Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 26, 2019

Trump mentiu ao afirmar que ouviu o “ótimo” discurso de Bolsonaro

Posted on 

Bolsonaro esperou uma hora para bater a foto com Trump
Carlos Newton
Um dos pensamentos mais conhecidos da História é do poeta inglês John Donne ((1572 –1631) e acabou compondo o título de um dos mais famosos romances de Ernest Hemingway: “Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por você”.
Hemingway aproveitou espetacularmente “por quem os sinos dobram”, porém “nenhum homem é um ilha” seria a frase mais importante de Donne, que realmente jamais poderá ser esquecida.
NENHUM PAÍS… – Se tivesse um mínimo de cultura, Bolsonaro teria feito uma associação de ideias e constataria também que nenhum país é uma ilha, para então realizar um pronunciamento consagrador na ONU.
O resultado de seu discurso é preocupante, porque o presidente brasileiro preferiu adotar uma postura “desafiadora”, conforme assinalaram simultaneamente a emissora britânica BBC e o jornal norte-americano The Wall Street Journal. Afrontou os europeus, sem lembrar que o Brasil desde 1999 tenta um acordo comercial com a União Europeia, que enfim acaba de ser aprovado, mas dificilmente será ratificado.
Realmente, Bolsonaro foi provinciano, fez um discurso sem grandeza e sem números. Como dizia o genial escritor Saint-Exupéry, “gente grande gosta de números”. A reação seria outra, se ele tivesse dito que, segundo os dados da insuspeita Embrapa, 66,3% do território brasileiro continuam intocados ou foram reflorestados pelos produtores rurais, para cumprimento da legislação ambiental, a mais severa do mundo.
LEI BRASILEIRA – Na ONU, ninguém sabe que o Brasil obriga o produtor rural a preservar 80% de sua área em fazendas na Amazônia; 35% no Cerrado; e 20% nas demais regiões do país. Bolsonaro poderia ter citado esses números, que impressionariam. Mas acontece que ele e sua equipe os desconhecem.
O único que conhece essas exigências é seu filho Flávio Bolsonaro, justamente o senador que no início do ano apresentou projeto ao Congresso para revogar essas percentagens, de forma a permitir que o produtor rural pudesse desmatar 100% de suas terras. Flávio é um anão político, um pigmeu parlamentar que consegue ser mais primário do que o pai. Colocou seu projeto em consulta pública, a reação foi constrangedora, só apareciam manifestações contrárias, o senador teve de recuar e no mês passado mandou arquivar o projeto, que já estava sendo relatado.
TRUMP MENTIU – Por essas e outras, o único governante que elogiou o discurso de Bolsonaro foi o americano Donald Trump. Como não estava no plenário, alegou ter ouvido o pronunciamento por detrás do palco, enquanto esperava pela sua vez de subir à tribuna. Mas era mentira, porque Bolsonaro falou em Português e não havia tradução simultânea nos bastidores. Aos jornalistas, Trump mentiu e disse que o presidente brasileiro fez “um grande discurso”.
Em uma coisa Trump e Bolsonaro se parecem – o governante norte-americano quer transformar a matriz Estados Unidos numa ilha, cercada de países a ela subjugados. E o presidente Bolsonaro quer transformar a filial Brazil numa ilha que faça parte do arquipélago dos USA. Por isso os dois se entendem tão bem.
###
P.S. – Desta vez, Trump esnobou Bolsonaro, que, mesmo em recuperação, ficou esperando por uma hora até fazer uma foto com o presidente norte-americano. (C.N)

Em destaque

Lula está trilhando uma rota fiscal insustentável e atraindo a crise

Publicado em 1 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Cláudio Oliveira (Folha) William Waack...

Mais visitadas