Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 02, 2010

Estudos técnicos da ponte vão ficar prontos em novembro

Alessandra Nascimento

O secretário do Planejamento, Antonio Valença, antecipou que no dia 03 de novembro serão entregues os estudos de viabilidade técnica da Ponte Salvador-Itaparica elaborados pelas empresas que disputam a obra, entre elas estão o consórcio OAS-Odebrecht-Camargo Correia; e as construtoras Planus Engenharia e Serveng Civilsan. Valença informou ainda que não há noção do valor do projeto nem a metragem. “Uma ideia é que o trajeto saia da Via Expressa, mas antes de qualquer definição serão realizados estudos de tráfego para que seja identificado o melhor local para sair de Salvador e de Itaparica”, destaca.

O governo da Bahia também instituiu recentemente um Grupo de Trabalho Executivo composto pelas secretarias de Infraestrutura, do Desenvolvimento Urbano, da Fazenda e do Meio Ambiente, além da Procuradoria-Geral do Estado.

A Secretaria do Planejamento está coordenando os trabalhos. “Será aproveitado o melhor de cada proposta, que será avaliada por uma consultoria que não sabemos se ela será nacional ou internacional, para montar o projeto básico. Acreditamos que ainda em 2010 seja possível que a análise preliminar esteja pronta”, informa o secretário.

A construção, operação, exploração e manutenção da Ponte Salvador-Itaparica faz parte do projeto do Sistema Viário Oeste que também inclui a duplicação, operação, exploração e manutenção da Ponte do Funil, entre os municípios de Vera Cruz e Nazaré; a duplicação, operação, exploração e manutenção da BA 001 no trecho entre a cabeceira da nova ponte, na Ilha de Itaparica, e a cidade de Nazaré; e a duplicação, operação, exploração e manutenção da BA 046, no trecho entre Nazaré e Santo Antonio de Jesus (entroncamento com a BR-101).

A Ponte Salvador-Itaparica possibilitará que a população de Itaparica tenha acesso a toda rede de serviços sociais e culturais de Salvador sem depender dos horários fixos do sistema de ferry boat. “A ponte também é considerada como um vetor de desenvolvimento para o oeste baiano e brasileiro, pois facilitará o fluxo de cargas e passageiros. Os municípios diretamente impactados pelo conjunto de intervenções são Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Nazaré”, cita o secretário.

Ele menciona todo o processo envolvendo a realização da obra. “Em janeiro passado foi lançada uma Proposta de Manifestação de Interesse, PMI, para que as empresas se manifestassem para a realização de estudos. O prazo findou em 15 de março e foi publicado no Diário Oficial os nomes das empresas autorizadas a realizar os estudos preliminares”, explica.

Segundo Valença, as Propostas de Manifestação de Interesse devem estimar o montante de investimentos necessários à construção e implantação do Sistema Viário Oeste, sejam públicos ou sob regime de concessão e/ou Parceria Público-Privada.

“O governo pleiteia, ainda, a inclusão da ponte no PAC II, mas isto não elimina a possibilidade de investimentos privados por meio de uma PPP. Os parâmetros gerais desta parceria devem contemplar a estrutura detalhada destes investimentos e o cronograma, estimar as receitas e os custos de operação e manutenção do Sistema, além de propor um modelo institucional, de gestão e operação, dentre outros”, comenta.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Reincidência Eleitoral: Prefeito de Jeremoabo e Sobrinho Multados por Uso Indevido de Evento Público

  . Esse episódio reflete uma reincidência preocupante no desrespeito à legislação eleitoral por parte da gestão municipal de Jeremoabo. A o...

Mais visitadas