Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, dezembro 25, 2019

Era só o que faltava! Governo tem projeto para socorrer bancos em dificuldades


Resultado de imagem para paulo guedes charges
Charge do Nani (nanihumor.com)
Pedro do Coutto
Reportagem de Renata Vieira, Leo Branco e Gabriel Martins, em O Globo de terça-feira, revela que o governo encaminhou projeto de lei ao Congresso buscando autorização para usar recursos públicos do Tesouro para socorrer bancos em dificuldade financeira. O fato acentua uma surpresa uma vez que o Palácio do Planalto propõe-se a realizar uma ação estatal em contraste com a política de liberalismo econômico adotada pelo governo, tendo à frente o ministro Paulo Guedes. No caso, ressalta-se, portanto, uma contradição.
A iniciativa mobiliza o fundo garantidor de crédito objeto da injeção financeira, movimentando recurso do Tesouro. A mão de tigre do mercado desta vez não tem como objetivo reduzir o déficit da Previdência Social, mas salvar órgãos financeiros particulares.
CONTRADIÇÃO – A matéria não especifica quais bancos que estão necessitando de socorro, mas certamente não se trata de uma lista liderada pelo Itaú, Bradesco E Santander. Estes apresentaram grandes lucros nos três primeiros trimestres do ano e, é claro, vão fechar dezembro com lucros ainda maiores.
À primeira vista, não se compreende a perspectiva de socorro, sobretudo porque esta iniciativa choca-se com o programa de privatizações do governo Bolsonaro, que inclui Furnas, Eletrobrás e os Correios, principalmente.
Quer dizer: o governo planeja vender um grupo bastante amplo de empresas estatais e, ao mesmo tempo, tornar-se provedor de recursos do Estado para grupos particulares.
HAVERÁ REAÇÃO? – O Congresso vai apreciar a mensagem, cuja tramitação encontrará obstáculos. O chefe do Departamento de Ação Saneadora do Banco Central, Climério Leite Pereira, diz que a medida volta-se para reduzir os impactos e evitar uma crise no sistema financeiro. Há necessidade de um levantamento pormenorizado da situação desses bancos e, em primeiro lugar, conhecer a lista dos que estão necessitando suporte financeiro e que assim encontram-se expostos a impactos econômicos.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defende o projeto. Tudo bem, mas onde fica o princípio político básico do governo de reforçar o liberalismo econômico. Com a iniciativa o Ministério da Economia contradiz seu próprio pensamento liberal.

Em destaque

Lula entrou numa rota fiscal insustentável e vai atrair crise política

Publicado em 24 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) William Waac...

Mais visitadas