Ao menos quatro pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas quando o teto de um coreto desabou na Praça da Matriz de Conceição do Coité (a 234 km de Salvador), neste domingo, 7.
A única morte confirmada foi a de Laurimar Carneiro, de 71 anos, que sofreu traumatismo craniano e já chegou ao Hospital Municipal Almir Passos sem vida.
As vítimas estavam entre as três mil pessoas que participavam de um bingo. Elas haviam procurado abrigo no coreto quando começou a chover e ventar forte.
Os feridos foram levados aos hospitais Regional de Conceição e Almir Passos. Houve confusão no atendimento. Cinco pessoas gravemente feridas foram transferidas para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.
Apagão - Em Salvador, as fortes chuvas, ventania e raios causaram transtornos no início da noite deste domingo. A Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 14 ocorrências, sendo as mais graves dois desabamentos parciais de imóvel – um na Boca do Rio e outro na Liberdade – ambos sem feridos ou vítimas.
O temporal interrompeu o fornecimento de energia em ruas do Imbuí, Acupe de Brotas, Calçada, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Cidade Jardim, Pituba e Itaigara, além do município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. De acordo com o gerente de operações da Coelba, Sérgio Melo, a forte incidência de raios nos fios de eletricidade causaram o transtorno.
Na Avenida Antonio Carlos Magalhães, Itaigara, ônibus da empresa Transol (JQZ-3925) que fazia a linha Pero Vaz / Itaigara caiu em uma cratera de aproximadamente cinco metros de cumprimento e três de largura, que ficou aberta em função das obras de macrodrenagem feitas pela prefeitura da capital e pelo Ministério da Integração Nacional. O motorista Pedro José Fonseca disse que “abriram a avenida mas não puseram placa de sinalização”
Na Rótula do Abacaxi, o casal de aposentados Valfredo Santos da Cruz e Adalgisa Ferreira da Cruz tiveram sorte. Dentro do Fiat Palio (HEW-2903) eles aguardavam a sinaleira abrir quando um bate estaca caiu em cima do capô.
Valmar Hupsel Filho l A TARDE*