Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 31, 2022

Tem importância, sim, Celso!




Posição sobre Ucrânia só não terá importância se Brasil decidir tornar-se irrelevante

Por Demétrio Magnoli (foto)

"Não tem nenhuma importância", decretou o ex-chanceler Celso Amorim, referindo-se à inclusão de Lula numa lista ucraniana de "oradores que promovem narrativas de propaganda russa". A lista, em si, talvez não tenha. A postura do provável futuro presidente sobre a guerra na Ucrânia tem.

Segundo Amorim, Lula "tem condenado sempre a invasão da Ucrânia pela Rússia". A afirmação reduz a verdade a mero jogo de palavras. O ex-presidente declarou que o ucraniano Zelenski "é tão responsável pela guerra quanto Putin". Ou seja: agressor e vítima dividem a culpa ao meio. Daí decorre a posição de neutralidade formal advogada pelo PT diante de uma guerra de conquista.

A frase de Amorim sobre a (falsa) condenação de Lula inclui o trecho: "agora, a gente tem que reconhecer um conjunto de circunstâncias". Quais? Lula, ele mesmo, já desvendou o mistério: a "circunstância" que torna Zelenski corresponsável encontra-se no desejo ucraniano de ingressar na Otan. Ocorre que tal desejo é apenas o pretexto para a agressão russa. Prova: a invasão prossegue, meses depois da Ucrânia ter desistido explicitamente daquela meta.

Putin esclareceu várias vezes os objetivos da invasão. Trata-se, na linguagem do Kremlin, de "desnazificar" e "desmilitarizar" a Ucrânia, senhas cínicas para descrever a ambição de transformar o país vizinho em protetorado russo e incorporar à Rússia vastas parcelas do território ucraniano.

A Constituição consagra a soberania e a integridade territorial das nações como norte de nossa política externa. Tem importância, Celso, o desprezo pelos princípios constitucionais brasileiros. Indica que, entre as inclinações ideológicas do PT e os valores definidos no contrato político nacional, a política externa de um futuro governo Lula escolherá as primeiras.

A frase completa de Amorim conclui-se com um "sobretudo se a gente quer uma solução". A "solução" –isto é, a paz– também figura como álibi de Bolsonaro para a posição oficial brasileira sobre o conflito. O governo Bolsonaro "condena" retoricamente a invasão russa, mas declarou "solidariedade" à Rússia e condena (sem aspas) as sanções à Rússia e o fornecimento de armas à Ucrânia. Na prática, o Brasil alinhou-se ao objetivo russo de isolar a Ucrânia. Por isso, registrou Bolsonaro, "a relação com Putin está dez" –e, ao que parece, continuará perfeita sob um eventual governo Lula.

Qual é a rota para a paz? Quando Amorim fala em "solução" está sugerindo que a Ucrânia ceda novos territórios, além dos já ocupados pela Rússia em 2014. Contudo, ainda que fizesse sentido propor uma "solução" similar à tentada em 1938 por franceses e britânicos em Munique, as sentenças do Kremlin iluminam a extensão das exigências russas. Moscou almeja a supressão da Ucrânia como Estado independente. A alternativa é impor negociações realistas de paz, o que depende de golpes militares profundos assestados pela Ucrânia –ou seja, em parte, das sanções e da ajuda militar ocidental.

No caso, os princípios constitucionais e o cálculo frio do interesse nacional alinham-se totalmente. A Rússia permanecerá isolada do Ocidente no horizonte previsível. A adoção da posição bolsonarista de "solidariedade" à Rússia por um governo Lula estreitaria os caminhos de cooperação estratégica e tecnológica do Brasil com os EUA e nossos parceiros europeus.

A "neutralidade" pró-russa de Bolsonaro deriva da hostilidade da extrema-direita ao "globalismo" –isto é, ao modelo ocidental de democracia representativa. Já a "neutralidade" pró-russa de Lula nasce de um anacrônico "anti-imperialismo" incapaz de identificar o impulso imperial na Rússia de Putin. A posição brasileira sobre o principal tema atual das relações internacionais só não terá importância se o Brasil decidir tornar-se irrelevante. O conselheiro precisa oferecer conselhos melhores.

Folha de São Paulo

Em destaque

CPI vai apurar denúncias contra prefeito e presidente da Câmara de Lagoa Real por supostos pagamentos para empresas “laranjas”

By Maetinga Notícias 29 de abril de 2024                                                            FOTO/DIVULGAÇÃO: REDES SOCIAIS Facebook ...

Mais visitadas