Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Uma reflexão que está sintonizada com muitos brasileiros neste momento. A questão não é que Lula seja a solução, mas a racionalidade para retirar do cargo um presidente embusteiro que tem uma rejeição altíssima e que não representa a maioria dos brasileiros.
Eliane Catanhede, no jornal O Estado de São Paulo:
A onda não é pró-PT.
Reta final de campanha, nervos à flor da pele, excitação e medo, mas o fato é que a vantagem do petista Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro vem desde 2018, atravessou todo o governo e se manteve bastante estável ao longo de toda a campanha de 2022. Bolsonaro moveu mundos e fundos, mas não conseguiu inverter as posições, nem mesmo ameaçar a liderança de Lula.
A dúvida na última semana é segundo turno ou não, porque dois fatores selaram o destino das eleições. O primeiro é a força indestrutível de Lula no Nordeste e entre os mais pobres e as mulheres, maiores eleitorados do País, com memória positiva dos dois mandatos de Lula. O segundo fator da desvantagem de Bolsonaro é Bolsonaro, incansável em gerar, ampliar e cristalizar uma ojeriza nacional contra ele.
Seus seguidores dizem que nunca houve um ataque tão sistemático contra um presidente. A realidade é que nunca houve um presidente tão obcecado em falar as coisas mais absurdas, agir de modo desmiolado, ameaçar a estabilidade nacional e corroer a imagem do Brasil no mundo. Ele não foi a vítima dos ataques, foi o autor. E atingiu um objetivo que nem o mais célebre marqueteiro do mundo conseguiria: esmaecer o antipetismo no País.
De nada adianta Bolsonaro consumir seus derradeiros programas de rádio e TV com o que todo mundo está careca de saber. Ninguém esqueceu o mensalão, a sanha contra a nossa Petrobras, as delações premiadas, os bilhões devolvidos aos cofres públicos e os conluios nos palácios. A questão é de prioridade.
Se a corrupção é devastadora sob qualquer ângulo, as maiores ameaças ao Brasil e aos brasileiros passaram a ser outras, ainda mais assustadoras: à democracia, à Justiça, aos direitos, à igualdade, à sobrevivência dos mais pobres e à própria vida.
É inacreditável que tantos sigam, mas é impossível que a maioria apoie quem defende tortura, milícias e armas fora de controle, crie caso com nações amigas, trate a cultura como inimiga, não tenha uma palavra para os miseráveis, negue a fome e a importância do meio ambiente, corte verbas dos programas mais essenciais para pobres e ache engraçado alguém morrendo sem ar (e assistência) na pandemia.
Em 2018, a onda anti-PT virou “antissistema” e liquidou candidatos experientes aos governos e ao Congresso para dar a vez a gente como Wilson Witzel e Daniel Silveira. Em 2022, não há uma onda pró-PT, mas uma lufada de racionalidade para uma união de forças que recupere o que foi destruído e princípios como democracia e humanidade, numa transição para o futuro. Com atenção máxima aos menores sinais de corrupção.
Profissionalismo e dedicação O Presidente do STF, ministro Luiz Fux, endereçou ofício a Presidência do TJSE, para agradecer todo o apoio prestado pelo Tribunal no biênio 2020-2022, fazendo destaque especial ao auxílio dispensado pela Diretoria de Segurança, em razão do seu “acentuado profissionalismo e dedicação”, solicitando que esse reconhecimento fosse registrado nos assentos funcionais de todos que compõem a DIRSEG.
Menos Belivaldo, menos…! O blog tem acompanhado de perto o engalfinhamento entre Eliane Aquino e Belivaldo Chagas. Nem um nem outro foram ou são líderes. Ambos sempre estiveram à sombra de alguém. Ela de Déda, ele de Valadares. Ou seja, no frigir dos ovos nenhum dos dois parece ter maior razão, mas Belivaldo parece dedicado em ser mais agressivo. A postura mais beligerante de Belivaldo soa, em alguns momentos, misógina e machista. E se tem uma coisa que o seu candidato ao Governo, Fábio Mitidieri não precisa, é de um apoiador com essas características.
Por falar em Belivaldo: qual o motivo para a aversão a Gualberto? É muito tenso o clima nos bastidores do PSD sergipano a poucos dias da eleição. Tudo por causa do comportamento do governador Belivaldo Chagas, responsável por várias desavenças e desandanças no grupo. Mesmo queimado, Belivaldo vem insistentemente pedindo aos servidores públicos que votem na delegada Katarina Feitoza para deputada federal. Com isso, trai de forma grosseira o também candidato a deputado federal Francisco Gualberto, pessoa que durante anos e em muitas ocasiões defendeu as ações do governo de Belivaldo.
Por falar em Belivaldo: qual o motivo para a aversão a Gualberto? II Aliás, Gualberto sempre defendeu o governador com unhas e dentes. Até quando Belivaldo foi candidato a uma vaga de conselheiro do TCE, foi Gualberto quem o defendeu. Mas agora o governador deu as costas para Gualberto e abraça a candidatura da delegada com fervor. Só que muita gente aposta que o tiro sairá pela culatra. Belivaldo tem mesmo este “cacife” todo? Com esse cenário, nas rodas de conversa política, os adjetivos mais comuns atribuídos a Belivaldo são ingratidão, infidelidade, deslealdade e falta de reconhecimento. Os assessores mais próximos dizem que já alertaram que este “afinco” para eleger a delegada tem causado problema até mesmo na candidatura de Mitidieri, com lideranças cobrando o mesmo “afinco” na campanha de Fábio.
Perguntar não ofende? Com tantos descredenciamentos de clínicas e hospitais a Unimed/SE sozinha tem estrutura suficiente para atender a demanda dos clientes? Não seria o caso do MPE interceder em defesa dos consumidores? Ou vai esperar o pior?
25 anos: a política de recursos hídricos em Sergipe Esse livro apresenta-se com o sonho duplo de comemorar os 25 anos das leis federal e estadual de Recursos Hídricos, bem como descrever as ações realizadas entre 1997 e 2022 para que fosse implantada e consolidada uma política de Recursos Hídricos em Sergipe. A presente obra se inicia com um capítulo que descreve a beleza das águas em Sergipe, em sequência vem os comitês, continua com os capítulos que descrevem os instrumentos preconizados na legislação para o gerenciamento das águas, na seguinte ordem: planos, sistemas de informações, enquadramento, outorga e fiscalização. O livro traz em seu bojo capítulos sobre as ações de proteção dos recursos hídricos e educação ambiental, encerrando com outra homenagem, ou seja, um texto sobre os dez anos do mestrado em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe. Organizadores: Ailton Francisco da Rocha; Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas; Antenor de Oliveira Aguiar Netto.ISBN 978-85-8413-286-7. Baixe aqui.
Medicina e arte de mãos dadas Já está em circulação o número 160 da Revista da Sociedade Medica de Sergipe – Somese, em versão impressa e digital. Neste número a capa é com o médico Lúcio Antônio Prado Dias que há décadas une a ciência da medicina com a cultura em busca de valorização e humanização dos profissionais. Na revista o presidente da Somese, o médico, Hesmoney Santa Rosa, faz um balanço dos dois anos à frente da entidade. A revista da Somese é produzida e comercializada pela Remacre Comunicação, que tem à frente o Publisher, Clóvis Remacre Munaretto, referencia no mercado publicitário de Sergipe e do Nordeste. A revista digital:Revista Somese #ed.160web
Condomínios Esse blog na semana passada sinalizou que um famoso agiota está envolvido em gestão de condomínios de luxo na região do Mosqueteiro, onde tem criado uma rede de empresas para presta serviços com autorizações de síndicos que ele ajuda a eleger nas eleições do condomínio bancando moradores que estão em atraso no REFERIDO condomínio.
Condomínios II Ontem, 25, o programa Fantástico revelou atuações de síndicos pelo Brasil que fazem dos condomínios verdadeiras melícias, nas gestões através de imposição feitas pelo síndicos. As autoridades deveriam fiscalizar essas fontes de renda dos síndicos e faturamento e despesas dos condomínios. Será que as notas fiscais emitidas de serviço são realmente notas fiscais verdadeiras?
Sérgio Reis firma compromisso de intermediar implantação de UPA 24h na Colônia Treze O candidato a deputado estadual, Sérgio Reis, do PSD, firmou o compromisso com os moradores do povoado Colônia Treze, em Lagarto, de intermediar a implantação de uma UPA 24h na região, que tanto carece do serviço médico, caso seja eleito.
Atenção à saúde “Está mais que claro que a Colônia Treze, no município de Lagarto, precisa de mais atenção em relação à saúde. E quem fala isso é o povo! Por isso mesmo firmamos compromisso de, como deputado estadual, conquistar recursos para implantar atendimento médico 24h no Treze”, disse Reis nas redes sociais.
Esquecido pelo município A obra irá beneficiar os moradores do maior povoado de Sergipe, porém esquecido pelo poder público municipal. Ademais, Sérgio Reis vem apresentando propostas pertinentes para o estado, especialmente em Lagarto, defendendo pautas como o protagonismo feminino no esporte, saúde, geração de empregos e o desenvolvimento da agricultura familiar.
“Não se faz politicagem com merenda escolar, se faz planejamento. Vou trabalhar para incluir o camarão na alimentação escolar”, diz Fábio O plano de governo do candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, vai priorizar o desenvolvimento econômico com a valorização da produção local e da agricultura familiar. Para isso, Fábio pretende investir e fortalecer a carcinicultura, promovendo a capacitação e assistência aos produtores.
Cadeia de produção A proposta também aborda o fortalecimento da cadeia de produção, incentivando a formação de cooperativas e de agroindústrias para o beneficiamento do camarão e sua casca, agregando valor ao produto. Fábio cita como exemplo o que vem sendo feito pelo prefeito de Indiaroba, que passou a comprar camarão dos produtores locais e incluiu na merenda das escolas do município.
Sensacionalismo “Enquanto a oposição faz sensacionalismo, trabalho para incluir produtos típicos de Sergipe na merenda escolar para incentivar a economia local e melhorar o valor nutricional da refeição ofertada. Não se faz politicagem com educação e com merenda, se faz planejamento. Vou trabalhar para incluir camarão na alimentação escolar”, afirma, lembrando o exemplo de Indiaroba, que compra camarão de pescadores da cidade para incluir no cardápio da merenda escolar.
Fomento a agricultura familiar Para fomentar a agricultura familiar, o plano de governo de Fábio Mitidieri também defende a promoção da assistência técnica e programas de extensão rural para pequenos produtores, que representam mais de 80% do total no setor; apoio às feiras de agricultura familiar, com a promoção de capacitação, fornecimento de insumos e inserção de benefícios sociais e aquisição de alimentos para fornecimentos aos presídios, hospitais e escolas estaduais.
Jorginho Araujo é o candidato da juventude A juventude ganha papel de destaque nas eleições da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com o candidato Jorginho Araujo, que vem apresentando uma série de propostas concretas de políticas públicas para esse público. Jorginho está recebendo declarações de grupos de jovens que o apontam como melhor opção para primeiro voto, justamente por entender que é um candidato que entende as demandas dessa parcela da população “A juventude precisa ter demandas atendidas de modo urgente. Estamos falando do futuro do nosso estado. Olhar para os jovens é olhar para hoje e para amanhã”.
Navarro crítica o poder político que abafa manifestação de mudança Ao justificar sua candidatura à Câmara Federal em entrevista ao caderno O Voto, do Cinform, o ex-diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Francisco Navarro (Podemos), afirmou que sua experiência lhe ensinou que mesmo fazendo denúncias, sugestões, fiscalizações como cidadão comum, “o poder político abafa qualquer manifestação de mudança que contrarie ou envolva o staff do poder político”.
Festa do Vaqueiro e eventos no Baixo São Francisco marcam agenda de Laércio no sábado Incentivador da cultura e das tradições regionais, o candidato ao Senado, Laércio Oliveira (PP), prestigiou no sábado, 24, a 50ª Festa do Vaqueiro do município de Porto da Folha. Laércio foi recebido pelo prefeito Miguel de Doutor Marcos, pelo vice-prefeito, Ailton de Zé Doutor, vereadores e lideranças locais. A festa reuniu centenas de vaqueiros e aboiadores de toda a Região do Alto Sertão Sergipano.
Empregos “Nosso futuro senador é Laércio Oliveira, o homem da geração de empregos. Tenho certeza que essa festa vai crescer ainda mais porque ele valoriza a Cultura. Estamos com Laércio, ele é o nome certo para representar Sergipe no Senado porque tem compromisso com o Estado e com a população”, disse o prefeito Miguel.
Cultura Quem também esteve na festa em Porto da Folha e fez questão de falar do seu apoio a Laércio foi o candidato a deputado federal pelo Progressistas, Thiago de Joaldo. “É uma alegria receber o nosso senador, ao lado de grandes amigos que são admiradores da festa e que estão engrandecendo o evento. ano que vem, Laércio como senador e Thiago de Joaldo como deputado federal, a gente vai contribuir ainda mais com esse evento da cultura do povo sertanejo”, disse.
Baixo São Francisco Após participar da Festa do Vaqueiro, Laércio seguiu em carreata pelo Baixo São Francisco. A concentração foi em Santana do São Francisco, passando por Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande, Pacatuba e Propriá. Em Pacatuba, ele acompanhou a comitiva ao lado da prefeita Manoela Martins, do candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri, do vice-governador, Zezinho Sobral, da esposa do ex-prefeito Alexandre Martins, Iara Martins, e aliados.
Baixo São Francisco II Em Japoatã, Laércio foi recebido pelo ex-vereador Rafael Almeida, pelos vereadores Arnaldinho, Zé Martins, Professor Eduardo, pelo ex-prefeito José Magno e apoiadores, que se juntaram à grande Caravana do 55 e do 111. Finalizando o dia, Laércio participou de uma caminhada em Propriá ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Samuel da Cunha, do ex-vereador Aelson Santos, vereadores Heldes e Jurandir, além dos prefeitos Cesar (Malhada dos Bois) e Mario Conserva (Muribeca) e do ex-prefeito de Cedro de São João, Neudo.
Aracaju: Prefeitura realiza reunião estratégica sobre Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2023 Representantes das diretorias financeiras e de planejamento dos órgãos que compõem a Prefeitura de Aracaju estiveram reunidos, na semana passada para traçar estratégias para a construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente ao exercício 2023. O encontro, realizado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede do Executivo Municipal.
Metodologia Durante toda a manhã, foi discutida a metodologia que será utilizada na execução do projeto, além de índices e fatos relevantes que irão abranger essa previsão, no sentido de que cada unidade possa mensurar e projetar o que vai necessitar para o ano que vem. Também foi montado um cronograma com todas as etapas a serem cumpridas até o dia 20 de novembro, prazo legal para a conclusão, no qual também está incluída a realização de audiência e consulta públicas.
Novo orçamento De acordo com o coordenador do projeto e coordenador geral de Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida, “o encontro marcou o pontapé inicial para a construção do novo orçamento que será maior no próximo exercício, inclusive, em virtude da inserção inédita das emendas positivas criadas na Câmara Municipal”, destaca.
Experiências Para a diretora financeira e de planejamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andressa Karine Vieira Araújo, esse tipo de encontro também serve para a troca de experiências entre as secretarias e, além disso, “é de suma importância para a gente que faz parte da Administração Municipal, pois é a partir dele que passamos a ter um panorama geral das necessidades e do planejamento do Executivo”, considera.
Ciclo Orçamentário Leilton explica que o ciclo orçamentário da Prefeitura de Aracaju é composto do Plano Plurianual (PPA), realizado de quatro em quatro anos, e cujo último foi realizado em 2021. Além desse, também há, anualmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que disciplina a construção e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Diretrizes da LDO “Então, quando a gente senta, hoje, para discutir a criação dessa nova lei, além dos dados técnicos, também estamos obedecendo as diretrizes colocadas na LDO. Esse ciclo se fecha, principalmente, com o Planejamento Estratégico do Município, pois, Aracaju é uma das poucas capitais que tem um Planejamento Estratégico que se junta ao trio PPA, LDO e LOA, cujo principal foco é a concretização dos objetivos do Executivo e da comunidade como um todo”, conclui.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Curso Básico de Social Media, dia 08 de Outubro das 13h às 17h, no Nexus Coworking, R. Lagarto, 1624 – São José, Aracaju – SE, 49015-270, para você que quer aprender a administrar páginas de grandes empresas começando totalmente do ZERO, venha aprender a elaborar roteiro de vídeos e estratégias de marketing digital, nas principais plataformas.Com um valor simbólico de apenas R$ 200,00 (duzentos reais), que podem ser divididos em até 2x vezes. O curso conta com apostila e grupo para tirar dúvidas após a realização do evento, com duração de 4 horas, iremos ver as principais novidades do mercado digital e as inovações das plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. A agência Díkefi, visa estar realizando diversos cursos no estado, com realização de eventos e elaboração de estratégias de marketing geral para todas empresas. O curso será ministrado pelo Professor Mestre em Marketing pela Universidade Federal de Sergipe, André Menezes, que traz em sua bagagem vasta experiência no mercado, auxiliando e elaborando ações que fomentaram o crescimento econômico do estado e região. Os interessados, pode preencher o formulário de inscrição, disponibilizando alguns dados simples, que podem auxiliar, na elaboração do curso. Aqui: https://www.instagram.com/p/Cis9jVpAaSz/
INFONET