Os trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia ainda nem se iniciaram em 2025, e as próximas eleições para o Senado Federal só acontecerão em 2026. No entanto, as tratativas a respeito da presidência da Casa Legislativa e os debates sobre a chapa governista na disputa pelo Senado já foram iniciadas e aquecem a política baiana neste começo de ano.
Isso porque a briga pelos dois cargos têm acirrado e ocasionado problemas na relação do PT com PSD, dois partidos políticos, que historicamente caminham juntos na Bahia, mas que agora lutam por seus próprios interesses. Entre os protagonistas desse enredo que tem se estendido desde o final do ano passado, aparecem os nomes do atual presidente da AL-BA, Adolfo Menezes, que busca reeleição, além dos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Ivana Bastos, entre outras lideranças.
Na outra ponta, e causando um verdadeiro alvoroço no grupo político, o senador Angelo Coronel do PSD, que quer fazer parte da composição da chapa governista na candidatura ao Senado junto com Jaques Wagner. Outro nome deste roteiro, que apoia a saída de Coronel desta chapa, é o ministro Rui Costa, que com Wagner e Jerônimo Rodrigues, almeja encabeçar a tão sonhada chapa com 3 governadores, e candidaturas 100% petistas. É isso que o Terceiro Turno desta semana discute.
Com edição de Igor Barreto, o podcast está disponível no nosso site todas as sextas-feiras, sempre às 8h10, e nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox e TuneIn.