Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, setembro 27, 2022

Bolsonaro & Lula: se lambuzam no mesmo mel do orçamento secreto

 em 27 set, 2022 4:02

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                                     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na reta final da campanha eleitoral, o que se vê, esta semana, é o acirramento dos ânimos. Cada um defendendo seu corrupto preferido como se algo fosse mudar neste pobre Brasil.

Bolsonaro é a pior opção.

É lógico que entre Bolsonaro e Lula é melhor ficar com o segundo, mas defender que ele foi inocente com a corrupção que existiu no governo dele ou que o Brasil vai mudar e será um paraíso, é enganar o próprio Ego de narcisista partidário. Já Bolsonaro, não é preciso escrever, jamais deveria ter sido eleito presidente; foi por culpa do antipetismo em 2018. A revolta gerou um embusteiro, um genocida que envergonha o Brasil em todo o mundo.

A questão agora é que o País recupere sua vida democrática normal, sem tensões semanais de um louco defendendo o fechamento das instituições, desacreditando as urnas eletrônicas e querendo virar um ditador.

A maioria do eleitorado quer o retorno da Paz, da recuperação da democracia no sentido mais amplo.

Agora, achar que algo vai mudar na concepção mais profunda do País, é uma idiotice. Nada vai mudar, pois os atores e atrizes são os mesmos. E as ideias são as mesmas.

Ciro está sendo lançado ao esgoto da história.

Como diz um amigo que é uma liderança petista em Sergipe e que o titular deste espaço respeita muito: “Ciro está sendo lançado ao esgoto da história”. Pura verdade, pois rasgou toda história que tinha – em 2018 este jornalista votou em Ciro Gomes no 1º turno – e, ao atacar o PT de forma generalizada, seus candidatos têm feito a Ciro um papel de força auxiliar do estrume da política.

Lula tem “Vocação” para amnésia quando quer

O Lula que no País todo critica duramente o orçamento secreto é o mesmo em que em Sergipe pede o voto para Rogério Carvalho, o padrinho que deu o voto decisivo para a aprovação do orçamento secreto. Quer incoerência maior do que essa? Por muito menos (reforma da Previdência) o PT expulsou em 2003 a senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados federais Babá (PA), João Fontes (SE) e Luciana Genro (RS). Com Rogério, apenas o PT Nacional emitiu uma nota e nada mais. Pareceu um jogo de cena, para justificar o injustificável num verdadeiro conluio partidário.

O blog tem a certeza que os muitos militantes históricos e progressistas do PT em Sergipe, para manterem a coerência, não votarão em Rogério Carvalho. Nos bastidores do PT todos sabem como é o relacionamento dele com o senador Flávio Bolsonaro e a respectiva família.

O Brasil precisa de uma reforma política de verdade ou nada vai mudar.

Este espaço continuará fazendo o que sempre fez: opinando. Não é o senhor da verdade, mas apenas busca auxiliar no processo de discussão e fortalecimento da democracia. Nada mais!

 

 

 

 

 

 Detran/SE: pagamento em exame médico apenas em dinheiro deveria ser investigação do MPE, MPF, Receita Federal e da PF. Qual o motivo? Na “Clinica do Motorista” (Bairro Salgado Filho)  ontem, 26, 14 clientes em quase 40 minutos. R$ 110,00 em espécie de cada. Como deve ser a declaração de IR destes médicos?   Qual agente fiscalizador que acabará com esta vergonha?

Amigos nas equipes de campanhas O titular deste espaço tem amigos trabalhando nas equipes de campanhas de quase todos os candidatos majoritários. Recebe muitas informações de bastidores, algumas delas, para não prejudicar os amigos que passam as informações, prefere não publicar. A campanha passa, os amigos ficam.

O protagonismo de Érica Mitidieri na campanha de Fábio Um deles, que não pediu segredo, disse que chama a atenção não apenas a desenvoltura, mas o protagonismo conquistado por Érica Mitidieri, na campanha do marido, Fábio Mitidieri. Segundo o informante, Érica é simples, tem carisma e determinação no que faz sem imposição, mas mostrando a importância das mulheres na campanha e a defesa de um espaço feminino num futuro governo com políticas públicas fortes para as mulheres. 

O protagonismo de Érica Mitidieri II Ele deu como exemplo o movimento “Elas com Fábio” organizado por Érica Mitidieri que ganhou corpo e hoje agrega mulheres por todo o Estado.  Segundo ele Érica não gosta muito dos holofotes, mas de estar na linha de frente, nos bairros e povoados levando a mensagem para as mulheres. Só para lembrar: os últimos dois governadores, Jackson e Belivaldo não tiveram primeiras-damas. A última primeira-dama foi Eliane Aquino, hoje viúva do professor Déda, vice-governadora e candidata a deputada federal.

Atenção Procuradoria Eleitoral: moradores do conjunto Medici, em AJU, importunados com show com som ensurdecedor em praça pública até meia-noite onde cantor pediu votos para o candidato a federal Luiz Roberto. Pode isso Arnaldo? De alguns moradores: “Ontem, no conjunto Medici teve uma festa na praça Nivaldo Menezes, localizada no Medici I, que teve início por volta das 17h, e somente encerrou a meia noite. Absurdo! O barulho ensurdecedor, na rua que moro a maioria idosos e outro vizinho acamados, infelizmente pela mesma doença (Alzheimer). Soubemos do vizinho que ligou para o Ciosp, mas sem sucesso. O cantor falava do apoio da Guarda Municipal e patrocínio da festa, acredito do candidato a deputado federal, Luiz Roberto (presidente agora afastado da Emsurb). Como pode uma festa até tarde em pleno domingo, muito desrespeito.”

Audiência Pública sobre “A regularização fundiária de Aracaju” Na última sexta-feira (23), o vereador Ricardo Vasconcelos realizou uma Audiência Pública sobre “A regularização fundiária urbana no município de Aracaju”, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. O evento tem como objetivo demonstrar a importância do tema para o Município de Aracaju, através da regularização de áreas precárias, com a emissão dos títulos de propriedade, garantindo, assim, o direito à moradia, à qualidade e sustentabilidade urbana e ambiental, da cidade de Aracaju, situação esta que vai contribuir para o progresso da nossa cidade. 

Urgência A Regularização Fundiária compreende a inserção legal, urbanística e social dos moradores à cidade. Na ocasião o vereador Ricardo Vasconcelos destacou a importância dessa discussão. “Estamos realizando essa audiência pública pois acreditamos na necessidade urgente de uma regularização fundiária que traga desenvolvimento para o nosso município e melhore a qualidade de vida do nosso povo, para que a gente possa nos próximos anos ter uma Aracaju muito melhor e que volte a ser a capital da qualidade de vida”, afirmou Ricardo.

Garantia e segurança O vereador ainda pontuou que a regularização além de tratar da questão de moradia, ainda confere maior segurança financeira para famílias que não encontram portas abertas para financiamentos, “ Precisamos dar condições para aquelas pessoas que matam um leão por dia para vencer na vida, pessoas que tentam vencer na vida de forma digna e honesta, mas que não encontram crédito quando vão bater na porta de uma instituição financeira, não encontram apoio do poder público para empreender e a gente enxerga a questão da regularização fundiária como uma saída para aqueles que poderão dar a sua propriedade como uma garantia e, possivelmente, começar a seguir sua vida através do trabalho”, destacou Vasconcelos. 

País sem escrituras Durante a audiência o  procurador do Estado, Dr. Pedro Dias de Araújo Júnior, que compôs a mesa, falou sobre a realidade de Aracaju e do país em geral com relação a regularização fundiária, “ O Brasil é um pais praticamente sem escrituras, 50% dos imóveis do país não têm registro imobiliário e aqui em Aracaju seguimos com essa análise em que mais de 60% dos imóveis estão irregulares, isso é uma grande camisa de força, pois quando estamos falando de regularização fundiária não estamos falando apenas de uma questão social, eu destaco que a ausência de regularização fundiária traz problemas em série, inclusive na parte econômica e na parte da segurança pública”, explanou o procurador.

Posição SPU Dando sequência, o coordenador do SPU (Secretaria do Patrimônio da União), Nielson Torres Neves de Carvalho, falou sobre os bens da União e sobre o melhor caminho das Reurbs em terrenos da União, “ A Reurb não precisa somente ser de caráter social, mas também de caráter econômico em que a União proprietária do terreno irá vender esse terreno  através de vários instrumentos de destinação e dentro de inúmeras maneiras, o melhor instrumento  de se fazer a Reurb, eu posso afirmar que a melhor é sem dúvida a regularização fundiária, em que o domínio pleno do imóvel vai para o beneficiário”, ratificou Nelson Torres.

Presenças Também estiveram presentes no evento, compondo a mesa o vereador Eduardo Lima e o vereador Breno Garibalde que fizeram o uso da palavra e destacaram a importância da audiência que amplia as discussões sobre o tema da regularização fundiária que traz segurança para população, que passa a ter, juridicamente, direito sobre o imóvel em que vive.  Além das autoridades presentes, o evento contou coma presença de representantes de comunidades como Coqueiral, Soledade, São Conrado, Zona de Expansão e do quilombo da Maloca, localizado no município de Aracaju.

Aracaju: Prefeitura pagará salários dos servidores nesta quinta-feira, dia 29 O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o pagamento dos salários dos servidores municipais, referente ao mês de setembro. Através de suas redes sociais, o gestor informou que todos os trabalhadores ativos e inativos, da administração direta e indireta, terão os vencimentos creditados em conta nesta quinta-feira, 29, ao longo do dia. Na data, também será paga a primeira parcela do décimo terceiro salário aos que aniversariam nos meses de novembro e dezembro. Com o pagamento, a gestão municipal injetará mais de R$ 100 milhões na economia local.

Compromisso sendo honrado “Trago aquela boa notícia, tão aguardada pelos servidores. Pagaremos os salários de todos os trabalhadores da Prefeitura na próxima quinta-feira, dia 29, ao longo dia. Além disso, também será paga a primeira parcela do décimo terceiro para quem completa idade nova nos meses de novembro e dezembro. São cinco anos e nove meses honrando esse compromisso firmado com os trabalhadores de Aracaju, que tanto nos ajudam nesta tarefa diária de conduzir a cidade”, destacou o prefeito.

Compromisso sendo honrado II O pagamento do salário em dia tem sido um compromisso que a gestão de Edvaldo honra com os trabalhadores da Prefeitura de Aracaju desde janeiro de 2017, primeiro mês do seu mandato anterior. Além disso, a administração tem mantido o pagamento antecipado da primeira parcela do décimo terceiro salário e férias, assim como tem realizado o pagamento de direitos e benefícios, que estavam suspensos.

UTILIDADE PÚBLICA/ELEITORAL

Assédio eleitoral é crime; folheto das centrais orienta trabalhador a denunciar Nove centrais sindicais estão distribuindo um folheto sobre assédio ou coação eleitoral, explicando que a prática é um crime previsto na legislação brasileira, e dando informações sobre como e onde os trabalhadores e trabalhadoras podem denunciar.

“Liberdade eleitoral, eleição 2022: Coação Eleitoral é crime”  É o título do panfleto, que começa dizendo que “os patrões que ameaçam demitir quem não votar no candidato que atende seus interesses, ou os que querem obrigar os trabalhadores e trabalhadoras a não votar no candidato comprometido com a pauta da classe trabalhadora, estão cometendo crime eleitoral”.

Exemplo Esse foi o caso da ruralista baiana que divulgou vídeo estimulando os colegas empresários do agronegócio do oeste do estado a demitir ‘sem dó’ os trabalhadores que tivessem revelada a intenção de votar no ex-presidente Lula (PT). Essa semana, ela assinou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e terá de se retratar, reconhecendo que errou ao praticar assédio eleitoral.

Retratação pública Para se livrar de uma ação judicial, Roseli Vitória Martelli D’Agostini Lins se comprometeu a fazer uma retratação pública e custear uma campanha de esclarecimento sobre esse tipo de assédio e ainda a não praticar qualquer outro ato de incitação ao assédio eleitoral. Se descumprir poderá pagar multas de R$ 20 mil por cada item descumprido.

Procure o sindicato ou o MPT e denuncie sem medo O trabalhador que for vítima de crimes como esse praticado pela empresária baiana, deve procurar o sindicato da categoria ou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para denunciar, orienta o folheto das centrais. E quem estiver preocupado com retaliações, pode ficar tranquilo: a denúncia pode ser anônima. O trabalhador não precisa se identificar, diz o folheto.

Somos a maioria e exigimos respeito “Somos a maioria do eleitorado brasileiro e podemos decidir a eleição no dia 2 de outubro elegendo o novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais que elaborem projetos, leis e medidas econômicas, trabalhistas, sociais e previdenciárias favoráveis à classe trabalhadora e à maioria do povo”, segue o texto. “Alguns patrões temem perder privilégios e também não querem que o trabalhador conquiste direitos. Por isso, ameaçam para que mudemos o voto”, diz o panfleto.

Punições O panfleto também lista as punições aos patrões que praticarem assédio político-eleitoral, entre elas, a condenação por danos morais coletivos ou danos individuais aos trabalhadores vitimados e multas diárias. O responsável pelo assédio eleitoral também poderá ser punido, seja ele o patrão ou algum chefe, inclusive criminalmente. Assinam o panfleto: CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, CSP Conlutas, NCST, Pública (Central dos Servidores) e Intersindical (Central da Classe Trabalhadora).                          

Clique e leia a íntegra do folheto: https://www.cut.org.br/acao/coacao-eleitoral-e-crime-liberdade-eleitoral-2022-5b5a

INFONET

Em destaque

Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas

  Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas domingo, 12/01/2025 - 18h40 Por Redação Foto: Divulgação Pelo menos três...

Mais visitadas