Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, julho 30, 2022

Se eleições fossem hoje, Datafolha diz que Lula com 47% venceria no primeiro turno

Publicado em 30 de julho de 2022 por Tribuna da Internet

Charge do Amarildo (agazeta.com.br)

Pedro do Coutto

A pesquisa do Datafolha concluída na quarta-feira à noite, divulgada na quinta pela GloboNews e pela TV Globo, e comentada nas edições de ontem, sexta-feira, pela Folha de S. Paulo e pelo O Globo, revela que se as urnas fossem hoje, os votos em Lula da Silva assegurariam a sua vitória no primeiro turno. Ele registrou 47 pontos contra 29 de Jair Bolsonaro. Mas o Datafolha acentua que 9% votariam em branco ou anulariam o voto. Sem contar os 2% ou 3% de indecisos, 91 passariam a ser igual a 100 para efeito de maioria absoluta.

Assim, Lula com 47%  alcança um percentual que lhe garantiria a vitória nas urnas de 2 de outubro, tornando desnecessária a volta do voto no segundo turno marcado para o dia 30. Isso para presidente da República. Mas, para governador do Rio de Janeiro e São Paulo, provavelmente as eleições serão decididas no final de outubro. Principalmente no Rio, com o provável desfecho entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo. Em São Paulo, tenho alguma dúvida se Haddad vencerá no primeiro ou no segundo turno da disputa. Mas essa é outra questão.

EFEITOS  – A pesquisa do Datafolha divulgada na noite de quinta-feira foi objeto de comentários principalmente na GloboNews, tanto no jornal das 18h, quanto no programa Em Pauta que tem início às 20h. Os comentários giraram sobre os possíveis efeitos a favor de Bolsonaro resultantes da redução do preço da gasolina nos postos, da distribuição dos recursos do Auxilio Brasil, da entrega dos vales dos caminhoneiros que transportam o óleo diesel e do vale-taxistas.

É possível que haja efeito sobre Bolsonaro, mas é preciso aguardar o próximo levantamento do Datafolha para conferir. Por outro lado, para Lula, será preciso ver qual a consequência da opinião pública pelo lançamento do manifesto a favor da democracia no dia 11 de agosto. Esse manifesto atinge já 400 mil assinaturas e tal número tem que causar algum reflexo na campanha eleitoral. Não só pelo apoio e defesa do regime democratico, mas porque o próprio Bolsonaro ironizou o manifesto dizendo que é uma “cartinha”.

Portanto, firmou absurdamente uma posição restritiva a uma iniciativa tão ampla quanto a do manifesto a ser lido na concentração de 11 de agosto. De outro lado, a Federação Brasileira de Bancos assinou o documento, mas os presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal não colocaram as suas assinaturas no papel. Logo, o BB e a CEF, tacitamente, refletiram a posição do Palácio do Planalto contrária à concentração programada.

MANIFESTAÇÃO – É claro que a manifestação de 11 de agosto volta-se contra o governo, sobretudo porque as restrições às urnas eletrônicas, ao sistema do TSE e a ameaça à democracia são pontos que Bolsonaro deixou claro no decorrer do tempo e sobre os quais ainda não recuou. Sobre a pesquisa, na Folha de S. Paulo, foi publicado um excelente comentário de Igor Gielow. No O Globo, uma ótima matéria de Marlen Couto e Lucas Mathias.

Um destaque que chama a atenção foi a subida de Bolsonaro entre as mulheres, saltando de 21% para 27% das intenções de voto, e o avanço de Lula entre os homens, passando de 44% para 48%. Interessante é que o avanço de Bolsonaro entre as mulheres é acompanhado por uma queda de Lula de 49% para 46%.  E, entre os homens, o avanço de Lula coincide com a queda de Bolsonaro de 36% para 32%.

COLIGAÇÕES –  Reportagem de Julia Affonso e Daniel Weterman, O Estado de S. Paulo desta sexta-feira, destaca que no Nordeste, região em que Lula está mais forte e Bolsonaro mais fraco,  o senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, e o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, nos apoios que estão costurando, respectivamente no Piauí e em Alagoas, procuram ocultar a imagem de Bolsonaro junto a eles próprios e aos candidatos que apoiam.

No caso de Alagoas, Bolsonaro está apoiando o ex-presidente Fernando Collor. E, no Piauí, Ciro Nogueira apoia o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes. É natural essa movimentação de candidatos estaduais sobre as candidaturas presidenciais. É difícil um candidato estadual alinhar-se com um candidato à Presidência que esteja muito mais fraco do que outro. Principalmente na região nordestina.

MARKETING – Na edição de 24 de julho, domingo, a Folha de S. Paulo, Fernanda Brigatti e Paula Soprano publicaram uma reportagem focalizando uma nova criação de marketing chamada Marketing 4.0 para aplicar à política uma técnica de sedução para o consumo de produtos que busca influenciar o mercado sem deixar “digitais”.

A matéria assinala que grandes empresas têm aderido ao Marketing 4.0, firmando contratos com agências com cláusulas de confidencialidade. Trata-se de focalizar um determinado produto sem dar a impressão de que está comercializando a mensagem. Na minha opinião, não funciona na política.

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas