Candidato pelo Avante anunciou que tem conversa marcada com o ex-presidente. Episódio coloca mais pressão sobre o segundo líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro
Por POLÍTICA JB
O deputado federal e candidato à presidência da República pelo Avante, André Janones, admitiu, nessa sexta-feira (29), que pode abdicar de sua campanha para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em sua conta oficial no Twitter, Janones afirmou que recebeu e aceitou um convite de Lula para uma conversa e criticou os demais candidatos pela falta de diálogo.
O episódio coloca mais pressão sobre o segundo líder nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso porque ocorre no mesmo dia em que veio à tona a possível desistência de Luciano Bivar (União Brasil) de disputar a presidência. Segundo reportagem da rádio CBN, em troca da desistência, Bivar teria o apoio da federação formada por PT, PCdoB e PV para disputar a presidência da Câmara em 2023.
Mais tarde, Bivar negou que tenha desistido de concorrer no pleito, mas disse que vai consultar seus correligionários. Ele afirmou que, caso decida mudar de rumo nas eleições, seus filiados estarão livres para apoiar quem quiserem na disputa presidencial.
Lula e o PT vêm ampliando os esforços para costurar alianças. Além de acenos a Janones e Bivar, o PT vem apostando no racha existente no MDB. Embora tenha oficializado a campanha de Simone Tebet, no último dia 27, uma ala do partido acredita que a sigla deveria ter desistido da candidatura própria para apoiar Lula. Isso indica que, em caso de segundo turno, há uma grande chance de o partido declarar apoio ao ex-presidente.
Na última quinta-feira (28) uma pesquisa do Datafolha apontou que, se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno. O candidato do PT tem 47% das intenções de voto, contra 29% de seu principal rival no pleito, Jair Bolsonaro. (com agência Sputnik Brasil)
https://www.jb.com.br/