Com redutos sob ameaça, Lula pode escalar Rui no lugar de Jerônimo, diz revista
Por Política Livre
31/01/2026 às 11:02
Foto: Divulgação
Em meio à corrida eleitoral de 2026, o Palácio do Planalto monitora com atenção a situação na Bahia, onde a hegemonia do PT. De acordo com publicação da revista Veja, feita neste sábado (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cogita substituir o governador Jerônimo Rodrigues pelo ministro Rui Costa na disputa pelo Palácio de Ondina. Segundo a publicação, a Bahia, maior colégio eleitoral do Nordeste e reduto histórico do PT, preocupa o governo após levantamentos indicarem a liderança de ACM Neto na disputa pelo Palácio de Ondina.
Uma das opções em discussão entre aliados do presidente é a possível substituição de Jerônimo na disputa pelo governo estadual, com a entrada de Rui, como candidato no lugar do governador. Segundo a matéria, o ministro seria visto como um nome mais competitivo para enfrentar ACM Neto, caso os números continuem desfavoráveis ao atual chefe do Executivo estadual.
A ideia de escalar ministros para disputar eleições estaduais, incluindo a Bahia e o Ceará, surge como plano de contingência para evitar retrocessos em colégios eleitorais importantes para o projeto de um eventual quarto mandato de Lula. Tanto o cenário no Nordeste quanto a estratégia para as indicações de candidaturas devem ser avaliados pela cúpula do partido nos próximos meses.
Apesar das discussões em Brasília, tanto Jerônimo Rodrigues quanto Rui Costa têm se posicionado publicamente contra qualquer mudança no projeto político estadual. O governador tem reafirmado que sua candidatura está consolidada e descartado a possibilidade de abrir mão da disputa pelo Palácio de Ondina, classificando rumores sobre sua substituição como infundados.
Por sua vez, Rui Costa tem negado a possibilidade de ser deslocado para a disputa pelo governo baiano, enfatizando seu foco em outras perspectivas políticas, como a corrida ao Senado Federal, onde pesquisas indicam que ele aparece com boa performance no estado.