Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 31, 2022

Em Lisboa, encontramos um restaurante especial, dedicado ao Deus hindu, Ram

Publicado em 31 de julho de 2022 por Tribuna da Internet

Shree Ram Restaurant | Best Indian Restaurant

A comida “leve” do restaurante leva um bocado de pimento

Antonio Carlos Rocha

No bairro Saldanha, próximo à estação do Metrô, eu e minha esposa descobrimos o Restaurante Shree Ram. Telefonei antes e informaram que era comida indiana e vegetariana. Lá fomos. Na entrada, uma pequena mesa com a imagem do Deus Ganesha e depois ao Mestre Avatar Senhor Ram, ou Rama.

Me disseram que eram do Punjab, um Estado indiano com fortes tradições védicas. A colônia indiana tem crescido em Portugal. Nas ruas vemos as mulheres com seus longos saris multicoloridos e o ponto vermelho pintado entre as sobrancelhas, simbolizando a Terceira Visão, o olho do Deus Shiva, o segundo na trindade hindu.

 ALGO LEVE… – Do cardápio não entendemos nada e sorrindo o garçom veio explicar que deveríamos pedir algo leve, light, sem muita pimenta. Mas o prato que escolhi era carregado de pimenta, por mais suave que ele tenha me garantido; no local, mesmo tendo ar condicionado, eu suava e chorava pelo efeito dos condimentos e temperos. Lágrimas escorriam de satisfação gastronômica e o garçom sorria.

A maioria dos fregueses pareciam hindus. Falavam na língua local de seu Estado. Pesquisando descobri que a Índia tem mais de 400 idiomas e dialetos. O interessante é que tais culturas tem músicas próprias, literaturas oral ou escrita e tudo o mais de uma civilização que tem mais 5 mil anos. O hindi e o inglês são as línguas oficiais do país.

“Ram” é um mantra, prece, oração, uma sílaba sagrada, significa “alegrar-se, descansar”. Rama é um conhecido Avatar, reencarnação do Deus Vixnu, o terceiro na Trindade hindu. Sua vida e seus feitos estão registrados no poema épico “Ramayana”, um clássico da Literatura mundial.

IGUAL À ODISSEIA – Estudiosos afirmam que “o Ramayana, em importância, compara-se à Odisseia, de Homero. O Ramayana contém 24 mil estrofes, no original sânscrito, contando as peregrinações do Deus Rama e sua esposa Sita.

Rama e Sita tiveram dois filhos, Lava e Kusa; o primeiro reinou em Sarasvati, no tempo de Buda, séculos 5 ou 6 antes de Cristo. Seus descendentes são considerados fundadores de grandes cidades e reinos que floresceram na Índia, antes da chegada dos ingleses.

Saímos alimentados, felizes com direito a reverências aos Deuses Ram e Ganesha, este último, muito popular no Brasil. Vamos pedir aos amigos espirituais Rama e Ganesha que iluminem os eleitores brasileiros em outubro vindouro.

Em destaque

Por que os casos de censura do Brasil entraram no radar da política dos EUA

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Moraes está apenas imitando a postura da matriz USA...

Mais visitadas