Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, dezembro 20, 2007

PMDB dá ultimato ao Planalto

Lula vai chamar o partido para "tratar de pendências" como a Pasta de Minas e Energia
BRASÍLIA - A pretexto de exibir a unidade interna do PMDB ao Palácio do Planalto, a cúpula do partido deu um recado objetivo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem. Se o governo quiser ter um aliado na presidência do Senado em 2008, que trate bem o PMDB e entregue à legenda cargos há muito prometidos, entre os quais o de ministro de Minas e Energia (MME).
A mensagem, transmitida de maneira sutil e em tom cordial, foi bem entendida. Lula disse que convocará o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), ao Planalto por volta do dia 10 de janeiro, exatamente para tratar das "pendências" do partido, incluindo aí o ministério.
O aviso ficou claro nas palavras do novo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). "Quero colaborar com o governo, mas sou um homem de partido. Acompanharei o PMDB em todas as decisões que o partido tomar", disse Garibaldi a Lula, depois de exaltar a importância da reunificação do PMDB, que superou as divergências internas e pôs fim à divisão entre Câmara e Senado.
Segundo um dirigente nacional do partido que não participou da reunião, Garibaldi "quis se colocar para que não haja surpresa de uma maneira ou de outra". Além de Temer e Garibaldi, apenas o senador José Sarney (PMDB-AP) participou do encontro realizado no início da tarde. Não por acaso.
Sua presença foi decidida pela cúpula peemedebista para lembrar a Lula que o candidato da legenda a ministro de Minas e Energia sairá do grupo Sarney. Já de volta ao Congresso, Temer relatou que o ministério entrou na conversa, mas que não se falou de nomes.
O mais cotado
Na bancada do Senado, no entanto, o único nome cotado para o posto é o do senador Edison Lobão (MA). Foi o próprio presidente quem puxou o assunto dos cargos, indagando Michel Temer se ele viajaria logo após as festas natalinas.
Como o deputado respondeu que estaria fora por uma semana, Lula se apressou em dizer que chamaria o PMDB ao Planalto na segunda semana de janeiro, para "começar a liquidar" as pendências do partido. "Precisamos resolver o ministério de Minas e Energia", completou Lula.
Foi então que Temer reforçou a unidade partidária e o significado político da presença de Sarney. "Quero dizer que o Ministério de Minas e Energia é do PMDB, que hoje está reunificado, e que a indicação do ministro virá do Senado".
A bancada do Senado está irritada não só com a demora do governo em nomear o novo ministro como também com a lentidão no cumprimento de antigas promessas de nomeação na Eletrobrás, Eletronorte e outras empresas do setor elétrico, há sete meses comandado por um interino petista.
Como o PMDB não é o único partido aliado insatisfeito por conta de promessas de cargos não cumpridas, o presidente Lula acrescentou que também pretende zerar as pendências de cargos com outras legendas governistas, seja nos estados ou em companhias estatais.
Sendo assim, além de se reunir com os peemedebistas, Lula vai procurar outros partidos da base aliada em janeiro. "Quero começar o ano legislativo com tudo resolvido", insistiu o presidente, se referindo à reabertura dos trabalhos do Congresso, prevista para o dia 6 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas.
Mas não será tarefa fácil pacificar a base governista até lá. Para complicar ainda mais a relação entre o PMDB e o governo, a cúpula peemedebista identificou um movimento de setores do PT na última semana, para tomar do partido a liderança do governo no Senado, hoje comandada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Um dirigente do PMDB afirma que líderes tentam responsabilizar Jucá pela derrota do governo na votação da CPMF, em uma "clara manobra de fritura política" para transferir a liderança ao senador petista Tião Viana (AC).
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Vereador de Santa Brígida-Bahia denuncia prefeito por supostas irregularidades em contrato de Tratamento Fora de Domicílio

                          Foto Divulgação - WhatsApp Excelentíssima Senhora Promotora de Justiça da 6ª Promotoria da Cidade de Paulo Afonso...

Mais visitadas