Publicado em 22 de setembro de 2022 por Tribuna da Internet
![](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2022/09/15/166327471163238ed74a257_1663274711_3x2_md.jpg)
Marina Silva não queria assunto com Lula, mas teve de ceder
Deu no Painel da Folha
Aliados da ex-ministra Marina Silva (Rede) avaliam que a reaproximação com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não beneficia apenas o ex-presidente. Eles apostam em um impulso na candidatura dela após a declaração de apoio ao petista, por associação.
Pesquisas internas mostram a ambientalista em terceiro lugar entre os candidatos a deputado federal na nominata da federação entre Rede e PSOL no estado. Aparecem na frente o líder do MTST Guilherme Boulos e a deputada Luiza Erundina, ambos do PSOL.
APOIO A LULA – Marina oficializou na segunda-feira (12) o seu apoio a Lula, após uma intensa campanha de aliados de ambos. Na ocasião, afirmou acreditar que o petista é quem reúne melhores condições para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) neste ano.
Ainda assim, a forma com o anúncio aconteceu surpreendeu até mesmo os interlocutores mais próximos. Alguns de seus conselheiros souberam do encontro que antecedeu o anúncio pelas redes sociais de Lula.
A principal bandeira da ex-ministra, citada como modelo por ela, é a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear. O órgão, criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), é uma rara medida da atual gestão elogiada por cientistas. A ex-ministra quer que sirva de parâmetro para criar uma agência que monitore a emissão de gases de efeito estufa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Marina Silva luta desesperadamente para salvar seu partido, Rede Sustentabilidade, que entrou em decadência e corre risco de desaparecer. Para evitar a extinção da legenda, teve de fazer uma federação com o PSOL e acabou tendo de se recompor com Lula. Marina sabe quem é Lula, resistiu o quanto pôde, mas enfim cedeu, na reta final da eleição. (C.N.)