Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, outubro 20, 2023

Banca do Careca na Praça da Catedral: Patrimônio cultural de Aracaju

 em 20 out, 2023 4:00

  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Ao longo dos anos, muitos espaços e imóveis de Aracaju foram destruídos em nome de uma modernidade que não preza pela manutenção do patrimônio histórico e cultural. Um bom exemplo foram os casarões da Avenida Barão de Maruim e da chamada “rua da Frente” do Rio Sergipe. Pouquíssimos sobraram.

Para quem não conhece a história, a Banca do Careca, localizada ao lado da Catedral Metropolitana, foi um ponto de encontro de pessoas que tinham um pensamento de uma sociedade justa e igualitária, principalmente durante o período da ditadura militar.

Os livros da história política de Sergipe contam as prisões, as torturas e as mortes de cidadãos que lutaram contra a ditadura militar. Entre eles, Gervásio dos Santos, o Careca. A história da banca surgiu por uma questão de sobrevivência, já que o Careca não teve opção a não ser vender jornais para colocar comida para seus familiares, quando foi preso na ditadura militar e perdeu o emprego nos Correios.

A banca tornou-se uma das mais movimentadas de Aracaju, reunindo intelectuais e defensores da democracia, e um ponto de referência em defesa da democracia nas décadas de 70 a 90. Depois continuou como ponto de encontro e debates sobre a política sergipana até 2020. Com a pandemia, os netos não tiveram como reabrir a banca que é uma representatividade de uma geração que foi brutalmente perseguida por defender a democracia e a liberdade de expressão.

A banca de revista do Careca irá reabrir no dia 1 de dezembro, exatamente quando completará 28 anos da morte de Careca. A banca será reaberta pelo neto de Careca, o psicólogo Max Prejuízo, que transformará num espaço para salvar vidas, com o clube de doador de sangue Edite Maria Santos Prejuízo, cujo objetivo é a captação de pessoas para doarem sangue. Na banca, as pessoas farão seu cadastro para se colocarem à disposição para quando necessário doar sangue. Esse cadastro será essencial, principalmente para quem possui o fator RH negativo, por conta da dificuldade de identificar doadores.

Além do Clube de Doador, a banca, tornando-se patrimônio cultural, poderá ter, mesmo no pequeno espaço, uma exposição com a história da banca do Careca, com fotos, textos e livros que confirmam a importância histórica da mesma num período no qual a democracia e a liberdade de expressão foram tolhidas no Brasil.

Este jornalista foi forjado numa família que conviveu com essa perseguição: avô, pai e tios. Por isso, na década de 80, teve o prazer de conhecer muitos destes homens que forjaram a história de luta, como Lídio da Cocada, Manoel Vicente, José Nunes, Agonalto Pacheco, Burguesia, Antônio Bittencourt e muitos outros.

Aliás, o vereador professor Bittencourt deveria ser o autor deste projeto de lei para tornar a Banca do Careca patrimônio cultural de Aracaju. Em casa, ele tem no pai um cidadão que encarna essa geração que foi perseguida e lutou pela democracia.

Transformar a Banca do Careca em Patrimônio Cultural de Aracaju é fazer Justiça com a história de uma geração de heróis, muitos deles anônimos até hoje.

 

Ecopontos: modernidade para retirada de resíduos sólidos das ruas Após a publicação de uma reclamação de um leitor sobre a instalação de um Ecoponto no Bairro Farolândia, cobrando espaços públicos para áreas de lazer, o blog foi em busca de mais detalhes sobre o Ecoponto que está sendo instalado no Bairro Farolândia.

 Modernidade em várias capitais Um dos entusiatas da instalação dos Ecopontos é o promotor Eduardo Matos, do Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE), que atua na área ambiental. Dr. Eduardo deu dados importantes mostrando que essa modernidade de retirada de resíduos sólidos das ruas vem sendo utilizada nas cidades que têm uma política urbana correta. Citou várias países e capitais e cidades grandes do Brasil, como São Paulo, Maceió, Curitiba, Gramado, entre outras. Em Aracaju já foram instalados 6 ecopontos nos Bairros Coroa do Meio, Industrial, Ponto Novo, Inácio Barbosa, 17 de março e Santos Dumont. A média de retirada de toneladas por mês é de cerca de 100 em cada um, com excessão do 17 de Março e Santos Dumont.

Em Aracaju disponível em alguns bairros A Prefeitura agora que instalar o Ecoponto do Bairro Farolândia e outro no Bairro Jardins. Segundo informações, alguns síndicos de condomínios no Bairro Jardins estão contra por pura ignorância, indo de encontro a defesa do meio ambiente. O descarte irregular no Bairro Jardins tem uma média mensal de 100 toneladas. Já no Bairro Farolândia, a média de três meses chegou a 700 toneladas.

 Espaço na Farolândia Sobre o local escolhido pela Emsurb para o Ecoponto no Bairro Farolândia, o promotor disse que conhece. As pessoas da redondeza transformaram aquele lugar numa lixeira com casca de coco, sofá, geladeira, colchão, máquina de lavar e muito mais. “As pessoas estão reclamando, mas não ficam indignadas com o lixo jogado em espaço público”, lamentou o promotor acreditando que a população consciente vai referendar a instalação de ecopontos em vários locais de Aracaju. A finalidade do ecoponto é fazer o descarte coreto do lixo sólido, ajudando que não cause nenhum dano ao meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

Morador flagra carro de condomínio no Bairro Farolândia jogando galhos de árvores nas ruas Um morador flagrou o carro do condomínio Park Ville – foto acima – jogando os galhos de árvores nas ruas, quando deveria contratar o serviço legal e correto para o recolhimento. Não é apenas ignorância e falta de compromisso com o meio ambiente, é um desrespeito a toda vizinhança. A Prefeitura, através da SEMA e da Emsurb bem que poderia multar o condomínio para servir de exemplo, já que o blog fez a consulta e foi informado que o condomínio não poderia fazer o descarte desta forma. 

 

 

Abandonado pelo grupo de Gustinho e Hilda, vice-prefeito Fábio Frank deixa cargo de secretário à disposição Deu no O Bolo é Grande: “O vice-prefeito de Lagarto, Fábio Frank, está bastante insatisfeito com o agrupamento do deputado Gustinho Ribeiro e da prefeita Hilda Ribeiro. Tanto é que Frank deixou o cargo de secretário de Obras à disposição. De acordo com fontes da prefeitura de Lagarto, o vice não deseja mais comandar a secretaria, pois se sente abandonado pelo grupo Bole Bole, além de ter pouca autonomia na pasta e de ser criticado por outros secretários. Outro fator decisivo para a desistência do cargo de secretário foi o fato do secretário municipal de Planejamento, Igor Batata, ter ordenado o corte na entrega de combustível na Secretaria de Obras.”

 Crise no grupo E finaliza a matéria: “Além disso, a decisão de Fábio Frank veio logo após a circulação de uma foto nos grupos de WhatsApp de Lagarto, na qual ele aparece ao lado do possível candidato do ex-prefeito Valmir Monteiro para a disputa pela prefeitura de Lagarto. Como é possível concluir, o secretariado de Lagarto está imerso em desunião, refletindo todo o grupo de Gustinho, que enfrenta uma crise no final do mandato da prefeita Hilda Ribeiro.”

 

 

“Favorece a diversos aspectos da mobilidade urbana”, diz Byron sobre a regulamentação do transporte alternativo Foi votada, em regime de urgência ontem, 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), após dias de diálogos entre o Poder Legislativo e representantes da categoria, a pauta de Emenda à Lei Orgânica que inicia a regulamentação do transporte alternativo, os conhecidos táxis de lotação, na Zona Sul e na Zona de Expansão da cidade. Os representantes do transporte alternativo de Aracaju puderam acompanhar todas as discussões e a votação dentro da Casa.

 Primeiro passo Com voto favorável, o vereador Sargento Byron (Republicanos) reforçou que o assunto é uma pauta antiga, que já foi levada ao prefeito Edvaldo Nogueira e que, agora, um primeiro passo foi dado, atentando às necessidades do povo. “Precisamos entender que o transporte, quando regulamentado, servirá de complemento para toda população, favorecendo diversos aspectos da mobilidade urbana. Nosso objetivo é que o Poder Executivo estabeleça critérios para esta regulamentação através de lei própria. Estou muito confiante e honrado enquanto legislador, pois o nosso parlamento tem atuado de forma harmoniosa e independente, a favor do povo aracajuano, hoje provamos isso mais uma vez”, disse o parlamentar.

Centro Odontológico do Ipesaúde realiza ação em prol da saúde bucal infantil O Centro Odontológico do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou, na manhã da quinta-feira, 19, uma ação de prevenção e saúde bucal, voltada para as crianças atendidas na unidade. Durante a iniciativa, alusiva ao Dia das Crianças, os pacientes receberam orientações sobre saúde e prevenção, além de terem sido presenteadas com um kit escovação, composto por um creme dental com flúor e uma escova dental.

Espaço decorado No consultório da cirurgiã-dentista e odontopediatra, Ana Carolina Barreto Sales, a pequena Maria, 3 anos, foi recepcionada de forma bastante diferenciada. O espaço estava decorado com bolas coloridas e muitos brinquedos.  “Maria já é minha paciente, é super tranquila e me deixa realizar o atendimento sem reclamar e, por esse motivo, já teve uma melhora bastante significativa, desde que iniciou o tratamento no Centro. Hoje, a gente consegue ver que ela tem mais vontade de escovar e já se interessa quando o assunto é escovar e ir ao dentista”, ressaltou. Ao final da consulta, Maria recebeu da odontopediatra o seu kit de escovação.

Receptividade Para Verônica de Oliveira Santos, mãe de Maria, a ação foi muito importante. “Ela ficou bastante impressionada logo quando chegou e viu a decoração com as bolas coloridas. Essa orientação de hoje sobre como escovar foi muito relevante, porque a gente em casa acha que está fazendo da maneira correta, mas pode estar errando em alguma coisa”, afirmou. A mãe de Pedro Gabriel, 7 anos, Carla Luana de Siqueira Resende, também achou a atividade ótima e bem criativa, porque, segundo ela, conseguiu chamar a atenção das crianças. “Geralmente as crianças ficam com medo, com aquela tensão, quando vêm, para sentar na cadeira do dentista, mas com os brinquedos e a decoração com bolas coloridas elas se distraíram. O ambiente ficou lúdico e dinâmico tanto para o profissional como para a criança. Aprovei demais a iniciativa, porque deixou tudo mais alegre e colorido para eles, sem contar com a lembrancinha, que é bastante útil”, considerou.

Cuidado bucal A odontopediatra Isabela Simone Guimarães reforça a importância da iniciativa para que as crianças saibam da importância do cuidado bucal. “As crianças e os pais receberam orientações sobre escovação, o uso do flúor, a técnica de escovação, higienização e alimentação. A lembrancinha foi também focada neste grande processo preventivo, que é o creme dental com flúor e a escova dental. As crianças ficaram encantadas com as cores, o lúdico”, disse. Já a odontopediatra Adriana Souza Santos salientou que a ação também foi de prevenção e de saúde. “Além da prevenção, fizemos o acompanhamento e o tratamento das lesões e problemas que encontramos nas crianças”, revelou.

Rede Primavera promove confraternização para comemorar o Dia do Médico Diretores, coordenadores, gestores e cerca de 250 médicos da Rede Primavera estiveram reunidos na noite do dia 18/10, em uma churrascaria, para celebrar o Dia do Médico. O encontro foi em clima de animação, reencontro, bate-papo, confraternização, e um cardápio variado para todos os gostos. A animação da noite ficou por conta do DJ Henrique, que embalou a trilha sonora com músicas internacionais, pop rock, e em seguida, a Banda Insaba, trouxe o melhor do samba raiz, com uma playlist variada de grandes sucessos.

Referência O superintendente médico, Dr. Guilherme do Espírito Santo, parabenizou a iniciativa em valorizar os profissionais que são referências em cuidar e transmitir segurança aos pacientes. ” O Hospital está em um momento de crescimento, com a ampliação de leitos e os médicos são nossos verdadeiros parceiros, profissionais que têm como missão salvar vidas. Esta homenagem é extremamente merecida”, ressaltou Dr. Guilherme.

Rede O coordenador médico do setor Ultrassonografia, Dr. Yuri Rodrigues, agradeceu a iniciativa e enfatizou que essa é uma ótima oportunidade para ampliar a rede de relacionamentos, aproximar dos colegas de outras áreas e dos líderes. ” É uma ocasião não é para falar apenas em trabalho, mas também para relaxar e recarregar as energias”, concluiu.

Corpo clínico de alto nível técnico O coordenador da Cardiologia da Rede Primavera, Dr. Fabricío Anjos, também esteve presente ao evento. Segundo ele, o momento é de comemoração e satisfação em fazer parte de um corpo clínico coeso, homogêneo, de alto nível técnico, humanizado, e de um hospital de excelência, engajado em oferecer o melhor atendimento para o paciente, com segurança e qualidade. “Parabéns a cada colega médico que tem orgulho, amor e dedicação em exercer a medicina”, concluiu.

Gratidão e valorização O presidente da Rede Primavera, Dr. Wagner Bravo, agradeceu a presença de todos e mencionou que comemorar esta data é uma forma de reconhecer e valorizar os profissionais que, como sacerdotes, abraçaram essa profissão, dedicando esforços, minimizando sofrimentos, buscando o bem-estar de cada paciente. “A palavra de ordem dessa noite memorável foi gratidão ao corpo clínico da Rede Primavera, fundamental para o nosso sucesso, palavra esta sempre pronunciada junto a aqueles que estiveram presentes”.

Ortopedista sergipano realiza atualização em Miami O renomado ortopedista sergipano, Dr. Washington Batista, esteve no Centro de Pesquisa Anatômica de Miami – o Miami Anatomical Research Center (M.A.R.C. Institute), nos Estados Unidos. Com o tema “cadáver lab para tratamento da dor”, o curso proporcionou um aprimoramento da técnica minimamente invasiva para o tratamento da dor, que também já está presente no Brasil.

Ortopedista sergipano realiza atualização em Miami II “Na Flórida desfrutamos dos melhores recursos disponibilizados nesse importante centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias cirúrgicas na área médica. Eu e minha equipe vamos disponibilizar tudo que há de mais atual no mundo para o tratamento da dor, seja na área da medicina regenerativa ou rizotomia. Aracaju está na vanguarda mundial”, comemorou o médico.

 INFONET

Em destaque

Wall Street Journal diz que política trumpista é ‘a mais burra da história’

Publicado em 2 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Imprensa já perdeu a paciência com decisões de T...

Mais visitadas