Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, fevereiro 10, 2025

Trump, o grileiro de Gaza, é um Narciso que não precisa de espelho nem juízo

Publicado em 10 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet

Moradores de Gaza buscam alívio na praia, como faziam antes da guerra - SWI  swissinfo.ch

Esta será a nova Riviera imaginada por Donald Trump

Wálter Maierovitch
do UOL

No palácio Barberini, em Roma, está exposto um dos quadros mais badalados do célebre pintor Caravaggio, elaborado por volta de 1597 e a expressar o mito de Narciso. O quadro, óleo sobre tela (112 x 92), leva o título de “Narciso allo specchio” (Narciso ao espelho). Representa o jovem caçador que se enamora da própria imagem refletiva.

A lembrança desse quadro veio-me em dois momentos distintos. Quando o neopresidente Donald Trump anunciou a sua disposição de grilar a faixa geográfica de Gaza e bradou “Fora, Palestinos!”. Depois, quando difundiu-se pela internet a montagem da revista Time com Ellon Musk atrás da escrivaninha de presidente dos EUA.

Trump e Musk são dois narcisos, mercantilistas e mitômanos. O presidente Trump, detentor, pelas reviravoltas, de narcisismo patológico. Musk, um narcísico argentário.

AMBIÇÃO E IDEOLOGIA – Trump quer ser o centro das atenções e mistura ambição e ideologia, além de confundir público com privado. Gosta, na sua equipe, de sabujos e não de contestadores. Diz coisas contraditórias. Por exemplo, antes da posse, demonstrou desinteresse pelo Oriente Médio: “precisamos nos retirar e cortar todo o nosso empenho no Oriente Médio”.

Sem comunicar à assessoria ao Pentágono, enviou um general à Ucrânia para verificar a possibilidade, em curto tempo no caso de eventual trégua, de uma eleição presidencial: o mandato do presidente Volodymyr Zelensky está prorrogada por força da impossibilidade de eleições livres, com o país em guerra.

O general, segundo noticiado pela imprensa norte-americana, concluiu pela impossibilidade, diante do quadro de destruição e da quantidade de ucranianos que fugiram a outros países.

RIVIERA EM GAZA – Na semana passaDa, com o premiê israelense Benjamim Netanyahu ao lado e a sorrir de felicidade, Trump externou o desejo em ter a faixa geográfica de Gaza nas suas mãos e arrematou: “os EUA trabalharão com as melhores equipes para aquilo que se tornará um dos lugares mais maravilhosas da Terra”. Aí, falou da Riviera, do balneário da fortuna.

Trump esqueceu do externado antes da posse: “Precisamos retirar todo o nosso apoio e empenho no Oriente Médio”.

O republicano — pelo lado narcísico e de mitômano — não enxerga o refletido no direito internacional, pois, se vier a tentar ou executar o seu plano de grilagem, estará a cometer crime contra a humanidade.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
A decisão mais aguardada continua sendo o fim da guerra na Croácia, que Trump reiteradamente prometeu na campanha. De concreto, nada. Apenas disse que a guerra teria de terminar em 100 dias. Ainda este mês, ele terá de ir a Moscou para se reunir com o presidente russo Vladimir Putin, que está impedido de sair da Rússia pelo Tribunal Penal Internacional. Haverá mesmo esse encontro? (C.N.)

Em destaque

O império se autodestrói - Trump anuncia tarifas de 25% - Brasil é um país rico habitado por pobres e muito mais...

  O império se autodestrói 10/02/2025   Por  ABJ Compartilhamos as patologias de todos os impérios moribundos, com a sua mistura de bufonari...

Mais visitadas