Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 13, 2010

Tribunal garante a revisão do FGTS

Gisele Lobato
do Agora

A suspensão do julgamento sobre a revisão da poupança pelo STF (Supremo Tribunal Federal) não afetou os processos que pedem o pagamento das perdas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) durante os planos econômicos Verão (1989) e Collor 1 (1990). O STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconhece o direito à revisão da grana depositada em todos os processos que chegam hoje ao tribunal.

De acordo com a Justiça, o Verão rende uma correção de 16,64% sobre o saldo no final de janeiro de 1989. Já o Collor 1 paga uma revisão de 44,8% para quem tinha grana depositada em abril de 1990.

Os processos que tramitam no Judiciário são de trabalhadores que não aceitaram o acordo do governo, oferecido até 2003, para pagar a correção. O Instituto FGTS Fácil diz que, na época, cerca de 5 milhões optaram por continuar na Justiça. A Caixa Econômica Federal, que é a gestora do FGTS, afirma que existem hoje 200 mil processos que pedem revisão do fundo.

Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora

Em destaque

Aumentar os preços dos livros é um assunto bem complicado…

Publicado em 17 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email As livrarias têm atrativos por serem pontos de l...

Mais visitadas