Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 31, 2022

Pequim promove exercício militar em fase de tensão devido a visita de Pelosi a Taiwan




As autoridades chinesas anunciaram a organização de um "exercício militar" este sábado, ao largo da ilha de Pingtan, na província chinesa de Fujian

A China agendou para este sábado um exercício militar com "munição real" no estreito de Taiwan, iniciativa que decorre enquanto aumenta a tensão devido à possível visita a Taipé da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

As manobras militares serão, no entanto, limitadas em área e ocorrerão nas imediações da costa chinesa.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, depois da derrota na guerra civil frente aos comunistas.

A China reivindica Taiwan como uma província separatista a ser reunificada pela força, caso seja necessário, e opõe-se a qualquer atividade da ilha enquanto entidade política independente.

As relações entre Taipé e Pequim estão mais tensas desde a eleição da atual chefe de Estado do território, Tsai Ing-wen, em 2016, que considera a ilha um Estado soberano e que não faz parte da China.

Apesar deste diferendo, Taipé e Pequim estão ligados por fortes relações comerciais e de investimento.

No entanto, Pequim é contra qualquer contacto oficial entre Taiwan e outros países.

Autoridades norte-americanas visitam esta ilha com frequência, mas a China considera que uma visita de Pelosi, uma das figuras mais altas do Estado norte-americano, seria uma grande provocação.

O presidente dos EUA e o homólogo chinês mantiveram esta quinta-feira uma longa conversa telefónica, centrada nas tensões sobre Taiwan, que levaram Xi Jinping a avisar Joe Biden para não "brincar com o fogo".

Já hoje, as autoridades chinesas responsáveis pela segurança marítima anunciaram a organização de um "exercício militar" este sábado, ao largo da ilha de Pingtan, na província chinesa de Fujian (leste), localizada em frente a Taiwan.

"Munição real será disparada (...) entre as 8 e as 21 horas (1 e as 14 horas em Portugal) e qualquer entrada [nessas águas] será proibida", referem as autoridades chinesas no comunicado datado de quinta-feira, mas que apenas foi divulgado hoje pelos media chineses.

Pingtan é o território controlado pela República Popular da China mais próximo de Taiwan e a área de manobras de sábado está localizada a cerca de 120 quilómetros da costa de Taiwan.

Nancy Pelosi não é mencionada no comunicado, mas Pequim tem ameaçado com "consequências" há vários dias, caso se concretize a viagem.

A visita da líder do Congresso norte-americano pode ocorrer dentro de poucos dias e o chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, o general Mark Milley, já referiu que caso seja pedido "apoio militar" fará "o que for necessário para garantir" uma viagem segura a Pelosi.

As relações entre os dois países, China e EUA, começaram a deteriorar-se em 2018, quando o então presidente norte-americano, Donald Trump, iniciou uma guerra comercial com a China que se estendeu depois ao setor da tecnologia e diplomacia.

No último ano, as tensões têm-se intensificado em relação a Taiwan, com a qual os EUA não mantêm relações oficiais, sobretudo porque Washington é o principal fornecedor de armas para a ilha e seria seu maior aliado militar em caso de guerra com o gigante asiático.

Jornal de Notícias (PT)

Em destaque

Governo quer meio-termo para desoneração, mas líderes resistem

  Governo quer meio-termo para desoneração, mas líderes resistem Domingo, 28/04/2024 - 21h00 Por Catia Seabra , Julia Chaib e Victoria Azeve...

Mais visitadas