Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 31, 2022

Descobertas reações químicas que podem ter dado origem à vida




Há tanta vida em nosso planeta que não se sabe onde na Terra a vida não é possível. Mas como ela começou é um enigma.

Transição prebiótica para biótica

Esta é uma das maiores questões científicas de todos os tempos: Como as moléculas inorgânicas do recém-nascido planeta Terra se combinaram para formar as moléculas que fizeram a transição para a vida orgânica?

Em termos gerais, a ciência moderna propõe que a vida começou por um processo chamado abiogênese, ou geração espontânea. Existem muitas hipóteses, mas nunca se conseguiu reproduzir em laboratório todo o caminho da não-vida para a vida, quando a química virou biologia.

Agora, uma equipe de quatro químicos do Centro de Pesquisas Scripps, nos EUA, descobriu um novo conjunto de reações químicas que usam cianeto, amônia e dióxido de carbono - todos considerados comuns na Terra primitiva - para gerar aminoácidos e ácidos nucleicos, os blocos de construção das proteínas e do DNA.

"Nós criamos um novo paradigma para explicar essa mudança da química prebiótica para a química biótica," disse o professor Ramanarayanan Krishnamurthy, coordenador da equipe. "Acreditamos que o tipo de reação que descrevemos é provavelmente o que pode ter acontecido na Terra primitiva."

Além de fornecer uma nova visão da química da Terra primitiva, as reações químicas recém-descobertas também são úteis em processos industriais, como a geração de biomoléculas personalizadas a partir de materiais iniciais mais baratos.

Reações químicas na origem da vida

No início deste ano, o mesmo grupo mostrou como o cianeto pode permitir as reações químicas que transformam moléculas prebióticas e água em compostos orgânicos básicos necessários à vida. Ao contrário das reações propostas anteriormente, esta funciona à temperatura ambiente e em uma ampla faixa de pH.

Eles agora demonstraram que, nas mesmas condições, existe um caminho para gerar aminoácidos, moléculas mais complexas e que compõem as proteínas em todas as células vivas conhecidas.

Nas células de hoje, os aminoácidos são gerados a partir de precursores chamados alfa-cetoácidos, usando nitrogênio e proteínas especializadas, chamadas enzimas. Há indícios de que os alfa-cetoácidos existiram na Terra primitiva, mas muitos cientistas acreditam que, antes do advento da vida celular, os aminoácidos devem ter sido gerados a partir de precursores completamente diferentes, aldeídos, em vez de alfa-cetoácidos, uma vez que as enzimas para realizar a conversão ainda não existiam.

Essa ideia levou ao debate sobre como e quando ocorreu a mudança de aldeídos para alfa-cetoácidos como o ingrediente-chave para a produção de aminoácidos. É aqui que entram as novas reações descobertas agora.

'Segundo esta hipótese, o dióxido de carbono foi essencial para a origem da vida, embora atuando em conjunto com outros compostos'.

Vida gerada pelo cianeto?

Após seu sucesso usando cianeto para conduzir outras reações químicas, a equipe suspeitou que o cianeto, mesmo sem enzimas, também poderia ajudar a transformar alfa-cetoácidos em aminoácidos. Como eles sabiam que o nitrogênio seria necessário de alguma forma, eles adicionaram amônia - uma forma de nitrogênio provavelmente presente na Terra primitiva.

Então, por tentativa e erro, eles descobriram um terceiro ingrediente chave: dióxido de carbono. Com essa mistura, eles rapidamente começaram a ver a formação de aminoácidos.

Como a nova reação é relativamente semelhante ao que ocorre hoje dentro das células - exceto por ser impulsionada por cianeto, em vez de uma proteína - parece mais provável que esta seja a fonte do início da vida, em vez de reações drasticamente diferentes propostas até agora, dizem os pesquisadores.

O trabalho também ajuda a reunir dois lados de um debate de longa data sobre a importância do dióxido de carbono para o início da vida, concluindo que o dióxido de carbono foi fundamental, mas apenas em combinação com outras moléculas.

Finalmente, a equipe descobriu que um subproduto da mesma reação, chamado orotato, é um precursor dos nucleotídeos que compõem o DNA e o RNA. Isso sugere que a mesma sopa primordial, nas condições certas, poderia ter dado origem a um grande número de moléculas necessárias para os elementos-chave da vida.

"O que queremos fazer a seguir é continuar investigando que tipo de química pode emergir dessa mistura," disse Krishnamurthy. "Os aminoácidos podem começar a formar pequenas proteínas? Poderia uma dessas proteínas voltar e começar a agir como uma enzima para produzir mais desses aminoácidos?"

Inovação Tecnológica

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas