quinta-feira, janeiro 29, 2026

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

 

                                        Foto Divulgação


Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador


O Cemitério Parque Jardim da Saudade inaugura no dia 06 de fevereiro de 2026, às 8h30, um novo Espaço de Reflexão, em Salvador. Desenvolvido para acolher diferentes expressões de fé e espiritualidade, o ambiente foi concebido para oferecer conforto, serenidade e acolhimento em momentos de despedida e oração. Para marcar esse momento especial, uma celebração ecumênica ocorrerá com bençãos conduzidas por representantes das religiões espírita, evangélica, umbanda e católica, reforçando assim, o caráter plural e inclusivo do projeto.

O novo Espaço de Reflexão possui aproximadamente 66 m² de salão principal e uma sala privativa de 9,5 m² com banheiro, com capacidade para acomodar até 50 pessoas sentadas confortavelmente, podendo ser utilizado tanto para velórios de maior porte, quanto para celebrações religiosas ou como um local de paz e recolhimento.

Participam do momento o palestrante, médium e coordenador do Núcleo Espírita Irmão Mustafá, Ivan Cézar Pimentel do Nascimento, conhecido como Ivan Cézar no movimento espírita; o pastor Joel Zeferino, representando a religião evangélica; Pai Raimundo de Xangô, sacerdote do Centro Umbandista Paz e Justiça; Babalorixa Iyá Marcia d’Ogun do Terreiro Ilê Axé Ewá Olodumare; além dos padres católicos Edson Menezes e Mossi Kuami Anoumou.

Com uma proposta arquitetônica diferenciada, o espaço é totalmente climatizado, conta com mobiliário confortável e entrada de luz natural de forma acolhedora. Outro grande diferencial está na amplitude e na capacidade de acomodação, proporcionando mais conforto aos familiares e visitantes. Para Andrea Guedes, vice-presidente do Abrigo do Salvador, instituição que administra o Jardim da Saudade, o espaço reforça a importância de ambientes mais humanizados. “Será um espaço acolhedor, com uma proposta diferenciada dos ambientes existentes nos cemitérios da capital”, afirma.

Sobre o Cemitério Jardim da Saudade - Inaugurado em 1987, o Cemitério Parque Jardim da Saudade é referência nacional por sua estrutura moderna e ambiente de acolhimento. O espaço conta com jazigos, crematório próprio, 10 capelas para velórios, salão de cerimônia de cremação e amplo estacionamento.

Compromisso Social - Desde sua fundação, há quase 40 anos, o Cemitério Jardim da Saudade mantém um compromisso permanente com a solidariedade. Toda a renda arrecadada é revertida integralmente para o Abrigo do Salvador, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que acolhe 120 residentes. Essa parceria garante a manutenção das atividades e a melhoria constante da qualidade de vida dos idosos atendidos. Com 91 anos de história, o Abrigo do Salvador é reconhecido pela dedicação à causa do envelhecimento digno, atuando com amor, cuidado e responsabilidade social.

Pauta enviada pela jornalista Nátali Reis


Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas