Tribuna da Bahia e equipe
Baianos e a CPMF
Dos três senadores baianos, apenas um tem se mostrado fiel ao presidente Lula: João Durval Carneiro. Durval votou ontem pela manutenção da CPMF, como orientou o governo federal, de quem vem cobrando auxílio ao prefeito João Henrique, seguindo o d itado segundo o qual “ a quem meu filho beija, a minha boca adoça”.
Contra novo tributo
O senador Antonio Carlos Magalhães Jr., ao contrário de João Durval, optou por votar contra a permanência da CPMF, que elevado ainda mais a carga tributária sobre os ombros dos brasileiros. ACM Jr., quer discutir uma reforma tributá ria justa e que atenda aos interesses do País.
César vê emocionalismo
O senador César Borges (PR-BA) condenou ontem o que chamou de “emocionalismo” no debate da CPMF e disse que seu voto contra a prorrogação do imposto não levou em conta posição partidária, mas a necessidade de se reduzir a carga tributária do País. “Eu votei com minha consciência, dentro de uma linha que sempre segui: tributar e m excesso a sociedade impede o seu crescimento”, afirmou.
Lição
Líderes da oposição esperam que a rejeição da CPMF sirva para reduzir a arrogância que o presidente Lula vinha demonstrando no trato com o Legislativo. Quem acompanhou os últimos discursos do presidente, sentia que ele pretendia aprovar a PEC “na marra”, jogando o povo c ontra os opositores e os ricos. Deu-se mal.
Solidariedade
O deputado Maurício Trindade (PR-BA) se solidarizou com a torcida do Bahia que, na sua opinião, está sendo penalizada injustamente com a perda do mando de campo, deixando-a sem assistir seus jogos. Ele disse estar indignado com a “injustiça feita ao clube ao querer imputar a este a responsabilidade pela tragédia ocorrida no estádio da Fonte Nova”. O deputado acredita que, ao contratar um local para seus jogos, é imprescindível que o estádio esteja em perfeitas condições físicas, não cabendo a um time de futebol avaliar tecnicamente se a infra-estrutura de um estádio está apta ou não a realizar uma partida.
Fiscalização a bancos
Ao participar da aprovação no Senado do projeto 412/2003 que dá ao Cade autoridade para fiscalizar bancos, o relator do projeto, senador César Borges (PR-BA), cobrou agilidade na votação que ocorrerá pela Câmara dos Deputados. De acordo com ele, durante a tramitação no Senado, o projeto foi exaustivamente negociado com o Banco Central e as entidades financeiras.
Gautama perde mais uma
A Procuradoria-Geral da União (PGU) conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) manter a Construtora Gautama Ltda longe das licitações públicas e de contratos com o governo federal, por não ser considerada uma empresa idônea. A empresa é acusada de desviar recursos públicos de licitações de obras do governo. A Gautama moveu uma ação no STJ para tentar suspender o ato do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que a proibiu de contratar com a administração federal, após a conclusão do processo administrativo que levantou irregularidades em contratos da em presa com diversos órgãos do governo.
Falsa licitação
Volta a circular na Internet informação falsa de que a Câmara estaria abrindo licitação para contratação de serviço de engraxate para os deputados. Desde 2003, autor ainda não identificado espalha a notícia com o mesmo conteúdo, sempre envolvendo o nome do presidente da Instituição em exercício. Foi assim com os ex-presidentes João Paulo Cunha, Severino Cavalcanti e Aldo Rebelo, e agora com o presidente Arlindo Chinaglia.
Metrô
O prefeito João Henrique contesta a informação de que as obras do metrô estão paradas. “O problema é que 40% dos operários entraram de férias”, diz o prefeito, salientando ainda que grande parte dos outros 60% trabalham no subterrâneo, “por isso não são vistos pelo povo”. Afirma João Henrique que as obras estruturais estão praticamente prontas; que em março começa o assentamento dos trilhos e, a partir de julho, um dos trens adquiridos na Coréia entrará em fase de testes, e a inauguração será em dezembro.
Piada
Logo ao chegar à Venezuela, indagado pelo presidente Chavez sobre a CPMF, Lula respondeu: “Ellis ganaron”. Ao que o colega bolivariano consolou: “ Diga que es una victoria de mierda”.
“Operação Jaleco”
O inquérito 561 referente a “Operação Jaleco” que está na Justiça Federal envolve muito mais nomes do que foi até agra divulgado. Nas gravações feitas pela PF aparece o DNA de gente ligada a Segurança, Advocacia e o mundo corporativo. No meio dos pequenos há nomes graúdos e be m postados na esfera pública e privada.
Novo deputado
Toma posse hoje, às 9 horas, na presidência da Assembléia Legislativa da Bahia, o mais novo deputado estadual baiano, o petista Isaac Cunha. O funcionário público federal deixa a gerência da Agência dos Correios de Jequié para assumir a vaga aberta pela saída do deputado Zilton Rocha, que toma posse, logo mais, como conselheiro do Tribunal de Cont as do Estado da Bahia.
Ex-prefeito é condenado
A Justiça Federal acolheu ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal em Feira de Santana, e condenou o ex-prefeito do município de Xique-xique, José Magalhães, à suspensão dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa civil no valor de oito mil reais. Magalhães está também proibido de contratar com o poder público e de receber incentivos fisca is ou creditícios pelo período de três anos.
Exemplo de cima
Deu no blog Política Livre: “O presidente Lula bate o pé, diz que não deve interromper as obras de transposição do Rio São Francisco e critica a postura de dom Luiz Cappio de fazer uma greve de fome contra o projeto, mas já usou a mesma estratégia do padre franciscano. Em 1980, quando era líder sindical e ficou preso 31 dias pelo regime militar no Dops (Departamento de Ordem Política e Social), de triste memória, Lula fez um jejum de seis dias. E foi um religioso que o convenceu a desistir do protesto. Era D. Cláudio Hummes, na época bispo d e Santo André e hoje “ministro” do papa no Vaticano”.
PTC faz encontro
O PTC (Partido Trabalhista Cristão) reuniu ontem seus principais quadros em encontro estadual realizado no Centro Cultural da Câmara de Salvador. Seus dirigentes discutiram o quadro político baiano e nacional, reafirmaram o desejo de lançar candidatura própria à prefeitura de Salvador (Gerdan Rosário) e traçaram um quadro sobre as eleições de 2008. À frente das discussões, o presidente estadual da legenda, Rivailton Pinto.
Agentes comunitários
Hoje às 9h, a vereadora Vânia Galvão (PT) promove uma sessão especial para discutir as questões trabalhistas dos agentes comunitários de saúde. Foram convidados secretários estaduais e municipais para a discussão do tema.
sábado, dezembro 15, 2007
Em destaque
A anatomia de uma fraude que expõe a fraqueza das instituições no Brasil
Publicado em 30 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Expansão se deu por meio de operações mal explica...
Mais visitadas
-
É com profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento de José Aureliano Barbosa , conhecido carinhosamente pelos amigos como “Zé de Or...
-
Compartilhar (Foto: Assessoria parlamentar) Os desembargadores do Grupo I, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergip...
-
Tiro no pé : É de se notar que nem os Estados Unidos fizeram barulho sobre o assunto pelo qual se entranhou a mídia tupiniquim
-
. Nota da redação deste Blog - Que Deus dê todo conforto, força e serenidade para enfrentar este luto.
-
O problema econômico do nosso vizinho vai requerer um bom caldeirão de feijão e uma panela generosa de arroz. Voltar ao básico Por Felipe Sa...
-
O mundo perdeu uma pessoa que só andava alegre, cuja sua ação habitual era o riso, um pessoa humilde que demonstrava viver bem com a vida...
-
Por`ESTADÃO O País assistiu, estarrecido, ao sequestro das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado por parlamentares bolsonaristas que decidir...
-
É com profunda indignação, tristeza e dor que registro o falecimento do meu amigo, o farmacêutico Pablo Vinicius Dias de Freitas , aos 46...
-
Foto Divulgação - Francisco(Xico)Melo É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do ...