Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 31, 2022

“Sanções do Ocidente” são apresentadas pelo chanceler russo como “responsáveis por tudo”


Chanceler diz que a Rússia não consegue exportar alimentos

Nelson de Sá
Folha

O site Politico, do grupo alemão Axel Springer, questionou em extensa reportagem o chefe da diplomacia da União Europeia, o socialista espanhol Josep Borrell, por estar perdendo para o russo Serguei Lavrov a batalha por “corações e mentes” na África.

Citando dados de mídia social, comparou o impacto de um artigo do chanceler russo em jornais africanos, “culpando o Ocidente pela crise global de alimentos que deixa milhões à beira da fome no continente”, com a única menção a Borrell, “um fantasma”.

ESCUTAR O INIMIGO – Borrell sentiu o golpe. Falando no dia seguinte à rádio Cadena Ser, reclamou que “alguns países africanos compraram o discurso” de Lavrov, mas também que “os meios ocidentais se fazem de caixa de ressonância da Rússia, uma certa tendência de escutar o inimigo”.

Mais especificamente, “o russo Lavrov vai à África, tenta convencer que as sanções são culpadas por tudo, e toda a mídia ocidental repete”. Porém, quando “eu vou à África falar o contrário, ninguém publica”.

A Europa calou “o inimigo” tirando do ar as versões locais da RT, o canal russo, mas ele manteve presença pelo mundo, segundo o site Politico. Por exemplo, “nos países de língua francesa em toda a África, a RT France dobrou esforços por uma alternativa favorável a Moscou”. Também na América Latina.

SANÇÕES MAL DEFINIDAS – Sobre as sanções, o próprio presidente de Uganda, um dos países visitados por Lavrov, repetiu na RT o que ouviu dele:

“As sanções do Ocidente à Rússia não citam trigo ou fertilizantes. Mas Lavrov me explicou que o Ocidente impede navios russos em portos, então como eles virão? Também a questão dos bancos, proibidos de negócios com a Rússia. E as seguradoras, que puseram o seguro muito alto.”

Nesta sexta, ao atender ligação do secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, em parte para falar do acordo sobre transporte de trigo ucraniano e russo, do qual os EUA não participaram, Lavrov voltou à carga. No relato de seu ministério, linkado pelo New York Times:

PROMESSAS VÃS – Publicou o NYT: “O ministro enfatizou que a situação é complicada pelas sanções dos EUA, e que as promessas dos EUA de dar isenções para o fornecimento de alimentos russos ainda não foram cumpridas. Indicou-se a inaceitabilidade do uso desse problema pelo ‘Ocidente’ em seus interesses geopolíticos.”

Por fim, o site do Die Welt, de Berlim, manchetou os primeiros protestos enfrentados pelo verde Robert Habeck, quando “a raiva pela guerra na Ucrânia, pela inflação e pela crise de energia surpreendeu o ministro” alemão da Economia, na quinta-feira.

Em destaque

Governo quer meio-termo para desoneração, mas líderes resistem

  Governo quer meio-termo para desoneração, mas líderes resistem Domingo, 28/04/2024 - 21h00 Por Catia Seabra , Julia Chaib e Victoria Azeve...

Mais visitadas