Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 20, 2019

Alguém precisa dizer logo ao presidente Jair Bolsonaro: “É a economia, estúpido!”


Resultado de imagem para economia brasileira charges
Charge do Cazo (Facebook:  luizfernando.cazo)
Carlos Newton
Uma das maneiras de defender o governo Bolsonaro é dizer que ainda não completou nem seis meses. Realmente, é cedo para avaliar o que não fez, mas é possível julgar o que já fez. É claro que não se pode incluir nos acertos da gestão a reforma da Previdência, porque a Câmara está tendo de aperfeiçoá-la, para que se torne exequível.
Mas deve-se reconhecer a procedência do pacote anticrime de Moro e da medida provisória para acabar com a contribuição sindical obrigatória, embora se saiba que teria sido muito melhor optar por decreto-lei.
CURTO-CIRCUITO – Quanto ao decreto das armas, poderia ser positivo, se apenas facilitasse a compra de um .38 para qualquer cidadão de ficha penal limpa, como era no regime militar, e de uma escopeta ou fuzil para produtor rural que more em local ermo.
O problema é que o filho Eduardo Bolsonaro, o Zero Três, decidiu entrar em cena e provocou um curto-circuito. Resolveu  liberar porte de arma para uma série de profissões, criou uma confusão dos demônios. O porte de arma carregada deveria ser limitado a militares e policiais da ativa e da reserva, assim como a pessoas sob ameaça concreta. Quanto a praticantes de tiro ao alvo, o porte deveria ser de arma descarregada da munição.
Como o deputado/chanceler resolveu liberar geral, o que é um flagrante absurdo, agora o decreto terá de ser refeito como medida provisória ou mensagem de projeto ao Congresso.
OUTRAS MEDIDAS – Colocar o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) no Ministério da Justiça também foi acertado, mas Bolsonaro teve de recuar, e não foi culpa dele. Mas tirar a Funai do Ministério da Justiça foi bobeira e o Congresso apontou.
Dar mais prazo de validade às Carteiras de Habilitação foi um avanço, mas retirar os pardais é um tremendo retrocesso. Nesse ponto, deve-se apoiar o governador Wilson Witzel, que já reduziu para 50 km a velocidade nos trechos mais perigosos da Rodovia Amaral Peixoto, uma medida acertadíssima, que vai diminuir muito os acidentes.
Fala-se bem do ministro da Integração, Tarcísio Vieira, mas sabe-se o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deixa a desejar, assim como a ministra Damares Alves, da estranha pasta que reúne Mulher, Família e Direitos Humanos, sem falar em Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, de reputação péssima e já flagrado em fraudes de contabilidade eleitoral.
Por fim, Bolsonaro diz que vai desburocratizar a vida das pessoas físicas e jurídicas, mas até agora não aconteceu nada, e o governo precisa dizer a que veio.
E A ECONOMIA? – O maior problema é a recessão, que pode virar estagflação caso a inflação permaneça. Bolsonaro delegou poderes a Paulo Guedes, que demonstra não saber que medidas tomar, está completamente perdido. Nota-se que o presidente nem dá mais confiança a ele, demitiu o presidente do BNDES e um dos principais diretores sem avisar a Guedes, e ainda nomeou para presidir o BNDES um playboy de 38 anos, amigo de seu filho Zero Três.
O presidente demonstra desconhecer que o BNDES é o mais importante instrumento de que o governo dispõe para reativar a economia e recolocar o país no desenvolvimento. E isso não acontecerá caso Bolsonaro realmente nomeie esse estreante de ficha suja para comandar o BNDES. Só pode ser piada.
Na verdade, a equipe econômica está parada, esperando a banda passar. Está na hora de algum integrante do núcleo duro do Planalto repetir James Carville, marqueteiro de Bill Clinton, e dizer a Bolsonaro – “É a economia, estúpido!”.
###P.S. 1 – Se já desistiu de Guedes, o presidente deveria substituí-lo, antes que a crise se agrave. Até agora, a equipe econômica do Posto Ipiranga fez o projeto de reforma da Previdência e mais nada, rigorosamente.
P.S. 2 – O único projeto é vender tudo o que puderem. Será que acreditam na hipótese de o Brasil sair da crise por osmose? E enquanto eles não se decidem, la nave va, cada vez mais fellinianamente. (C.N.)

Em destaque

Juíza quer ouvir testemunho de Musk no processo contra a empresa OpenAI

Publicado em 6 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juíza Rogers quer saber de Musk está dizendo a v...

Mais visitadas