Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 31, 2022

PGR vira cabo eleitoral de Bolsonaro




Aras, Lindôra

Enterro da CPI da Covid municia discurso negacionista

Por Alvaro Costa e Silva 

Com senso de oportunidade, como se fizessem parte do mesmo time, a PGR e Bolsonaro anteciparam-se aos debates sobre a atuação do governo durante a pandemia. Respaldado pela decisão da vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, de arquivar as principais frentes de investigação da CPI da Covid, o presidente partiu para o ataque antes de ser atacado.

Em visita fora da agenda oficial à sede do Conselho Federal de Medicina, exaltou as ações do Planalto, mesmo sendo o Brasil o segundo país campeão de mortes no mundo (mais de 670 mil pessoas), e voltou a defender o uso da cloroquina, remédio comprovadamente ineficaz contra a doença: "Nunca me vacinei e estou vivo até hoje". Os médicos presentes ao encontro aplaudiram e, de alguns trechos do discurso, acharam graça, repetindo a claque dos acéfalos do cercadinho.

Feita no início de julho pelo Instituto da Democracia, uma pesquisa mostrou que 60% dos brasileiros perderam algum parente ou amigo próximo para a Covid, situação que, aliada ao fracasso do projeto econômico de Paulo Guedes e ao golpismo fardado, pode explicar a rejeição a Bolsonaro (53%, segundo o Datafolha), hoje maior que o antipetismo dos eleitores.

Em sua manifestação, Lindôra Araújo —"cantada" para assumir a PGR, se Bolsonaro conseguir a reeleição— apontou que o papel da CPI teve caráter político. Ora, o presidente não fez outra coisa senão agir politicamente. A carroça da cloroquina ("tomando no início dos sintomas, 100% de cura", garantia o charlatão) tinha o objetivo de empurrar a população, sob risco de contágio, para o trabalho, reduzindo os danos na economia —ao contrário das recomendações de distanciamento social.

Bolsonaro demitiu dois ministros da Saúde que eram médicos e botou na pasta um general que não sabia o que era o SUS. General, aliás, que é candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Mas não era política, era milagre.

Folha de São Paulo

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas