de que estas máquinas ajudarão bastante no dia a dia”, comemorou Yandra.

Ex-aluna do Atheneu Sergipense tem projeto de lei aprovado no Senado Federal A ex-aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Giulia Oliveira Pardo, teve o projeto de lei escrito por ela aprovado no Senado Federal, por meio da Comissão de Constituição e Justiça. O Projeto de Lei nº 2641/2019 estabelece requisitos mínimos para a compra de equipamentos usados em procedimentos diagnósticos ou terapêuticos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O próximo passo é tramitar na Câmara dos Deputados, a fim de que seja apreciado pelo presidente da República.

Parlamento Jovem Brasileiro Egressa do Atheneu Sergipense, em 2016 Giulia Pardo começou a se destacar quando foi escolhida para representar Sergipe no Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Foi a primeira vez que ela apresentou seu projeto de lei na Câmara dos Deputados, juntamente com outros 77 jovens de todo o país. Na ocasião, ela defendeu que todos os equipamentos adquiridos para realização de exames no Sistema Único de Saúde (SUS) devem ter o processo de licitação finalizado em até 90 dias, após a sua compra, para futuros reparos e manutenções. A aluna contou na época com o auxílio e orientação do professor de Filosofia do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Denilson Melo.

 Usuários do SUS A jovem conta que a aprovação desse projeto pode melhorar a vida de muitos usuários do Sistema Único de Saúde. “Ter a aprovação do projeto no Senado foi uma felicidade sem tamanho, porque conseguimos demonstrar e comprovar sua importância e o quanto ele pode impactar na vida de milhares de usuários do SUS. Essa aprovação é um grande passo, e tenho certeza de que vamos conquistar essa aprovação também na Câmara”, relata.

Incentivo O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, define a aprovação do PL como um incentivo para que outros alunos, e jovens no geral, engajem e participem em programas e projetos que incentivam o protagonismo, a política e a formação cidadã. “Precisamos de jovens que cada vez mais entendam o papel na sociedade. Giulia Pardo é um exemplo que começou escrevendo não somente o futuro dela, mas pensando no coletivo, na população, na mudança social. Parabenizo a todos os envolvidos nesse projeto com a certeza de que novos estudantes da rede pública também surgirão”, destacou Sobral.

Educação pública O senador Alessandro Vieira (Cidadania/ SE) foi o responsável por apresentar o projeto no Senado Federal, que teve como relator o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). O PL foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, bem como no plenário da casa. O PL necessita de um deputado relator para tramitar na Câmara dos Deputados, na condição de órgão revisor. Caso este o modifique, a proposição retorna ao Senado. Como é um Projeto de Lei, deverá ser aprovado ou rejeitado também na Câmara dos Deputados por maioria simples. Depois passará por apreciação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que decide se veta ou sanciona a lei.

E-Cidadania O Projeto de Lei escrito por Giulia Pardo como todos os outros PLs ficou aberto para consulta pública disponibilizada no E-cidadania. Nessa ferramenta popular é possível que a sociedade tenha voto direto nos projetos de lei. Todos os projetos e demais proposições que tramitam no Senado ficam abertos para receber opiniões desde o início até o final de sua tramitação.

Propósito Os senadores tomam conhecimento do desempenho dos projetos, pois, além de os dados serem públicos, as manifestações são comunicadas periodicamente aos gabinetes parlamentares. A votação proporcionada pela consulta pública não vincula votos ou opiniões dos senadores. Ela tem o propósito de sinalizar a opinião do público que participou da consulta, de modo a contribuir com a formação de opinião de cada senador.

INFONET

Em destaque

Discurso de Posse de Trump ( DUBLADO EM PORTUGUÊS ) - BIDEN DEIXA MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS SEM TETO - Putin e Xi Jinping fazem reunião e muito mais....

  LEIA MAIS NOTÍCIAS AQUI:  https://www. assbrasiljornalistas.org/ Putin e Xi Jinping discutem fortalecimento do BRICS e possíveis contatos ...

Mais visitadas