Fernanda Chagas
Quando o assunto é índice de rejeição, Souto é quem tem o maior índice (20%), seguido de Wagner (12%) e Geddel Vieira Lima (9%). No Estado, 16% dos eleitores não responderam ou não sabem em quem votar para governador, ante 19% registrados em julho. Brancos e nulos chegam a 6%. Os outros candidatos – Bassuma (PV), Marcos Mendes (PSOL), Professor Carlos (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) – não chegaram a 1% dos votos cada.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Wagner é citado por 27% dos eleitores, contra 10% de Paulo Souto e 4% de Geddel.
A pesquisa aponta ainda que 36% dos entrevistados afirmam que com certeza votariam no candidato a governador apoiado pelo presidente Lula, cujo governo é bem avaliado (ótimo ou bom) por 89% da população baiana. Outros 40% dos eleitores dizem que poderiam votar no candidato apoiado por Lula, dependendo do nome do postulante. Apenas 1% dos entrevistados dizem que a gestão de Lula na Presidência é ruim.
O governo Wagner é bem avaliado por 46% dos entrevistados. O Vox Populi apurou também que 18% dos baianos preferem que o próximo governador continue com todas as políticas da atual gestão. Quase metade (48%) dos entrevistados, porém, diz defender “algumas mudanças”, desde que seja mantida a maioria dos projetos. A amostragem ouviu 800 eleitores entre os dias 7 e 10 de agosto e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 28.602/10.
César e Pinheiro à frente
Na corrida para o Senado, César Borges, candidato do PR, segue como favorito para se reeleger. Ele subiu de 29% para 35% das intenções de voto, quase dez pontos a mais que o segundo colocado, Walter Pinheiro (que tem 27% das preferências).
A candidata Lídice, do PSB, oscilou um ponto para baixo e agora soma 17%. Os candidatos do DEM, José Ronaldo e José Carlos Aleluia, têm 10% e 5% das intenções de voto, respectivamente. O Vox Populi mostra, no entanto, que quase metade dos eleitores ainda não decidiu em quem votar para o Senado na Bahia.
São 47% de eleitores indecisos (ou que não responderam ao questionário) e outros 11% que afirmam ter a intenção de votar em branco ou nulo. Na pesquisa espontânea, José Ronaldo é o candidato mais citado, com 4% das menções – nada menos do que 92% dos eleitores não sabem ou não responderam a pesquisa sem ver a lista de candidatos.
Na estimulada, César Borges é o favorito para receber o primeiro voto (27%), seguido por Walter Pinheiro (17%). Pinheiro, por sua vez, é mais citado como segunda opção de voto (10%), contra 9% de Lídice e 8% de César Borges. (FC) no Senado
Fonte: Tribuna da Bahia