Sábado, 30 de Julho de 2022 - 00:00
por Amanda Carolina / Alexandre Brochado
O orgasmo feminino é algo que faz parte de uma realidade distante para muitas mulheres, que ainda não tiveram contato verdadeiramente com a sensação. Ao Bahia Notícias, a psicóloga Lara Cannone, da UniFTC, disse que a importância do orgasmo vai além da sensação física.
“[O orgasmo] comunica sobre ter intimidade com o próprio corpo, aumento da autoestima, conhecimento do que causa excitação, autonomia sobre a vida sexual, saída da passividade de que um parceiro ou parceira a conduz sozinho ou sozinha. E, em esfera coletiva, é uma forma de romper com o tabu e incentivar a saúde sexual ligada a receber prazer, não apenas dar a outra pessoa”, afirma Lara.
A uroginecologista e sexóloga, Patrícia Nogueira, explica que um orgasmo não está necessariamente ligado ter “um líquido transparente escorrendo” da vagina: “o que significa ter um orgamos é que ela [a mulher] chegou ao ápice do prazer”. “Ejaculação e orgasmo não são a mesmas coisas, muitas vezes o orgasmo masculino é com ejaculação, mas no caso do feminino não. Para uma mulher ter um orgasmo ela precisa estar muito excitada, a vagina dela precisa estar muito lubrificada, durante o pico do prazer a musculatura [da vagina] se contrai e expele um líquido, o que a gente diz que essa mulher teve um orgasmo molhado. Mas existe o orgasmo seco, que você sente o clímax do prazer sem necessariamente ter a ejaculação”, desmistifica Patrícia.
O orgasmo pode acontecer tanto durante a relação sexual quanto no ato masturbatório. Além disso, segundo a sexóloga Claudia Meireles, não existe nenhum impedimento para a masturbação ou ato sexual durante a menstruação. Algumas mulheres, inclusive, ficam bastante excitadas neste período. “Durante a menstruação pode acontecer o orgasmo”, reforça.
Entretanto, a psicóloga Lara Cannone relata que a masturbação ainda é um tabu para muitas mulheres, inclusive como um tema que ainda carece de ampla divulgação e incentivo. “Ainda é uma realidade de muitas mulheres não ter o hábito de se masturbar, ou não saber como. Dentre os benefícios da masturbação seguida do orgasmo, o relaxamento físico e mental é um deles”, cita.
O orgasmo é importante para qualquer pessoa, de acordo com a especialista em sexologia clínica Cláudia Meireles. “O orgasmo é o maior reforçador do desejo sexual, quanto mais se tem orgasmo mais fácil se torna desejar uma próxima relação, ajuda a relaxar”, ressalta.
Bahia Notícias