Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, abril 10, 2024

Treze de Julho: caos ontem. 4 mandatos e promessas vãs de Edvaldo

 em 10 abr, 2024 3:10

                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem passou ontem a tarde pelo Bairro Treze de Julho viveu o caos. Tudo parado com o canal transbordando e as ruas cheias com as águas/esgotos retornando por conta da maré alta.

O prefeito Edvaldo Nogueira acredita que limpar o canal é o suficiente para resolver o problema do eterno alagamento no Bairro Treze de Julho. Gasta milhões com shows, mas não tem coragem de contratar um projeto de verdade para a construção de um sistema eficiente de drenagem. Até na gestão de João Alves, uma draga colocada estrategicamente no fim do canal ao lado da margem do rio, reduziu o sofrimento. Só para lembrar quem passou muito tempo na Emsurb foi Luiz de Edvaldo pré-candidato do prefeito e não teve uma ideia, um plano para contratar um projeto e montar um sistema eficiente de drenagem.

Ontem a tarde, 9, mesmo sem chuvas com a maré cheia as águas/esgoto retornam para as ruas no Bairro Treze de Julho. Nas fotos, flagrante de crianças querendo entrar no ônibus escolar com água por todos os lados; Comércio com água/esgoto nas calçadas. A Unicled, quem precisava ir in loco não tinha como entrar no local. A Praça da Imprensa virou uma lagoa. Prejuízo para todos.


Moradores e comerciantes estão contratando um escritório de advocacia renomado para pedirem o ressarcimento do IPTU, por conta do descaso da Prefeitura. Até quando? Será que os aracajuanos desejam essa “competência” como continuidade?

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju: Líderes de comunidade de terreiros entregaram ao MPF/SE a proposta de reparação da Prefeitura de Aracaju por conta do não cumprimento de lei municipal no aniversário da cidade  Líderes de comunidade de terreiros entregaram ontem,9, a proposta de reparação da Prefeitura de Aracaju. Eles foram recebidos pela procuradora Martha Figueiredo que leu a proposta e oficializou a entrega. O plano será encaminhado a prefeitura de Aracaju. a proposta substitutiva do culto campal com a participação das religiões afro-brasileiras, que deveria ser realizado no aniversário de Aracaju, por determinação de Lei, e que não foi cumprido pela Prefeitura de Aracaju.

 

Evento “Com racismo religioso e sem reparação, não há abolição” A nova proposta, a ser executada pela Funcaju, é o evento “Com racismo religioso e sem reparação, não há abolição”, marcado para ocorrer no Dia Internacional de África, dia 25 de maio. A programação do evento proposto terá início com a “Alvorada dos Ojás – Aracaju abraçada com Axé”, no qual a cidade vai amanhecer com árvores envoltas em tecido branco (ojás). Todas as atividades do evento “Com racismo religioso e sem reparação, não há abolição” serão registradas em audiovisual e comporão um conjunto de materiais educativos a ser disponibilizado no site da Prefeitura e para as escolas da rede municipal.

Destaque na imprensa nacional, Marcio Macedo fala de avanços das políticas públicas no Brasil e do respeito aos movimentos sociais Em entrevista publicada pelo jornal O Globo na edição de ontem, 09 de abril, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, ressaltou a importância de o governo federal estar concentrado na formulação de políticas públicas que alcancem todas as brasileiras e brasileiros, sem distinção; e na defesa da democracia, que ainda sofre perigo, na avaliação dele.

 Debate político Na conversa de cerca de uma hora com os jornalistas Jennifer Gularte e Sérgio Roxo, o ministro sergipano – que segundo o jornal é um dos mais próximos do presidente Lula – alertou para o fato de que a sociedade brasileira precisa enfrentar um debate político sobre o país que se quer construir, que valores são mais relevantes para a sociedade. Macêdo destacou que entregar novos programas à sociedade não basta para resolver os problemas enfrentados pela democracia. E que é necessário que o povo brasileiro se aproprie dessas novas conquistas. “ Uma parte das coisas que nós fizemos ainda não chegou para o conjunto da população. A democracia corre alguns riscos, então não são só as entregas que resolvem o problema. Precisamos das entregas, mas também de debate, de disputa política”, afirmou.

Pautas O ministro destacou que o governo deve se engajar na arena política, mas que existem pautas, como as mais ideológicas, que não são papel do executivo levantar discussão. Macedo disse aos jornalistas que “temos que governar. As pautas ideológicas e identitárias cabem aos partidos e movimentos, não ao governo. Não é papel do governo fazer debate de costumes, de pauta ideológica. Estou dialogando com organizações católicas, com evangélicos. O Estado é laico. O governo não pode priorizar e adotar qualquer religião.”

Prioridades Por outro lado, Macedo reafirmou que as prioridades do governo Lula devem unir todo o país. “Acabar com a pobreza é uma pauta importante dos democratas da esquerda no Brasil? O controle fiscal da inflação não é uma pauta responsável com o Brasil? Aumentar os investimentos no país, fortalecer a agricultura familiar, fazer a participação social… É o que a esquerda defende no Brasil e no mundo, e nós estamos fazendo.”, disse o sergipano.

Proximidade Macedo também foi perguntado se a proximidade dele com o presidente Lula estaria gerando ciúme. Macedo respondeu: “não sei. Mas ciúme é inerente ao ser humano. Eu me distancio desse sentimento. Sou da frase do Alceu Valença: “O ciúme é a véspera do fracasso, e o fracasso provoca o desamor”.

Com muita água ainda pra passar pela barragem Dionísio Machado, Lagarto terá uma das eleições mais disputadas da história. Porém, até o momento, é preciso reconhecer: Sérgio Reis está anos-luz à frente dos demais  Deu no AndersonsBlog: “…E, por fim, mas talvez o mais importante: Sérgio está pré e será confirmado, nas convenções, como candidato a prefeito de Lagarto pelo PSD, partido do governador Fábio Mitidieri. E embora Fábio tenha como aliados Gustinho, no plano federal, e no estadual com Áurea e mesmo com Ibraim, que vota quase sempre com o governo na Alese, a declaração do governador é contundente: “Sérgio é um grande nome e será um grande prefeito de Lagarto, eleito pelo PSD”. Leia todo texto aqui.

Itabaiana: Ordem de serviço para pavimentação asfáltica do bairro Oviêdo Teixeira é assinada; obras já foram iniciadas Mais uma grande conquista para o município de Itabaiana! O Prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, assinou a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de todas as ruas do bairro Oviêdo Teixeira. A assinatura aconteceu na manhã de ontem, 09, e contou com a presença de vários moradores da comunidade.

 A ordem de serviço foi assinada e as obras já iniciaram Os maquinários já estão em atuação fazendo a terraplanagem das ruas para, posteriormente, iniciar a pavimentação. “Eu não assinaria a ordem de serviço se não fosse para começar as obras, pois os moradores daqui já esperaram demais por isso. Por respeito a eles e a todos os itabaianenses, já começamos com as obras e vamos acompanhar para que ela seja concluída o mais rápido possível”, disse AdailtonPara Helena Silva, moradora da comunidade, o momento é de muita felicidade. “Eu moro aqui há mais de 30 anos e pensava: meu deus, será que eu não vou ver esse asfalto chegar? e hoje estou vendo. É a realização de um sonho, estou feliz demais”, disse Helena Silva.

 Infraestrutura e acessibilidade A obra trará não somente infraestrutura, mas também acessibilidade para os moradores. “Eu passei anos e anos ouvindo promessas e nunca via a obra acontecer. Hoje estou vendo com meus próprios olhos. Minha mãe é cadeirante, vou poder passear com ela pelas ruas, coisa que não posso fazer hoje por conta das estradas. O prefeito Adailton prometeu e cumpriu”, disse Rosangela Prado. Ao total, serão investidos R$: 11.766.510,66 com recursos federais obtidos junto ao Senador Rogério Carvalho. São mais de 20 ruas e mais de 40 mil metros quadrados de asfalto. No popular, o asfalto vai abranger as ruas que vão desde o restaurante 5 Estrelas até a loja Acessório 68.

Quitar dívidas Os contribuintes que possuem algum tipo de débito com o Estado inscritos em dívida ativa até 25 de março de 2015 e possuem valores de precatórios a receber poderão utilizar esses créditos para quitar ou abater as dívidas. A regra foi publicada ontem, 9, por meio de Decreto, no Diário Oficial do Estado. O documento estabelece todas as normas para realização do procedimento, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em abril do ano passado.

Quitar dívidas II “Na prática, isso vai possibilitar um encontro de contas, permitindo que essas pendências sejam resolvidas. Por um lado, o contribuinte terá a oportunidade de regularizar sua situação perante o Fisco, usufruindo dos benefícios previstos na legislação. Para o Estado, a medida é importante porque, além de solucionar questões que vêm se arrastando na Justiça há anos, garante a recuperação de valores que deixaram de ser recolhidos”, explicou o secretário em exercício da Fazenda, Laércio Marques.

Antônio Camilo lançará biografia do radialista e cronista esportivo Carlos Magalhães O escritor e biógrafo Antônio Camilo lançará nesta quinta-feira, 11 de abril, a partir das 18h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, a biografia de Carlos José Magalhães de Melo, popularmente conhecido como Magá, Esse ilustre sergipano, de Propriá, é radialista, cronista e um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo do estado.

Convite Intitulada “Carlos Magalhães – Pode me chamar de Magá que eu não me incomodo”, a obra surgiu do convite realizado pelo empresário Carlos Alberto Menezes Luduvice, diretor-presidente da Heca Construtora e Urbane Incorporadora, que tinha o desejo de perpetuar a vida do ídolo e amigo, que é considerado um dos maiores narradores do futebol nacional.

Narrativas A biografia conta com um vasto acervo fotográfico e cartoons, que narram com detalhes a trajetória de Magá, desde o início da carreira no rádio em Alagoas, ainda de forma amadora, até os grandes feitos na comunicação radiofônica. “Embora declare ser o rádio sua grande paixão, atuou em diversas outras áreas, pois foi odontólogo, professor universitário, sanitarista, deputado federal, além de ter ocupado diversos cargos públicos, sempre portando-se com ética e dignidade”, explica o biógrafo.

Depoimentos O livro, que conta com prefácio e apresentação de Jorge Carvalho do Nascimento e José Anselmo Oliveira, respectivamente, dois imortais das letras de Sergipe, traz depoimentos de figuras ilustres, como o governador Fábio Mitidieri, o ex-governador Antonio Carlos Valadares, a ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves, o magnífico reitor da UNIT professor Jouberto Uchôa de Mendonça, o procurador aposentado do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Cabral Menezes, o jornalista Mozart Santos, além de diversos radialistas e cronistas esportivos.

Livro Inovador assim como o seu principal personagem, o livro com 350 páginas de leitura leve apresenta ainda uma capa com textura e diagramação especiais, assim como QR Codes contendo narrações memoráveis de daquele que é considerado o maior nome da crônica esportiva de Sergipe. Todos os áudios foram cuidadosamente pesquisados e escolhidos para recordação das gerações atuais e conhecimento das futuras.

Presente da Heca A obra demonstra a preocupação sociocultural da Heca Construtora e da Urbane Incorporadora, empresas custeadores do projeto. “Sergipe tem uma dívida moral com a história de seu povo. Eu, como a maioria daqueles que vivem há 70, 60, 50, 40 anos em Sergipe, tenho algumas pessoas como grandes referências, entre elas, está o ilustre Carlos Magalhães. Entendo, como cidadão e empresário, que criar e proporcionar a transformação deste grande projeto em realidade é uma responsabilidade social da Heca Construtora e da Urbane Incorporadora, além de um grande presente à sociedade sergipana”, destaca Carlos Luduvice, idealizador do projeto.

Prefeitura disponibiliza vacinação em dose única contra HPV para população de 9 a 14 anos A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a vacina contra Papilomavírus Humano (HPV) passa a ser em dose única, segundo o Calendário Nacional de Vacinação, para pessoas de 9 a 14 anos, do sexo feminino e masculino. Além dessa mudança, o Ministério da Saúde incluiu pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) ao grupo prioritário da vacina.

Grupos prioritários Também fazem parte dos grupos prioritários pessoas com imunocomprometimento; vítimas de violência sexual; homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade, e para pessoas de 9 a 45 anos com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos; imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras).

Importância A importância de se proteger contra a infecção pelo papiloma vírus (HPV) se dá pela elevada frequência e associação com vários tipos de neoplasias, como câncer de colo do útero, pênis, vulva, canal anal e boca e em orofaringe. A infecção pelo HPV também está associada ao desenvolvimento de verrugas anogenitais e papilomatose respiratória recorrente (PRR), patologias classificadas como benignas, do ponto de vista oncogênico, mas que causam grave comprometimento clínico e psicológico nos indivíduos afetados.

Dose única De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o Ministério da Saúde adotou a dose única de HPV para aumentar a cobertura vacinal em pessoas de 9 a 14 anos. “O Ministério da Saúde apresentou evidências sobre a eficácia da vacina para a proteção de crianças e adolescentes contra o HPV. Com isso, ao invés de duas doses, a população com idade entre 9 e 14 anos receberá apenas uma dose que fornece a prevenção contra o câncer de colo do útero e outros tipos de cânceres. Além disso, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal da vacina em todo o país”, destaca Larissa.

Disponibilidade As 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju dispõem da vacina e já estão aplicando seguindo a nova mudança do Ministério da Saúde. Para obter a proteção, pais ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes com idade entre 9 e 14 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, já que a primeira serve como dose única para aqueles que não concluíram o antigo esquema vacinal de duas doses. É necessário um comprovante oficial com foto e o cartão de vacina.

Em destaque

Teste definitivo de Bolsonaro é ganhar apoio e aprovar a anistia no Congresso

Publicado em 1 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Bolsonaro perde no Supremo mas pode ganhar no Con...

Mais visitadas