Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 31, 2022

Plano macabro




Fazer de Bolsonaro senador vitalício não garante impunidade

Por Hélio Schwartsman 

O plano da direita para poupar Jair Bolsonaro de uma temporada na prisão é aprovar a PEC que cria o cargo de senador vitalício para ex-presidentes. Não acho que daria certo. O que efetivamente blinda Bolsonaro de problemas com a Justiça é o artigo 86 da Constituição, que lhe confere dupla proteção.

Ele estabelece que o presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções. Na interpretação que lhe é dada, o dispositivo assegura que Bolsonaro não seria processado mesmo se emboscasse um desafeto na praça dos Três Poderes e o estripasse diante das câmeras de TV. Esse seria um ato estranho a suas funções, pelo qual ele só responderia ao término do mandato. Se o ato não for estranho a suas funções —corrupção ou prevaricação por exemplo—, a situação melhora, mas não muito. Nesse caso, o mandatário pode ser responsabilizado, mas só se a Câmara autorizar a abertura de processo por maioria de 2/3.

Como senador vitalício, Bolsonaro teria uma proteção bem mais modesta, que é a prerrogativa de foro. Por esse mecanismo, ele só poderia ser denunciado pelo procurador-geral da República e seria julgado pelo STF. Augusto Aras tem sido camarada com o presidente, mas, se Bolsonaro perder a eleição, o procurador-geral não duraria muito mais no cargo. E Bolsonaro não é muito popular no STF. Tirando os dois ministros que ele indicou, os demais não enfrentariam dilemas existenciais para condená-lo.

Numa discussão puramente abstrata, senadores vitalícios podem fazer sentido. Na situação vivida pelo Brasil hoje, porém, essa é uma péssima ideia. Seria visto como lançar uma boia para um político encrencado com a lei. Eu faria o oposto, reduzindo a blindagem dada ao presidente, e cogitaria até de eliminar o foro especial. Se as pessoas não se veem como iguais diante da lei, a ideia de República fica comprometida.

Folha de São Paulo

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas